terça-feira, 30 de junho de 2015

Seminário Evasão no Ensino Superior começa com debates, cases e troca de experiências

O evento, organizado pela Universia Brasil, apresentou soluções efetivas para combater a evasão nas instituições
Cerca de 150 pessoas, entre líderes das instituições de ensino e especialistas na área educacional, participaram do primeiro dia do Seminário Evasão no Ensino Superior Brasileiro, nesta quinta-feira (18), em São Paulo. O evento, organizado pela Universia Brasil e sob a curadoria do expert no assunto, professor Oscar Hipólito, foi marcado pelo compartilhamento de opiniões, problemas e possíveis soluções efetivas que combatam esse obstáculo.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

UESC realiza o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática até quarta-feira (1)

Foi aberto, no auditório do centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, na manhã desta segunda-feira(29), o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat). o evento terá 22 palestras, serão apresentados 38 trabalhos com um publico de mais de 600 professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação do Brasil, Portugal, Moçambique, Chile, Espanha e Colômbia.
Com o tema central “Educação Matemática e contextos da diversidade”, as discussões estão mais circunscritas à pesquisa, é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM). Segundo os organizadores, o Sipemat no Estado da Bahia, mais especificamente na UESC, sobe a coordenação da Profa. Dra. Eurivalda Santana (UESC), se justifica por estar neste contexto o primeiro mestrado da área de Matemática da região Nordeste do Brasil, iniciado em 2012, quando ocorreu a terceira edição do Simpósio. “Desta forma a sinergia da comunidade de pesquisadores envolvidos com o Sipemat conduziu o PPGEM ao cenário de debates das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área da “Educação da Matemática”, textualiza a coordenação do 4º Simpósio.”

Empresários baianos conhecem experiência de sucesso de Parque Tecnológico em Portugal

Com inscrições gratuitas, evento em Ilhéus mostra como uma vila de 2 mil habitantes tornou-se referência mundial em criatividade
Ilhéus - Com pouco mais de 2 mil habitantes, a vila portuguesa de Óbidos, localizada no distrito de Leiria, no Oeste do país, se destaca no turismo da Europa. Além da riqueza histórica e das belezas naturais, a localidade é reconhecida por seu Parque Tecnológico, o único parque empresarial estruturante orientado para as indústrias criativas, concentrando recursos privilegiados para o seu desenvolvimento, no eixo compreendido entre Lisboa, Coimbra e Santarém. As características geográficas de Óbidos são semelhantes às de Ilhéus, no Sul da Bahia. E as experiências bem-sucedidas de lá serão conhecidas e debatidas pelos empresários do setor da economia criativa, nesta terça-feira, 30, às 19h, no auditório do Hotel Praia do Sol, em Ilhéus.

Governo impede participação de reitor em reunião e dificulta avanço das negociações com professores das Universidades Estaduais

Pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC relatam dificuldades após cortes de verbas  - Canal Futura
Para Comando de greve da ADUSC, (Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz) a postura do governo em reunião realizada quinta-feira (18) foi  Irresponsável. Além do mal estar gerado ao impedir que o reitor da UEFS,(Universidade Estadual de Feira de Santana), Evandro Nascimento, participasse da reunião, os representantes do governo não apresentaram nova proposta de alteração no quadro de vagas, para solucionar o problema das promoções. A posição do executivo quanto a contraproposta entregue pelo Movimento Docente à minuta substitutiva da Lei 7176/97 foi protelada para 4 de Agosto e a negativa aos demais pontos de pauta mantida. Ao término da reunião o MD solicitou que os posicionamentos do governo sejam entregues oficialmente por escrito.
Fugindo a dinâmica das negociações, o governo não apresentou o detalhamento da proposta de alteração do quadro e suplementação orçamentária, conforme garantido em reunião do dia 10 de Junho ultimo (veja aqui).

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Editora da Uesc homenageia Ilhéus

A semana ainda é de festa em Ilhéus. A cidade comemora 481 anos neste fim de semana e a Editus – Editora da UESC - presta sua homenagem destacando seus principais títulos sobre a história, religião, cultura e sociedade do município. Os livros, que até o próximo dia 03 estarão com 50% de desconto, trazem fatos, lugares e personagens ilheenses importantes para a formação social e econômica da região. 
O passeio pela história começa com o livro Memória sobre o município de Ilhéus, de Francisco Borges de Barros. Em sua terceira edição, o título é considerado pelos pesquisadores como uma importante fonte de informações sobre os grandes acontecimentos que transformaram a cidade do período em que foi Capitania até o início do século XX.
Em Farinha, madeiras e cabotagem: a Capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do professor
Marcelo Henrique Dias, o leitor se depara com uma análise diferenciada sobre a formação dos mercados que movimentaram a economia local. No estudo, que também está disponível para download gratuito na seção de livros digitais do www.uesc.br/editora, o autor mostra a diversidade da produção e atividade extrativista local, direcionada não só para o abastecimento de Salvador, mas para os mercados europeu e africano.
No livro 100 anos da Diocese de Ilhéus, uma das publicações mais recentes da Editus sobre a cidade, a historiadora Janete Ruiz de Macêdo organiza uma coletânea de textos que mostram a importância da instituição religiosa para a educação, política, cultura e sociedade ilheense. Este é mais um título que o leitor pode encontrar para baixar no site da Editora. Também no Editus Digital, o leitor encontra os livros Família, poder e mito: o município de São Jorge de Ilhéus (1880-1912), de André Luis Rosa Ribeiro, Viagem ao Engenho de Santana, de Teresinha Marcis e o Quibe no tabuleiro da baiana, de Maria Luiza Silva Santos.

Fies terá 61,5 mil vagas para novos contratos no 2° semestre deste ano, diz MEC

Estudantes interessados devem buscar informações na secretaria da Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus. 
O governo federal anunciou nesta sexta-feira a abertura no segundo semestre de 61.500 vagas para o Fies, fundo destinado ao financiamento de estudantes no ensino superior privado, totalizando 314 mil vagas em 2015, patamar que o governo espera manter nos próximos anos.A informação foi comemorada pelos diretores da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus. 
Em vídeo publicado em sua página no Facebook, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, informou que a liberação das vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) obedecerá três prioridades: qualidade, com cursos notas 4 e 5 recebendo ênfase particular; áreas de formação, com aumento de vagas para cursos de engenharia, buscando a formação de professores e na área da saúde; e regiões, com destaque sendo dado para Norte, Nordeste e Centro-Oeste, exceto o Distrito Federal.

O plano oculto de Lula para voltar ao poder

Nas últimas manifestações populares brasileiras, um humorista desenhou Lula escondido no meio do povo, gritando “Fora Lula!”. Uma charge simbólica e emblemática do que Lula está vivendo desde suas críticas inesperadas a Dilma e ao seu partido, o PT, que ele fustigou tão enfaticamente quanto poderiam fazê-lo os indignados da sociedade.
jornalista Juan Arias,  jornal El País - Por essa razão, é grande a curiosidade em saber se Lula prepara alguma nova estratégia, já que, como diz no jornal O Globo o catedrático Eugenio Giglio, especialista em marketing político, “ninguém pode acusá-lo de ingenuidade”.
Os meios de comunicação estão convidando analistas políticos a tentar desvendar um possível plano oculto de Lula, o político com a maior capacidade de se metamorfosear e tirar proveito dos tropeços e triunfos alheios, além de seus próprios.

Vacina contra gripe continua disponível nos postos de saúde de Ilhéus

Apesar da campanha nacional ter imunizado 71% do público alvo, unidades de saúde continuam disponibilizando as doses
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus mantém equipes em campo para aplicação das doses de vacina contra a gripe. Apesar de a campanha nacional ter sido encerrada no último dia 12, o município não atingiu a meta de atendimentos, por isso continua oferecendo a imunização. Essa mesma situação ocorreu em cerca de 270 cidades baianas, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia.

Desembargador critica ‘aventura jurídica’ e arquiva habeas corpus em nome de Lula

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, arquivou na tarde desta quinta-feira um pedido de habeas corpus preventivo em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentado para que o petista não fosse preso por causa das investigações da Operação Lava Jato. O recurso foi assinado por Maurício Ramos Thomaz, cidadão que, ao longo do julgamento do mensalão, publicou carta aberta em favor dos réus cujos casos eram analisados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Ilhéus comemora 481 anos com grande festa

As festividades de aniversário movimentam todos os setores do trade turístico
Entre os dias 26 e 28 de Junho acontecerá no Parque de Exposições o Show Viva Ilhéus, um dos pontos altos da programação comemorativa dos 481 anos de história de Ilhéus. Previsto para as 20h, o evento que promete agitar o final de semana reúne 11 artistas, dentre os quais cantores e bandas regionais e nacionais. 
Na sexta-feira (26), irão se apresentar as bandas Via de Acesso, Kart Love, Zabumbahia e Mel do Forró. No sábado (27), a Banda Dibali, Léo Santana, Forrozão e Di Balada comandam a festa e, no domingo (28), data de aniversário da cidade, os cantores João Almeida e Daniela Mercury se apresentam, e o show de Danniel Vieira encerra a noite. 

Entradas de cacau são as mais altas de 33 anos

Mercado do Cacau  - A maior entrada do temporão já registrado foi em 1982
As entradas de todas as regiões produtoras mantiveram os volumes elevados das semanas recentes. O total cumulativo das primeiras sete semanas do Temporão é o maior desde 1982, segundo analista. As quantidades registradas da Bahia continuaram sendo limitadas pelas restrições impostas pelos grandes processadores às entregas dos comerciantes intermediários, que seguem acumulando estoques nos seus próprios armazéns.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Habeas corpus pede que Lula não seja preso; ex-presidente nega autoria

Tribunal confirmou habeas corpus e diz que foi registrado por terceiros. O Instituto Lula disse que vai apurar quem foi o autor do pedido.
Página da Justiça Federal da 4ª Região mostra o pedido de habeas corpus em favor de Lula (Foto: Reprodução/Internet)

Do G1, em Brasília, e do G1 RS - Um habeas corpus preventivo registrado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, pede que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seja preso na Operação Lava Jato.
O habeas corpus se tornou de conhecimento público nesta quinta-feira (25), depois que o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que faz oposição ao PT e ao governo da presidente Dilma Rousseff, divulgou a informação em sua conta no Twitter.

Juízes federais soltam nota “duríssima” em favor de Sérgio Moro…

Nota à imprensa em apoio ao Juiz Sergio Moro
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar total apoio ao Juiz Federal Sergio Moro, Titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, na condução do julgamento da “Operação Lava Jato”. A pedido do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, o Magistrado decretou recentemente uma série de medidas, entre elas a prisão de executivos de grandes empresas que, segundo as investigações, estariam envolvidos em crimes de corrupção e formação de cartel.
Vale destacar que as decisões tomadas pelo Juiz Federal Sergio Moro no curso desse processo são devidamente fundamentadas em consonância com a legislação penal brasileira e o devido processo legal.
A Ajufe não vai admitir alegações genéricas e infundadas de que as prisões decretadas nessa 14ª fase da Operação Lava Jato violariam direitos e garantias dos cidadãos.
A Ajufe também não vai admitir ataques pessoais de qualquer tipo, principalmente declarações que possam colocar em dúvida a lisura, eficiência e independência dos magistrados federais brasileiros.
No exercício de suas atribuições constitucionais, o Juiz Sergio Moro tem demonstrado equilíbrio e senso de justiça. As medidas cautelares, aplicadas antes do trânsito em julgado do processo criminal, estão sendo tomadas quando presentes os pressupostos e requisitos legais. É importante ressaltar que a quase totalidade das decisões do magistrado não foram reformadas pelas instâncias superiores.
A Ajufe manifesta apoio irrestrito e confiança no trabalho desenvolvido com responsabilidade pela Justiça Federal do Paraná, a partir da investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Antônio César Bochenek
Presidente da Ajufe

Comitiva da ABRUEM encerra visita ao Canadá nesta sexta-feira(26)

Coordenada pela reitora da UESC e presidente da ABRUEM Adélia Pinheiro, foram realizadas cinco mesas-redondas e a participação de 34 universidades canadenses
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC e presidente da ABRUEM Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, Adélia Pinheiro participa hoje(25), em Calgary, no Canadá do "Diálogo Alberta­Brasil", na Universidade de Calgary. A reitora coordena a comitiva de reitores de universidades estaduais e municipais brasileiras que visitam instituições de ensino superior daquele país.

Daniela Mercury é uma das atrações do Show Viva Ilhéus


Os shows, que acontecerão desta sexta-feira (26) até o próximo domingo (28), no Parque de Exposições, integram a programação comemorativa aos 481 anos de história de Ilhéus
Um dos pontos altos da programação comemorativa aos 481 anos de história do município é o Show Viva Ilhéus, evento que acontecerá a partir desta sexta-feira, 26, até o próximo domingo, 28 de junho, no Parque de Exposições, na Rodovia Ilhéus/Canavieiras. As apresentações musicais contam com o patrocínio do Governo da Bahia, Bavaria, Coca Cola, Solar Ambiental, Cidadelle, Alphapark, Supermercados Meira, Cicon, São Miguel, Rota e Via Metro e Serafertil.
Nesta sexta-feira, 26, no Show Viva Ilhéus, se apresentam Via de Acesso, às 20h; Kart Love, 22h; Zabumbahia (palco principal) e Mel de Forró (palco auxiliar), a partir da meia-noite. No sábado, 27, a animação da festa no Parque de Exposições ficará por conta da Banda Di Bali, às 20h; Léo Santana, 22h; Forrozão (palco principal) e Di Balada (palco auxiliar), a partir da meia-noite. No domingo, 28 de junho, dia do Aniversário da Cidade, a programação festiva contará com apresentações de João Almeida, a partir das 20h, a rainha do axé music, Daniela Mercury, 22h, e Danniel Vieira encerra a noite.

Tom 'bélico' de alguns líderes evangélicos cria clima propício à intolerância, diz pastor

Entrevista é de Jefferson Puff, publicada por BBC Brasil - Na semana passada, uma série de denúncias de ataques contra membros e templos de religiões de matriz africana e espíritas tomou a mídia. Em um dos casos mais graves, uma menina candomblecista de 11 anos foi agredida a pedradas na saída de um culto no Rio de Janeiro, o que fez com que o tema da intolerância religiosa voltasse a preocupar lideranças de diferentes matizes.
No Rio de Janeiro, um médium foi encontrado morto com sinais de espancamento, em um caso que ainda não foi esclarecido.
Na opinião de Ed René Kivitz, 51 anos, que há 26 atua como pastor da Igreja Batista, o momento é de "muita preocupação".
Formado em teologia e mestre em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Kivitz, que integra o movimento Missão Integral - que congrega diferentes lideranças evangélicas - questiona os argumentos do que considera como algumas "lideranças extremistas".
Para ele, o tom bélico assumido por alguns políticos de origem evangélica e alguns pastores que se utilizam dos meios de comunicação de massa - do "nós contra eles" - cria um "clima propício para que gente doente, ignorante, mal esclarecida e mal resolvida dê vazão ao seus impulsos de violência e de rejeição ao próximo".
Em entrevista à BBC Brasil, Kivitz se disse a favor dos direitos LGBTs, por entender "que são cidadãos, independentemente da minha concordância com a orientação sexual ou a identidade de gênero que eles têm" e contra a redução da maioridade penal. Sobre o aborto, manifestou-se contrário, mas "a favor de uma melhor compreensão da legislação em termos de saúde pública e da preservação da mulher".
O pastor, que vem se articulando com colegas de diferentes Estados, diz que "a face evangélica que está exposta para o imaginário coletivo do brasileiro é a face mais grotesca, mais triste, e que não representa a índole da Igreja evangélica brasileira".
Com seu trabalho, ele diz buscar espaço para mostrar um lado mais "ponderado, inclusivo e progressista" dos evangélicos.
Eis a entrevista.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio na UESC

O curso será realizado de 20 a 24 de julho,das 8 às 16 horas.
Estão abertas, até o dia 5 de julho, as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM, na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em Ilhéus-BA, exclusivamente pelo site < http://papmemuesc.weebly.com/ >. O programa é voltado para professores de Matemática da Educação Básica das cidades da área de abrangência da Universidade e alunos de graduação em matemática.
O curso de aperfeiçoamento será realizado de 20 a 24 de julho no auditório do prédio de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, das 8 às 16 horas. Receberão certificados todos os participantes que, devidamente inscritos, frequentarem regularmente pelo menos 80% da carga horária das atividades do evento, além disso, precisam fazer a avaliação no último dia do curso.

domingo, 21 de junho de 2015

Jane Hilda expõe no espaço Cidadellle, no Museu da Piedade e no Bataclan


De 25 de junho a 25 de setembro o Espaço Cidadelle Praia do Sul expõe pinturas de Jane Hilda Badaró, apresentando ao público mais uma exposição de arte que vale a pena conferir. Além das doze telas que compõem a mostra do Cidadelle, a artista plástica ilheense está expondo também, concomitantemente, em dois outros espaços culturais da cidade: no Museu da Piedade e no Bataclan. “Imagens & Sentimentos”é o nome da mostra que está fragmentada nestes três pontos de Ilhéus. Constitui-se de pinturas datadas de 2011 a 2015, em acrílica sobre tela, algumas aquarelas e desenhos em canetas pigmentadas. Os temas são variados, preferencialmente abordando temáticas espiritualistas e regionalistas, sempre guardando a característica da arte primitiva, naif, pura, primando pela expressão e não pela técnica. A arte de Jane Hilda chama atenção pela originalidade. Assim é que é comercializada com frequência para além das fronteiras regionais, e assim também é que é bem visitada nas redes sociais, através da page 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Laudato si' é um chamado para todas as pessoas, afirma líder inaciano

Três temas da nova encíclica do papa se destacam em particular para o diretor da Ignatian Solidarity Network [Rede Inaciana de Solidariedade] com sede nos Estados Unidos.
A reportagem é de Brian Roewe, publicada por National Catholic Reporter-Christopher Kerr, diretor-executivo do grupo de justiça social que trabalha com as universidades, colégios e paróquias jesuítas dos Estados Unidos, disse o primeiro tema que se destacou foi como o subtítulo da encíclica – "Sobre o cuidado da nossa casa comum" – estava articulado em todo o documento.
"Francisco usa frases como 'toda a família humana', 'herança compartilhada', 'relação de mutualidade' e 'problema global com a realidade interligada', relacionar essa ideia e também indica especialmente que a Laudato si' é um apelo a todas as pessoas, não apenas aos católicos", disse.

UESC realiza o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

“Educação Matemática e contextos da diversidade” visa a expansão da pesquisa e das discussões.
O 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), com o tema central “Educação Matemática e contextos da diversidade”, será realizado pela Universidade Estadual de Santa a Cruz – UESC no período de 29 a junho a 1º de julho. O evento, com discussões mais circunscritas à pesquisa, é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e já conta com inscrições de 600 pesquisadores e alunos de pós-graduação do Brasil, Portugal, Espanha e Colômbia. 

Cacau encarece e gera prejuízo para a suíça Barry Callebaut

Salto nas cotações do produto foi o motivo da queda das margens de lucro da empresa
Com avanço nas cotações, analista estima que os ganhos por ação da empresa suíça caíram 3% (Foto: Alisson Fagundes/Ed. Globo)
O salto de 10% nas cotações do cacau nos últimos dois meses vem gerando prejuízos para a fabricante suíça de produtos de chocolate e cacau Barry Callebaut, segundo o analista do banco Vontobel, Jean-Philippe Bertschy.
As margens de lucro da companhia caíram, já que a empresa paga mais pela amêndoa e obtém menos retorno com a venda de seus produtos finais, como pó e manteiga de cacau. "As margens de lucro caíram de 2,75 vezes em relação ao custo, registradas no primeiro semestre de 2015, para cerca de 2,60 vezes", afirma Bertschy.
O analista estima que os ganhos por ação da empresa diminuíram em torno de 3%. "Enquanto a demanda global por produtos de chocolate se mantiver moderada, a empresa terá de atuar em um ambiente altamente desafiador em sua divisão de cacau. Estamos mantendo uma postura de cautela neste estágio de avaliação", conclui.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Segundo governo grupo chinês pode participar da construção da Fiol e investir R$ 1 bilhão

Com a experiência de ter construído 67% da malha ferroviária da China, a Companhia de Engenharia Ferroviária da China (China Railway Engineering Group) poderá participar da construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A empresa vai estudar a possibilidade de participar da implantação do trecho de aproximadamente 500 quilômetros de trilhos, entre os municípios de Caetité, na Bahia, e Campinorte, em Goiás, para se entroncar com a Ferrovia Bioceânica, ligação entre o Brasil e o Peru, que está sendo estudada pelos governos do Brasil e China. 
A companhia chinesa possui R$ 1 bilhão em caixa para investimentos no Brasil e a Bahia é um dos alvos. Tudo isso foi apresentado em reunião realizada, na noite de terça-feira (16), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em Salvador, entre o secretário Jorge Hereda, o subsecretário Paulo Guimarães e o vice-presidente da China Railway, Song Jingjing, durante apresentação de projetos de interesse do grupo chinês para investimentos no estado. 

Sistema logístico

Reitores brasileiros discutem parcerias para inovação e mobilidade com universidades canadenses



 Nesta quinta(18) a comitiva da ABRUEM - Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais no Canadá, em Toronto, visita a Universidade OCAD, Universidade Ryerson e participa de um diálogo Canadá­Brasil sobre parcerias entre Universidades­Setor para Inovação e Mobilidade.
Ontem (17), o reitores participaram de uma mesa-redonda Canadá­ Brasil, quando discutiram sobre "Criação de parcerias para a prosperidade através da diplomacia do conhecimento". A Comitiva foi recebida pelo Governador-Geral do Canadá, Sr. David Johnston, que apresentou, em seu discurso, as boas vindas aos membros da comitiva brasileira.
Durante a cerimônia foi realizada a assinatura do Memorando de Entendimento Universities Canada – ABRUEM, onde a Presidente da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais, reitora da UESC, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro e o Presidente e CEO da Universities Canada, Sr. Paul Davidson representaram as instituições. Ainda na parte da manhã ocorreu uma visita à área da Colina do Parlamento, Canal Rideau.

Laudato si': a íntegra e um "guia" para a leitura da Encíclica

Foi lançada, oficialmente, a Carta Encíclica Laudato Si' do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum.

Para ler a íntegra do texto, em português, clique aqui.
Também pode ser visto, clicando aqui, um vídeo, de 6min18s, de divulgação da encíclica.
Um vídeo, em tom humorístico, sob o título Papa Francisco na Encíclica: a batalha heroica contra a mudança climática, pode ser visto clicando aqui.
A seguir um guia de leitura do texto, divulgado através da Radio Vaticano

Este texto oferece um instrumento de suporte para uma primeira leitura da Encíclica, ajudando a compreender o seu desenrolar na totalidade e a identificar as linhas principais. As primeiras duas páginas apresentam a Laudato si’ na sua globalidade; depois, cada página corresponde a um capítulo, indica seu objetivo e reproduz alguns trechos significativos. Os números entre parêntesis remetem aos parágrafos da Encíclica. As últimas duas páginas oferecem o índice completo.
Um olhar por inteiro

Coaraci promove Arraiá da Cidadania de 20 a 23 de junho

Situada a 47 quilômetros de Itabuna, a cidade de Coaraci se prepara para receber visitantes de toda a região no 7º Arraiá Cultural da Cidadania. A festa começa neste sábado (20) e terá 20 atrações na Praça de Eventos do município. A promessa é de muita animação até 23 de junho, véspera do São João.
A abertura da festa, no dia 20, terá Forró Caxangá, Wanderley Novaes, Forró Vó Filu e Missinho e Banda. No domingo (21) o arrasta-pé fica por conta do Forró Xote Apimentado, Rian Girotto & Henrique, Banda Realce, Mistura Light e Forró Quebra-Barraco. 

