sexta-feira, 16 de outubro de 2015

UESC divulga programação completa da 3ª Feira do Livro

A 3ª Feira do Livro da UESC se aproxima e a programação é marcada pela presença de grandes nomes da literatura e do cenário acadêmico regional. Além da Feira, outros eventos se integram à proposta, na semana de 26 a 30 de outubro. A abertura oficial ocorre na noite do dia 26, às 18h30, no Auditório Paulo Souto, com o Bate-papo literário “Leituras em movimento”, com a premiada escritora Ana Maria Gonçalves, o poeta Lourival Piligra e o sociólogo e livreiro Luiz Guilherme de Beaurepaire, quando também será realizado o Lançamento Coletivo de Livros da Editora da UESC. Mais de 20 títulos serão apresentados ao público. 
No dia 26, e ao longo de toda a semana, a venda de livros da Editus e das principais editoras universitárias do país ocorre no foyer do Auditório Paulo Souto. No estacionamento da Biblioteca da UESC, a Fundação Pedro Calmon (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) promove a Feira Móvel de Livros, com obras de autores baianos a partir de R$5,00. No mesmo espaço, a Fundação também promoverá ações de contação de histórias, brincadeiras e leituras na sua Biblioteca Móvel, a Bibex. É nesse local também que o público poderá conferir o Livro Itinerante Tonico descobre que é de todo lugar, da autora Maria Luiza Santos, um projeto criado pela Rota Transportes, que ainda levará ao evento a sua unidade móvel de leitura digital, o Rota da Educação, e uma ação interativa para crianças em parceria com o Lápis na Mão da TV Santa Cruz. A empresa também é parceira da Editus no projeto “No caminho tem um livro”, que será lançado na manhã do dia 29, no Auditório da Torre Administrativa da UESC. 
Também no dia 29 a professora Maria Luiza apresentará sua outra produção literária, o livro Fluxos Contemporâneos, reunindo os professores que contribuíram para a sua pesquisa sobre o capital humano e acadêmico-cultural para a reconfiguração da região do cacau.
Eventos paralelos
Entre os eventos paralelos à Feira, está o I Encontro de Culturas Populares e Identitárias do Litoral Sul da Bahia, que ocorrerá de 26 a 29. A programação será composta por palestras, oficinas, cursos, mesas de diálogos e apresentações culturais.
O Seminário da TV UESC, nos dias 26 e 27, traz como tema “O audiovisual como leitura de mundo”. Entre as atrações, workshops e mesa-redonda com profissionais da Rede Globo, Canal Futura e TV UFOP, além da presença do professor Nelson Pretto (FACED/UFBA). A Biblioteca da UESC, em comemoração aos seus quarenta anos, realiza, ao longo de toda a semana, uma exposição sobre a sua história, além de uma campanha de preservação e conservação do acervo.
Já o Departamento de Letras e Artes promoverá o I Ciclo de Palestras do DLA, que discutirá temas como formação de leitores, arte e intertextualidade, literatura e outras temáticas ligadas ao universo da leitura, nos dias 27 e 28, pela manhã. 
Assim como ocorreu em 2014, O Proler é mais um parceiro da Feira, com a realização do seu XII Encontro Local. O evento será composto por oficinas que serão realizadas ao longo de toda a semana. Os temas são variados e envolvem desde a inter-relação da leitura com outras linguagens, tais como o audiovisual e o rádio, às especificidades da literatura e da produção de textos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no blog da Feira, pelo link http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/p/oficinas-e-cursos.html
Outra novidade da edição 2015 da Feira é o I Fórum Fazer Literário, que ocorrerá a partir do dia 27 em Ilhéus. Compõem o evento apresentações artísticas, como o sarau literomusical e a exposição fotoliterária, e rodas de diálogos sobre políticas públicas e a produção literária no sul da Bahia, algumas delas em parceria com a Fundação Pedro Calmon, que também levará a sua Biblioteca Móvel e a Bibex para o centro da cidade com atividades para o público infantojuvenil.
A programação completa da Feira do Livro da UESC está disponível no link http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/p/blog-page_10.html. As novidades também podem ser acompanhadas pelo Facebook na página Editus - Editora da UESC. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (73) 3680-5674 ou 3680-5170 e pelo e-mail feiradolivrouesc@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário