quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Sínodo: debate sobre o Projeto de Relatório Final

Bispos no Sínodo sobre a Família - ANSA
No Sínodo dos Bispos sobre a Família, nesta quinta-feira dia 22 de Outubro um dia importante com a apresentação do Projeto de Relatório Final. Os padres sinodais farão uma análise desse texto, as consequentes intervenções na Sala do Sínodo e as observações que serão depois produzidas por escrito. O Relatório Final será apresentado na manhã de sábado dia 24 e durante a tarde serão as votações.
Entretanto, na conferência de imprensa desta quarta-feira dia 21 de Outubro estiveram presentes o Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Reinhard Marx, o Arcebispo de Montevideu no Uruguai, Cardeal Daniel Fernando Sturla Berhouet, e o Presidente da Conferência Episcopal Irlandesa, D. Eamon Martin.
O Cardeal Marx disse que se há uma falência no matrimónio, a Igreja permanece junto de quem faliu. O purpurado reiterou que “a Doutrina da Igreja se baseia na família fundada por um homem e uma mulher que dizem sim, que querem estar juntos para sempre, que possuem filhos”. “Mas a Igreja”, acrescentou, “deve estar pronta também diante das falências”.
Sobre o tema dos divorciados recasados o Cardeal Marx comunicou que o grupo de língua alemã fez uma proposta para o acompanhamento a ser feito junto destas pessoas para que cheguem a uma “reconciliação com a Igreja”.
Neste sentido, o Cardeal Sturla Berhouet convidou a Igreja a ser “companheira de caminhada”: “A Igreja não pode ser um clube de pessoas perfeitas” – observou o purpurado que considerou que a Igreja deve ser uma casa com as portas abertas para todos acolher.
Por sua vez D. Eamon Martin, presidente da Conferência Episcopal da Irlanda afirmou que “nas próximas semanas, nos próximos meses e anos, precisa questionar sobre o que fazemos nas nossas pastorais, nos nossos países, para dar apoio às vocações das famílias.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário