quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Mutirão de saúde marca Dia D do Outubro Rosa em Ilhéus, nesta sexta-feira

Evento será realizado na Praça Dom Eduardo (em frente a Catedral de São Sebastião), a partir das 8h, e vai disponibilizar atendimentos médicos, marcação de exames, aulas de dança, maquiagem e orientações nutricionais
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira, 23, o Dia D da campanha Outubro Rosa, que alerta para a necessidade de prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama. O mutirão de atendimentos médicos que marca a data será realizado na Praça Dom Eduardo (em frente à Catedral de São Sebastião), a partir das 8h.
Durante todo o dia, serão oferecidos atendimentos com médicos especialistas em ginecologia, mastologia, marcação de consultas odontológicas, realizados exames preventivos ginecológicos e clínicos das mamas e disponibilizados testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Segundo o secretário de saúde de Ilhéus, Antonio Ocké, o mutirão também tem a intenção de trabalhar com a autoestima da mulher, por isso, será oferecida orientação nutricional, assim como espaço para alongamentos físicos e aulas de dança, massagens, estande para maquiagem e palestras sobre como prevenir e tratar o câncer de mama.
Bairros – As atividades do Outubro Rosa em Ilhéus foram iniciadas na primeira semana deste mês e têm ocorrido nas unidades de saúde localizadas nos bairros, com palestras sobre os cuidados com a saúde da mulher, exames de detecção do câncer. Comunidades como o Teotônio Vilela, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória já receberam a programação especial.
Mama - De acordo com os especialistas, o câncer de mama é a causa mais frequente de morte por esse tipo de mal nas mulheres, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência, a exemplo do exame clínico, autoexame, mamografia e ultrassonografia.
Segundo a coordenadora da campanha Outubro Rosa em Ilhéus, Bárbara Magalhães, não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens) e tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.
Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama: fatores ambientais e comportamentais (obesidade após a menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes); fatores da história reprodutiva e hormonal (primeira menstruação antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos e não ter amamentado); por fim, fatores genéticos e hereditários (história familiar de câncer de ovário, vários casos de câncer de mama na família e alteração genética, especialmente nos genes BRCA 1 e BRCA 2, entre outros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário