segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Sínodo: grande atenção às famílias com dificuldades

Cidade do Vaticano (RV) – “A maioria dos participantes do Sínodo sobre a Família julga necessário encontrar soluções a respeito dos sacramentos para os divorciados recasados” e “embora os bispos estejam ainda divididos sobre este tema, a novidade é que a maior parte da Assembleia concordou que ‘não fazer nada ou mudar tudo’ não são posturas representativas ou realistas”.
Foi o que adiantou Padre Federico Lombardi na coletiva aos jornalistas encarregados da cobertura do Sínodo dos Bispos, na Sala de Imprensa do Vaticano. 
Divorciados e recasados
Os 270 padres sinodais, cardeais, bispos e sacerdotes que participam da Asseembleia começaram a debater sobre a terceira parte do "Instrumentus Laboris" (documento de base), que inclui a questão dos divorciados que contraíram novo matrimônio. 
Alguns explicaram que apesar de mudar a doutrina não ser possível, se pode conjugar ‘verdade e misericórdia’ e estudar ‘soluções e caminhos pastorais’ para os divorciados que se recasaram civilmente. Outros, no entanto, expressaram uma posição ‘negativa’ sobre dar a comunhão a estes fiéis. 
Padre Lombardi explicou que este tema foi abordado na sessão de sábado:
“Alguns pronunciamentos – poucos – eram contrários; mas é preciso lembrar que isto era sempre no contexto da atenção da Igreja por todas as pessoas que se encontram em situações difíceis e que é necessário encontrar também maneiras para lhes fazer sentir integrados na vida da Igreja, e a proximidade da Igreja”. 
Sobre as divisões entre os participantes, um blog de informação religiosa publicou uma carta que treze cardeais teriam enviado ao Papa denunciando que a metodologia utilizada no Sínodo é intencionalmente ‘pilotada’ para que seja dominado pelo problema teológico/doutrinal da comunhão aos divorciados que se recasaram. 
O Diretor da Sala de Imprensa não quis comentar a existência do documento, mas fez notar que alguns cardeais (presumivelmente) signatários desmentiram ter participado da redação desta carta. 
Relatio Finalis
Enfim, o sacerdote esclareceu que a respeito do documento final, a "Relatio Finalis" que os padres sinodais deverão votar com suas propostas sobre a família no próximo dia 24 de outubro, será o Papa a decidir se publicá-lo ou não. 
“O que hoje não sabemos ainda com certeza é o que o Papa decidirá sobre a Relatio. Ele pode fazer como ano passado e ordenar a sua publicação imediata; ou dizer aos padres sinodais: ‘Obrigada, eu a tenho para mim e faço uma Exortação Apostólica’. Pode também receber, refletir e publicá-la depois de alguns dias”.
No Sínodo extraordinário sobre o mesmo tema, em outubro de 2014, Francisco decidiu publicar o documento. 
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário