quinta-feira, 28 de maio de 2015

Artista ilheense expõe obra em Nova Iorque

Gildásio Rodrigues participa de exposição no consulado brasileiro em Nova Iorque e conta com apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus
Com apoio da Secretariade Cultura de Ilhéus (Secult), o ilheense Gildásio Rodrigues Santos expõe seu quadro “Kawê – A Face da Floresta” no Brazilian and International Contemporary Art, realizado no Consulado do Brasil em Nova Iorque, Estados Unidos. A exposição coletiva teve início no último dia 20 e vai até a próxima sexta-feira, 29.
O evento é uma oportunidade para o ilheense expor a sua obra em âmbito internacional e trata-se de ações voltadas à promoção e consolidação de seu trabalho em outros mercados. Para o secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, “a contribuição do município para a participação do artista Gildasio Rodrigues nesta exposição é o reconhecimento da importância da produção artística ilheense”, afirma.

São João dos Bairros agita o Hernani Sá, neste domingo, em Ilhéus

Os moradores da zona sul vão assistir a shows musicais e dança e participar de brincadeiras. Essa é a segunda localidade a ser contemplada com o projeto
O clima das festas juninas vai tomar conta de Ilhéus, neste domingo, 31, com o projeto São João dos Bairros 2015. A partir das 16h, os moradores do Hernani Sá (Urbis), na zona sul da cidade, vão poder conferir shows de atrações musicais, com apresentação de quadrilhas juninas, grupos de dança, além de diversas brincadeiras.

Evento mundial de tecnologia tem público recorde na Bahia

Gratuito, o Google I/O Extended começou nesta quarta-feira, 27, e vai até sexta, 29, em Ilhéus
Ilhéus - Sócio da empresa Localdata, em Ilhéus, no sul da Bahia, o jovem empresário Frank Farias disponibiliza no mercado o produto Siscontábil, um site com sistema contábil gratuito e recursos como fluxo de caixa multi-conta, gerenciador de documentos, geração automática de boletos, comunicação via voz e envio de mensagens SMS.
Motivado pelo ambiente das novas tecnologias, foi dele também a ideia de trazer, pela primeira vez para a Bahia, a conferência internacional de tecnologia Google I/O Extended, que começou nesta quarta-feira, 27, e vai até sexta-feira, 29, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. Os interessados ainda podem se inscrever, gratuitamente, no evento através do site do evento
Para os três dias de programação, os organizadores já registraram aproximadamente 1mil inscritos. “No início, seria um evento em pequena escala, mas a aceitação foi crescendo e resultou no que hoje é o maior extended do Brasil, este ano, segundo a própria plataforma da Google que mapeia as 15 cidades do país onde o evento acontece”, comemorou o empresário durante a abertura do evento.

Chapada Diamantina e Porto Seguro devem receber batalhão turístico da PM, mas não há previsão

Cidades baianas com grande atrativo turístico, como Porto Seguro e aquelas da Chapada Diamantina, devem receber o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur). De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, é preciso o batalhão se estruture na capital baiana para depois alcançar outros destinos. Um dos passos dessa estruturação é a capacitação de policiais, através do curso de policiamento turístico - com treinamento específico por região, de acordo com as peculiaridades de cada uma. Embora o curso já esteja em sua sétima edição, foi uma aula inaugural na última terça-feira (26) que deu início às atividades do batalhão. Cerca de 544 policiais devem compor o efetivo de atendimento aos turistas e baianos na capital e, segundo a assessoria da PM, o onhecimento de outros idiomas é fator prepoderante para a seleção da tropa.

Vitória da Conquista: Governo Federal deve liberar R$ 20 milhões para 2ª etapa de aeroporto

Um montante de mais de R$ 20 milhões devem ser incorporados à verba de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo o Blog do Anderson, o prefeito da cidade, Guilherme Menezes, informou que a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) garantiu a liberação do recurso para a segunda etapa das obras, que abrange a construção do terminal de passageiros. A estimativa é que o terminal, cujo projeto já foi analisado pela SAC e pelo Banco do Brasil, seja edificado em um prazo de 12 meses. Ainda não há data prevista para início das obras deste setor.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

UESC sedia Google I/O Extended

 Acontece até sexta-feira(29), no Auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, a maior conferência tecnológica realizada pela primeira vez na Bahia
De hoje (27) até sexta-feira(29) a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, está sediando o Google I/O Extended. Trata-se de um evento anual de tecnologia que acontece na sede do Google na Califórnia e simultaneamente em mais de 600 lugares em 90 países do mundo todo. Está em sua 7° conferência para desenvolvedores, e, pela primeira vez, acontecendo na Bahia, em Ilhéus .
"O objetivo é fomentar o empreendedorismo digital, a economia criativa e a inovação tecnológica no Território Litoral Sul da Bahia. Buscamos promover o ativismo digital, o engajamento e a colaboração, visando a disseminação desses valores em nossa região," explica a diretora do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Associação Comercial de Ilhéus realiza palestra sobre “Gestão Preventiva Fiscal e Tributária”

Serão abordados temas sobre planejamento tributário e economia lícita de tributos 
Nesta quarta-feira, dia 27, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus será realizada uma reunião com escritório de advocacia Lopes e Castelo, especializado em possíveis reduções de passivos tributários como também a obtenção de ativos tributários para pagamento de tributos, conforme os preceitos legais presentes na legislação tributária. Lopes e Castelo tem sede na cidade de São Paulo e mantém filiais em Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife. 
O evento tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, Faculdade de Ilhéus, Prefeitura Municipal e Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus. A proposta do Escritório é a realização de um trabalho de revisão fiscal com enfoque fiscalista. Isso consiste na apuração de toda a situação tributária da empresa, através de um detalhado estudo sobre a operação e possíveis possibilidades de redução da carga tributária embasado em possibilidades concretas e que poderão trazer ótimos resultados para as empresas. 
Segundo o Lopes e Castelo “um dos fatores principais na realização deste trabalho que se da o nome de Gestão Preventiva Fiscal e Tributária, é a ausência de risco, pois será apresentado para as empresas um relatório técnico com todo o embasamento legal para apreciação dos diretores. É uma oportunidade para os empresários, em geral, eliminar as suas dúvidas,” conclui.

Tá feio: energia só a tarde diz Coelba

A Coelba divulgou uma nota sobre a falta de energia que afeta vários locais de Ilhéus desde a madrugada dessa terça-feira (26). Conforme a companhia, um defeito na linha de transmissão interrompeu o fornecimento de eletricidade, mas ainda não se sabe o que o motivou.A previsão é que o fornecimento seja normalizado até às 14h de hoje. A Coelba lamenta a falta de energia e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.

Estudantes da Faculdade Madre Thaís realizaram mais de 50 exames parasitológicos na Comunidade em Taboquinhas

 Os alunos do quarto semestre do curso de Biomedicina, da Faculdade Madre Thaís (FMT), Ilhéus, que realizam projeto de Extensão “Parasitologia na Comunidade”, retornam neste sábado(30), ao povoado de Taboquinhas, no município de Itacaré. O grupo vai entrega os resultados de mais de 50 exames parasitológicos realizados entre os moradores e estudantes da Escola Municipal Padre Edgar dos Santos Torres. 
No mesmo dia palestra de conscientização sobre as parasitoses, entrega de medicamentos em parceria Secretaria Municipal de Saúde através do posto de saúde Maria de Lurdes, amostras para Glicemia e Tipagem sanguínea encerrando com entrega de brindes aos participantes.
Essa será a terceira visita dos discentes da FMT à comunidade. O primeiro encontro dos estudantes e professores em Taboquinhas ocorreu no dia 20, quando foram realizadas palestras sobre parasitas intestinais, dinâmicas e jogos. Naquela ocasião, foram entregues os coletores de material aos moradores. No dia seguinte, os estudantes recolheram o material para análise parasitológica nos laboratórios da FMT.
As ações estão sendo coordenadas pela professora Flamélia Carla, com o objetivo de avaliar a incidência e prevalência de parasitas intestinais na escola pública de Itacaré, dentro da disciplina de parasitologia.

FMT na LDU 2015

Tá feio: Ilhéus sem energia vai ficar sem água

A cidade de Ilhéus está sem energia elétrica desde às 2h30min, vai ficar sem água, segundo Embasa. A Coelba não informa o motivo e a previsão do fim do apagão.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que em consequência da falta de do fornecimentos de energia elétrica pela Coelba e, desde as 2h30min de hoje (terça-feira, 26 de maio), as estações de tratamento de água (ETAs) do Centro e da zona sul, situada no bairro de Pontal. haverá interrupção no fornecimento de água, em Ilhéus.
A paralisação das duas estações pode causar desabastecimento no centro da cidade, bairros Banco da Vitória, Pontal, Nelson Costa, Hernani Sá e todo litoral sul. A Coelba não informou uma previsão para a regularização do fornecimento de energia.
Segundo a Embasa  o abastecimento será regularizado, gradativamente, em até 24 horas após o restabelecimento da energia.

IV Encontro Baiano de Capoeira tem apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus

Evento é realizado pela Associação Cultural Raízes do Quilombo Capoeira, contemplada por edital da Secult
Durante os dias 29 e 30 deste mês, acontecem, em Ilhéus, o IV Encontro Baiano de Capoeira e o XV Batizado e Troca de Cordas, promovidos pela Associação Cultural Raízes do Quilombo Capoeira, contemplada pelo programa de fomento Calendário da Capoeira, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
Na sexta-feira, 29, o evento acontecerá na praça principal do Salobrinho, a partir das 18h. Haverá roda de capoeira, apresentações dos integrantes do grupo Raízes do Quilombo e de convidados, além de palestras sobre a importância da capoeira na educação formal. Já no sábado, 30, o evento terá início às 8h, na UESC, em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) e contará com batizados e trocas de cordas.
O evento tem como objetivo fazer com que os jovens aprendam e conheçam a capoeira nas suas diversas dimensões culturais, seja como arte, luta, esporte e suas contribuições sócio-culturais, além de proporcionar a integração entre pais, alunos e professores do grupo e incentivar a prática do esporte.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Inscrições do Enem ficarão abertas até o dia do dia 5 de junho

Estudantes que desejem ingressar nos cursos de graduação da UESC precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio
Os estudantes que queiram ingressar num dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (Bahia), devem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (25) e serão encerradas às 23h59 do dia 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será "confirmada" após o pagamento da taxa de R$ 63 até às 21h59 do dia 10 de junho.
O Ministério da Educação publicou, na edição do dia 18 de maio, do "Diário Oficial da União", o edital com as regras da edição de 2015 do Enem. As provas serão realizadas em 24 e 25 de outubro. A Universidade Estadual de Santa Cruz utiliza as notas do Enem para admitir calouros através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O que é o Sisu?

Festival Internacional do Chocolate e Cacau une negócios e gastronomia em Ilhéus

Evento reunirá especialistas internacionais e grandes chefs do Brasil
Sob o tema “Declare seu Amor ao Chocolate”, será realizada em Ilhéus, Sul da Bahia, de 11 a 1 4 de junho, a sétima edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (FICC). O evento contará com grandes especialistas internacionais discutindo as principais tendências do mundo do chocolate, além de soluções para empreender no setor, novas marcas em exposição, tecnologia e gastronomia. Presente no lançamento da programação do Festival, na última sexta-feira (22), em Ilhéus, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Nelson Pellegrino, se declarou um grande entusiasta em relação ao turismo na região. “Existem alguns destinos turísticos que se estruturam com base no chocolate. No entanto, o verdadeiro é produzido aqui. O melhor chocolate do Brasil está sendo produzido, hoje, em Ilhéus. O Festival é o momento de mostrar isso para o mundo”, declarou Pellegrino.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Curso de Administração da Faculdade Madre Thaís recebe conceito "4" do MEC

O conceito 4, representa um perfil de qualidade muito bom, numa escala que vai até 5.
A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES constituída pelos professores Enise Barth Teixeira e Flávio Bressan (coordenador), atribuiu ao curso de Administração da Faculdade Madre Thais - FMT de Ilhéus/BA, o conceito 4, que representa um perfil (muito bom) de qualidade, numa escala que vai até 5. A vista da comissão ocorreu no período de 10 a 13 deste mês, para avaliar "in loco" as dimensões didático-pedagógica, corpo docente e Infraestrutura.
A professora/MsC. Elba Karla Leão, coordenadora do curso de Administração da FMT destaca "a qualidade da formação oferecida pela Faculdade a competência e comprometimento dos docentes para com a formação e a preparação profissional e humana dos nossos alunos. Alem, é claro, do esforço da administração superior da Faculdade em oferecer uma infraestrutura compatível."
A diretora Pedagógica da instituição, Tatiana Barcelos, ratifica as declarações da professora citando "como sucesso a transparência, o respeito profissional e a definição de metas claras que gera um clima organizacional muito bom, compartilhado com todos os colaboradores".
Vestibular

Pesquisadora quer descobrir se bromélias são hospedeiras do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya




A professora de Ecologia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Talita Fontoura, está desenvolvendo pesquisa cujos resultados poderão responder se bromélias possuem ou não larvas do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. O trabalho será desenvolvido na região Sul da Bahia, em áreas com diferentes graus de antropização, entretanto, ela necessita de doações para que a pesquisa seja realizada. Para fazer as doações basta acessar o link: (www.instrumentl.com/campaigns/talitafontoura/).
A professora Talita Fontoura se especializou no estudo das bromélias. "Eu tenho estudado bromélias por mais de 15 anos e publiquei artigos abordando a descoberta de novas espécies; a organização delas nos ecossistemas brasileiros; como animais consomem os frutos dessas plantas; e como ocorre a distribuição geográfica das bromélias ao longo da Mata Atlântica brasileira,".
Ela informa que as bromélias são plantas fascinantes, nativas da América do Sul e da América Central e possuem adaptações curiosas para poderem sobreviver em condições ambientais extremas. Algumas vivem sobre o solo e outras preferem viver apoiadas outras plantas, são as epífitas. Muitas espécies possuem suas folhas formando uma estrutura bem característica chamada de “tanque” que é útil para capturar a água da chuva e nutrientes. Além da água da chuva, muitas espécies de sapos, caranguejos, salamandras e insetos vivem no interior do "tanque" formado pelas folhas das bromélias.
O Projeto

Museu da Piedade e Igreja Messiânica de Ilhéus expõem pinturas de Jane Hilda

A artista plástica ilheense Jane Hilda Badaró realiza, a partir da segunda quinzena de maio, a exposição “Imagens & Sentimentos” em dois espaços da cidade: no Museu da Piedade e na Igreja Messiânica Mundial do Brasil Unidade Ilhéus. Ela explica que a mostra envolve trabalhos em acrílica sobre tela, alguns novos e outros produzidos entre 2011 e 2014, com temáticas variadas e estilo naif e/ou art pura. O que seria uma única exposição restou fragmentada porque ela quis atender aos dois convites que lhe foram formulados para expor no mesmo período. “Achei interessante expor concomitantemente em dois templos, dois espaços de espiritualidade, porque exatamente nestes tempos, algumas leituras que tenho feito, vem me fazendo refletir sobre o quanto a arte deve e pode servir de instrumento para o desenvolvimento espiritual do Ser Humano. Ademais, a arte que faço, tem, em muitos momentos, uma inspiração espiritualista”, explica. 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Juíza da Vara da Infância e da Juventude proíbe adolescentes de Ilhéus em festa prevista para durar 11 horas

A juíza Sandra Magali Mendonça, titular da
Vara da Infância e da Juventude, em Ilhéus
(Do Jornal Bahia Online) - A juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, titular da Vara da Infância e da Juventude, em Ilhéus, que meses atrás foi responsável pelo impedimento de menores e adolescentes, mesmo acompanhados, de comparecerem ao show do baiano Igor Kannário, voltou a tomar uma decisão semelhante para uma nova festa, confirmada para acontecer no dia 23, no litoral sul de Ilhéus.

Workshop Soluções de Inovação em Itabuna e Ilhéus

A equipe do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) realizará em Itabuna e Ilhéus o Workshop Soluções de Inovação para Micro e Pequenas Empresas (MPE). O objetivo é tornar as empresas mais competitivas, através de soluções simples para melhoria de processos empresariais, redução de custos e diferentes formas e formatos para produtos e serviços.
Informações sobre programação e inscrições no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, na rua Paulino Vieira, 175, Edf. Lizete Mendonça, Centro, ou através do telefone (73) 3613 9734. O interessando também pode procurar o Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus, na Praça José Marcelino, 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068.
Para marcação de entrevistas é só entrar em contato.

Memorial Unzó Matamba Tombenci Neto integra Circuito de Memória de Ilhéus

Espaço tem suas origens no século XIX e está localizado no bairro Conquista, dentro do Terreiro de Matamba Tombenci Neto
Integrante do Circuito de Memória, iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, o Memorial Unzó Matamba Tombenci Neto é o primeiro de matriz africana do Sul da Bahia. Reúne material oriundo da longa história do centenário Terreiro de Candomblé Angola da Bahia, fundado em 1885. O espaço, que visa preservar a memória da religião negra, foi fundado em 2006 e fica dentro do Terreiro de Matamba Tombenci Neto, localizado na Avenida Brasil, nº 485 no Alto da Conquista.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Estudantes da Faculdade Madre Thaís desenvolvem Projeto Parasitologia na Comunidade em Taboquinhas

Ações tem o objetivo de avaliar a incidência e prevalência de parasitas intestinais na escola pública, em Taboquinhas.
Os alunos do quarto semestre do curso de Biomedicina, da Faculdade Madre Thaís (FMT), Ilhéus, estão realizando o projeto de Extensão “Parasitologia na Comunidade” no município de Itacaré. As ações serão coordenadas pela professora/MSc Flamélia Carla, na comunidade rural de Taboquinhas.
O primeiro encontro dos estudantes e professores com a comunidade ocorre nesta quarta-feira (20), na Escola Municipal Padre Edgar dos Santos Torres, com palestras sobre parasitas intestinais, dinâmicas e jogos. Durante o evento serão entregues os coletores de material com o objetivo de avaliar a incidência e prevalência de parasitas intestinais na escola pública, em Taboquinhas.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Praias paradisíacas de Ilhéus atraem casais em busca da desejada Lua de Mel

Rede Hoteleira oferece pacotes especiais e atendimento exclusivo para recém-casados
Após a cerimônia de casamento, a viagem de lua de mel é a chance que o casal tem de curtir a vida a dois e celebrar a união. Por isso, programar uma viagem de lua de mel é sempre um desafio. A escolha de um destino que seja deslumbrante e encantador é o cenário ideal para um dos momentos mais importantes e marcantes de toda a vida.A cidade de Ilhéus, com suas praias paradisíacas, perfeitas para casais que procuram um destino romântico, é uma ótima alternativa.

Ilhéus sedia a XIII edição da Semana Nacional de Museus

Evento começa na próxima segunda-feira, 18, e vai discutir o temas como a museologia e a sustentabilidade
Em homenagem ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, Ilhéus sedia a 13ª edição da Semana Nacional de Museus, que será aberta na próxima segunda-feira, 18, no auditório da Faculdade Madre Thaís (FMT), na Avenida Itabuna, às 8h30min. O evento vai até o dia,24, e é promovido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus e da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia.
O evento compreende o período em que gestores e outras instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibraim/Ministério da Cultura), promovem eventos em torno de um mesmo tema. A Semana de Museus, atualmente, é o maior evento em âmbito mundial que comemora essa data, sendo também um dos eventos responsáveis pelo aumento de visitação nas instituições.

São João dos Bairros vai animar o bairro Malhado neste domingo, dia 17

Evento ocorrerá na Praça do Tamarineiro, no Malhado, a partir das 16h, e é uma parceria entre a TV Santa Cruz e a Prefeitura de Ilhéus
A  Praça do Tamarineiro, no bairro Malhado, zona norte, recebe no próximo domingo, 17, a partir das 16 horas, a estreia da edição de 2015 do programa São João dos Bairros, iniciativa da TV Santa Cruz em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Cultura e de Comunicação Social, e apoio de empresas privadas. Nessa edição, o projeto tem como slogan "Feito para você, feito por você" e, além de bandas musicais, barracas de comidas típicas e concurso de beleza, promove nas comunidades o trabalho social e de conscientização sobre o combate à dengue.

Formação de Comissários de Voo se consolida em Ilhéus

Com a segunda turma concluída em menos de um ano desde que foi implantado o curso de Comissário de Voo, o Aeroclube de Ilhéus (ACIL) comemora a consolidação dessa formação no rol de cursos profissionalizantes na região. O total de 44 jovens que concluíram o curso - vindos de cidades como Itabuna, Itapetinga, Una, Camacã e Vitória da Conquista - hoje celebra a possibilidade de trabalhar fazendo parte da tripulação de uma aeronave. A terceira turma já recebe matrículas, com início das aulas previsto para o dia 23 de maio. É, certamente, mais uma opção de carreira oferecida na região, além da acadêmica e dos cursos técnicos.

O modelo australiano de pesquisa e intervenção social será tema de palestra terça-feira na UESC

O pesquisador suíço-australiano Goetz Ottmann, da Universidade de Deakin, Melbourne, Austrália, vai apresentar palestra nesta terça-feira(19), às 9 horas , no auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, com o tema “O modelo australiano de pesquisa e intervenção social”. A promoção é da Pró-Reitoria de Extensão e a palestra será ministrada em língua portuguesa.
A palestra vai abordar a experiência das universidades australianas sobre pesquisa e seus impactos na sociedade, o que interessa principalmente a pesquisadores e extensionistas, vinculados a instituições de ensino superior. “Na Austrália, os pesquisadores ligados às universidades são pagos também por empresas privadas, entidades sociais e pelo próprio Governo, para obterem os resultados das pesquisas, transformados em projetos de intervenção, criação de produtos e ou serviços”, afirma o Dr. Goetz, que, supervisiona o trabalho dos pesquisadores da Deakin University. 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Morre aos 81 anos a historiadora Consuelo Pondé

Consuelo Pondé era presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia
Morreu na manhã desta quinta-feira, 14, aos 81 anos, a historiadora e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena. Ela estava internada no Hospital Português.
Nascida em Salvador no dia 19 de janeiro de 1934, Consuelo Pondé possuía um vasto currículo nas áreas de História, Geografia, Sociologia e Antropologia, tornando-se referência no estado.
Exerceu o cargo de diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba, Associação Baiana de Imprensa, Casa de Ruy Barbosa, Arquivo Público do Estado da Bahia, além de ter sido chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba e conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial, da Associação Comercial e do Conselho Consultivo da Associação Bahiana de Imprensa.

Evento nacional sobre religiões afro-brasileiras começa nesta quinta-feira, 14, em Ilhéus



Com o tema “Cultura, Práticas de Cuidado e Políticas Públicas”, evento deve reunir grande público para discutir questões relacionadas às tradições afros e os cuidados com a saúde dos povos de terreiro
Ilhéus sedia, a partir desta quinta-feira, 14, até o dia 16, o X Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que terá como tema “Cultura, Práticas de Cuidado e Políticas Públicas”. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, e é promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Saúde (Sesau), Ministério da Saúde e do Fundo de População das Nações Unidas. Em paralelo, acontece, no mesmo período e local, o I Encontro de Mulheres do Axé de Ilhéus.
O credenciamento será feito a partir das 13h. O evento é resultado de articulações iniciadas em 2013, através do programa Diálogos Culturais, ocorrido na cidade. Como desdobramento, teve origem o projeto Terreiro Legal, realizado em 2014, com o objetivo dialogar com os líderes de terreiros de Ilhéus.

Combate à exploração sexual de menores é tema de mobilização em Ilhéus

Evento ocorrerá no dia 18 de maio, data que marca o combate a esse tipo de violência contra crianças e adolescentes
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus realiza, na próxima segunda-feira, 18, mobilizações de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Ilhéus, no Km-2 da Rodovia Ilhéus-Olivença, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h.
No Brasil, em 18 de maio é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data remete ao violento abuso sexual e posterior assassinato de uma criança de oito anos ocorridos no Espírito Santo, conhecido como “Caso Araceli”. O fato ocorreu nesta data, em 1973. Em 2000, a Lei Federal nº. 9.970 tornou o dia um marco para o combate a este tipo de violência. A mobilização é realizada em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduo (Paefi) e oConselho Tutelar Centro/Sul. 
Com palestras acerca do tema “Aspecto jurídico da exploração sexual de criança e adolescente e o porquê do 18 de maio” o evento é voltado para adolescentes entre 13 e 17 anos do Colégio Militar Rômulo Galvão, Escola Padre Luiz Palmeira, Escola Municipal do Pontal (EMP), Colégio Estadual da Proa, Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição, Colégio Estadual Moisés Bohana e Colégio Estadual Jorge Calmon.
Creas - Em Ilhéus, o Creas oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica. O secretário da pasta, Jamil Ocké, acredita que “ações de combate devem ser feitas regularmente para alertar a população sobre o perigo dessa exploração e as consequências na vida dessas crianças e adolescentes”.

Vaticano reconhece a Palestina como Estado

Acordo finalizado nesta quarta-feira trata das atividades da Santa Sé nos territórios palestinos. Governo israelense se diz 'decepcionado' com decisão
O papa Francisco recebeu no ano passado o presidente israelense Simón Peres e Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, para invocar juntos a paz no Oriente Médio(AFP/VEJA)
O Vaticano reconheceu oficialmente a Palestina como Estado por meio de um tratado finalizado nesta quarta-feira. O reconhecimento ocorre dias antes da visita do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a Roma para a canonização dos dois primeiros santos palestinos. O documento, que ainda deverá ser assinado, expressa o apoio do Vaticano a uma solução para o conflito entre israelenses e palestinos baseada em uma fórmula de dois Estados.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Universidades Estaduais da Bahia estão em greve

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus), a Universidade do Estado da Bahia (Salvador e outros 24 campi) entraram em greve na manhã de hoje por tempo indeterminado. A ação foi tomada após assembleia realizada no último dia sete. A situação também envolve outras instituições como a UEFS (Feira de Santana), e UESB (Vitória da Conquista). Dentre os motivos que levaram ao movimento estão à falta de infra-estrutura das instituições, o não cumprimento de direitos trabalhistas e a crise financeira, que tem levado até a atrasos em bolsas de auxílio à pesquisa.
“A situação é tão crítica, que o documento que o governo encaminhou, no ponto de promoção e progressão, disseram até que podiam negociar. Aí, na mudança de regime de trabalho, que é um direito nosso garantido, importante para a Universidade, eles disseram que tudo dependia do orçamento. Nesse ponto, especificamente, já disseram que não há nenhuma possibilidade de mudança no exercício atual. Na segunda-feira, nos chamaram para uma última reunião, sendo que não houve avanço algum na pauta. Apenas informaram que não havia dinheiro para aumentar o orçamento da Universidade”, relatou a Diretora da Associação dos Docentes da UNEB (Aduneb), Daniela Santos.

Projeto de lei para "carteira de habilitação" a ciclistas é aprovado em mais uma comissão em BH


 Projeto pretende instituir um curso gratuito, oferecido pela prefeitura direta ou indiretamente, para capacitação de usuários
Um texto que tramita nas comissões da Câmara Municipal de Belo Horizonte é garantia de polêmica se chegar ao processo de análise e votação pelos vereadores da capital. O projeto de lei nº 1.500/2015, de autoria do vereador Daniel Nepomuceno (PSB), propõe a obrigatoriedade de um curso de trânsito para ciclistas.
Após ser aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça, a proposta também recebeu o parecer favorável, nesta segunda-feira, do vereador Valdivino (PPS), designado relator da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Trânsito e Sistema Viário da câmara.
O projeto pretende instituir um curso gratuito, oferecido pela prefeitura direta ou indiretamente, para capacitação de usuários de "veículos de propulsão humana, do tipo bicicletas, handbikes e similares". Conforme o texto, o ciclista estaria apto a transitar pela cidade após aprovado em um curso de 30 horas, com rendimento e frequência mínima de 75%.
Ainda segundo a proposta, o aluno seria capacitado acerca de segurança e legislação de Trânsito, primeiros socorros e cidadania.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Professor e autor Luís Márcio Imenes apresenta palestra no Instituto Nossa Senhora da Piedade

O professor/Ms Luiz Márcio Imenes é  autor
de livros didáticos e paradidáticos de matemática
Evento encerra as comemorações da Escola ao" Dia Nacional da Matemática é aberto ao público. 

O Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP), em parceria com a Editora Moderna, promove quinta-feira (14), no auditório central da escola, situada na Rua Madre Thaís, em Ilhéus, a palestra sobre o ensino de matemática. O evento, ainda comemorando o "Dia Nacional da Matemática", será realizado a partir das 18h30, pelo professor/Ms Luiz Márcio Imenes, autor de livros didáticos e paradidáticos de matemática. 
A palestra é voltada para os professores do INSP, país de alunos, estudantes, pedagogos, professores de matemática e interessados na matéria em geral. A apresentação será focada na importância do ensino da matemática para os educandos, tendo como base a resolução de problemas por meio de variados métodos. 
Está melhorando

Presidente do Tribunal de Justiça vai inaugurar o Balcão de Justiça e Cidadania na Faculdade Madre Thaís

O Tribunal de Justiça inaugura, segunda-feira (18), às 16 horas, em solenidade presidida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, a unidade do projeto Balcões de Justiça e Cidadania, nas instalações da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus.
O Balcão, unidade de mediação criada pelo Tribunal de Justiça da Bahia, presta serviços inteiramente gratuitos à população menos favorecida economicamente, com orientação jurídica, o que permite a descentralização das ações do Poder Judiciário.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Curso de Formação para Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, dando continuidade às atividades do projeto de extensão “Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil” que realiza em parceria com Forsec (Fórum Regional dos Secretários Municipais e Conselheiros de Educação), na Área de abrangência da AMURC e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/Bahia, realiza o Curso de Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos de unidades escolares da Educação Infantil.
O curso, terá como tema "O trabalho do coordenador pedagógico na Educação Infantil” com inicio nos dias 26 e 27 de maio, na sala 1212 situada no segundo andar do Pavilhão Pedro Calmon, das 8 às 12 horas. As atividades prosseguem até o mês dezembro com carga horária de 100 horas/aula. 

Ilhéus sedia evento nacional sobre religiões Afro-Brasileiras

Com o tema “Cultura, Práticas de Cuidado e Políticas Públicas”, evento deve reunir grande público para discutir questões relacionadas às tradições afros e os cuidados com a saúde dos povos de terreiro
De 14 a 16 de maio, Ilhéus sedia o X Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que terá como tema “Cultura, Práticas de Cuidado e Políticas Públicas”. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, e é promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Saúde (Sesau), Ministério da Saúde e do Fundo de População das Nações Unidas. Em paralelo, acontece, no mesmo período e local, o I Encontro de Mulheres do Axé de Ilhéus.

Prefeitura de Ilhéus envia para apreciação da Câmara projeto de lei sobre o uso do solo do município

Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, o projeto busca organizar a cidade e corrigir distorções apresentadas pela lei anterior
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau) de Ilhéus realizou, na tarde desta terça-feira, 5, no Palácio Paranaguá, a última audiência de exposição do Projeto de Lei (PL) de Uso, Zoneamento e Ocupação do Solo, que será enviado à Câmara de Vereadores para apreciação. Segundo o titular da Semau, Antonio Vieira, o PL já foi discutido em quatro audiências públicas realizadas em 2014. Participaram do encontro o prefeito Jabes Ribeiro, o arquiteto do município Alan Dick Megi, o promotor público Paulo Sampaio, o empresário Roque Lemos, da Cicon Construtora, Marlon Silveira, representante do sindicato da construção civil da região, e o presidente da câmara, Tarcísio Paixão.

Reitores se reúnem para avaliar crise das quatro universidades estaduais da Bahia


 O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, que preside o fórum de reitores, disse que os dirigentes querem o estabelecimento do diálogo com o governo para que os problemas de ordem orçamentária sejam resolvidos.
Os reitores da Uefs, Uesb, Uesc e Uneb se reúnem na manhã desta segunda-feira (11) para avaliar a crise enfrentada por essas instituições de ensino. O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, que preside o fórum de reitores, disse que os dirigentes querem o estabelecimento do diálogo com o governo para que os problemas de ordem orçamentária sejam resolvidos.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Servidores do Ifba decretam greve



Funcionários de 15 campi do Instituto Federal da Bahia (Ifba) decretaram greve no estado. As paralisações começaram no dia 13 de abril. 
Segundo o sindicato da categoria, Sinasefe-Ifba, a greve é motivada por “desrespeito” a direitos dos trabalhadores. Entre os pontos reivindicados, a não implantação do ponto eletrônico para controle de frequência; a manutenção da jornada de trabalho de 30h para técnicos administrativos da Educação; melhoria na infraestrutura dos campi; e maior participação da categoria nas decisões dos estabelecimentos. Na terça-feira (12), os servidores farão uma assembleia geral, na Reitoria do IFBA, em Salvador, às 9h para discutir os rumos do movimento. 
(ADUSC) - Em assembleia realizada quinta-feira (7) pela ADUSC, professores aprovaram a deflagração da greve. Houve 100 votos a favor e 58 contra. Foi uma assembleia histórica! Ricos números de debates e professores presentes. Entre posições e contradições, a greve foi a melhor escolha. A categoria entendeu que a melhor ferramenta que temos para enfrentar a imposição e o descaso do governo, é a greve!
Após a deflagração da greve, foi colocado o prazo de 72 horas para iniciar a vigência. O que significa, que a partir de quarta-feira (8), as atividades serão paradas, sustentadas apenas, em 30%, conforme pede a legalidade determinada pela lei nº7.783/89, art.13.
Em nota, o governo aproveitou para reafirmar nessa sexta-feira(8) que será impossível o aumento do orçamento de 5,1%, para 7%. No entanto, dados do Portal Transparência Bahia mostram um superávit de R$ 1.623.386 (Um bilhão seiscentos e vinte e três milhões e trezentos e oitenta e seis mil reais), no ano de 2014. O que não respalda o discurso do governo.

Polo de Informática de Ilhéus corre risco de acabar por falta de infraestrutura e logística

O abandono pelos governos do Estado e do Município agravam deficiências do Polo que, somadas à crise econômica, ameaçam a sobrevivência do complexo que já respondeu por 20% da produção nacional de computadores
Por Lívia Cabral - 
Criado em 1995 para reverter a crise do cacau, o Polo de Informática de Ilhéus encontra-se hoje reduzido à metade do que já foi um dia. A intenção de gerar emprego, renda e maior competitividade para a economia local foi alcançada de início e perdurou até meados da primeira década do século 21. Desde então, e até hoje, a míngua é traduzida nos números. O faturamento anual que já chegou à marca de R$ 2,2 bilhões, atualmente gira em torno de R$ 1 bilhão. 
Em seu auge, o polo reunia 74 fábricas de eletroeletrônicos. Hoje, sobrevivem 38 empresas do setor espalhadas pela cidade.
O número de empregos gerados para o município, que padeceu a decadência após a vassoura-de-bruxa destruir as lavouras cacaueiras, caiu de 2,5 mil para mil. O polo, que no passado alcançou o índice de 20% de participação na fabricação de computadores no Brasil, hoje é responsável por 10% da produção nacional. A crise mundial que afeta a indústria brasileira desde 2008 atingiu fortemente os empresários do setor de informática, mas outros fatores se somaram a isso, culminando no declínio.

Evento comemora o mês da dança em Ilhéus

A Academia Núcleo da Dança, com a bailarina e professora Isabela Kruschewsky participará do Maio Mês da Dança.
No dia último dia 29 de abril, comemorou-se o Dia Internacional da Dança. Para homenagear uma das três principais artes cênicas da antiguidade, foi idealizado o projeto “Maio – Mês da Dança”, que contará com apresentações durante os dias 14, 21 e 28, na Tenda Teatro Popular, na Avenida Soares Lopes, a partir das 19h. O evento é coordenado pelo coreógrafo Djalma Fernandes, e conta com apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus.

O projeto reúne escolas, academias e grupos de dança do município de Ilhéus, que realizarão apresentações, criando um intercâmbio de linguagens, estimulando a formação de platéia e reconhecendo a arte de dançar. Desta forma, o evento tem como objetivo dar visibilidade às academias e grupos de dança da cidade, valorizando a arte da dança e a cultura regional, além de difundir esse tipo de expressão em suas variadas formas e representações.


Grupos - As apresentações ficarão por conta do Ballet Afro Dilazenze dirigido pelo Mestre Ney, Cia de Dança Sôanne Marry dirigida pela coreógrafa Sôanne Marry, Academia Dinâmica e Movimento dirigida pela professora Dulce Drumond, Núcleo da Dança dirigido pela professora Isabella Krushewsky e Arrisca Cia de Dança dirigida pela professora Erika Ocké. O evento contará ainda com a participação de grupos convidados como o Conexão D, alunos da Associação Centro Educacional de Ação integrada (ACEAI), Estação da Dança e Ky Dance.

Festival Internacional do Chocolate e Cacau‏ será de 11 a 14 de junho

No período Ilhéus é a capital mundial do chocolate goumert
Sob o tema “Declare seu Amor ao Chocolate”, será realizada em Ilhéus, Sul da Bahia, de 11 a 14 de junho, a sétima edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (FICC). Com o objetivo de promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura no país, o evento reunirá expositores de chocolates finos – como AMMA, Mendoá, Chor, entre outros –, produtores de cacau, tecnologia de produção e uma extensa programação de palestras, debates e workshops com especialistas da área. Para o idealizador e organizador do evento, o empresário Marco Lessa, esse é um projeto que contempla diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, a gastronomia e o turismo.
O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, foi inspiração para a escolha do tema e Lessa acredita que a data vai dar um sabor especial ao Festival deste ano. “Muitos casais terão um motivo a mais para passear em Ilhéus no mês de junho.