A importância da leitura no período das férias escolares

 O desenvolvimento do hábito permanente da leitura é um processo constante, inicia-se no lar, aperfeiçoa-se na escola e perpetua vida a fora
No período das férias escolares é natural que as crianças queiram acordar mais tarde e brincar à vontade, para aproveitar o tempo livre. Muitas delas passam o dia, jogando vídeo games, assistindo televisão ou navegando na internet, tornando a leitura pouco procurada nos momentos de lazer. 
Contudo não é porque estão longe da escola que devem se afastarem dos livros, afinal, eles são uma fonte inesgotável de prazer, que aguça a imaginação e, quanto mais cedo os pais ficarem cientes da relevância da leitura, mais experiências literárias surpreendentes os filhos terão ao longo da vida. 
De acordo com Ana Claudia Assis, vice-diretora do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, “é importante salientar, que existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o interesse pela leitura: a curiosidade e o exemplo. Os pais devem ler mais para seus filhos e para si próprios, assim, inspiram às crianças a fazerem o mesmo, procurar espontaneamente”, relata.

Itabuna vai sediar 1º Mutirão Nacional de Cirurgia Bariátrica

Atualmente com o apoio da Prefeitura oito cirurgias bariátricas são realizadas mensalmente na cidade, o que garantiu que Itabuna fosse reconhecida como referência nacional no procedimento pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Para oficializar este reconhecimento, no próximo dia 2 de julho, acontece o 1º Mutirão Nacional da Cirurgia Bariátrica, em Itabuna, quando em um único dia seis cirurgias serão realizadas. Além disso, médicos de diversas partes do Brasil visitarão a cidade. 

São João Batista padroeiro do Pontal em Ilhéus

A Igreja Católica festeja a natividade de São João Batista, no dia 24 de junho. Padroeiro do bairro de Pontal, na zona sul da cidade. O Pontal de São João, com,o era chamado até o começo do século passado a festas juninas sempre foram o ponto alto das comunidades, à época, formada por uma maioria de pescadores.
Até os dias de hoje as comemorações incluem quermesse e shows folclórico na praça São João, em frente a Igreja Católica do bairro.
Programação - Todos os dias: 19:30 horas
1a. novena - Dia 15 de junho - Segunda feira
"O sopro renovador do Espírito Santo ontem e hoje na Igreja" 
Pregador: Pe. José Alvino de Cristo
Leituras: At 19,1-8 Salmo 67 - Evangelho Jo 16,29-33 (lecionário página 374-375)
Convidados: Movimento dos Focolares, Irmãs Palotinas, Instituto N. Srª da Aurora, AMOP, Colônia dos Pescadores.
Benção: para os Idosos
Paróquias homenageadas: T. Vilela, Iguape, Barra, Malhado e Av. Esperança
Liturgia: Ap. da Oração e Pastoral da Criança
Ministério de Música: Servir e adorar

Ilhéus comemora 481 anos de história com shows e entrega de obras


As festividades incluem o Viva Ilhéus, evento realizado no Parque de Exposições, com a participação de grandes estrelas da música, como a cantora Daniela Mercury
As comemorações pelos 481 anos de história do município de Ilhéus serão marcadas por uma ampla programação que inclui eventos, solenidades, shows musicais e entregas de obras. No dia 28 de junho, um domingo, quando se comemora o dia da cidade, as festividades contarão com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, que receberá a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, como anunciado pelo prefeito Jabes Ribeiro.

Governo Rui Costa não demonstra vontade política para atender reivindicações



Foto: Ascom Aduneb (Fonte ADUSB)
A contraproposta do Movimento Docente para a minuta substitutiva da lei 7176/97 foi entregue ao governo nessa terça (16). Sobre os outros pontos da pauta de reivindicações, o governo Rui Costa (PT) mostrou sua incapacidade de negociar e não apresentou avanço. O Fórum das ADs foi duro na defesa do respeito aos direitos trabalhistas e afirmou que não aceitará absolutamente nenhum ataque à carreira ou ao Estatuto do Magistério Superior. Pressionado, o governo se comprometeu a apresentar proposta e uma nova reunião foi agendada para a quinta (18) às 15h.

Papa cobra 'ação imediata' para salvar o planeta do aquecimento global

O papa Francisco durante discurso na praça de São Pedro, no Vaticano(Giampiero Sposito/Reuters)

Na encíclica 'Laudato Si - Cuidados de Nosso Lar Comum', Francisco marca uma postura incisiva da Igreja contra o aquecimento global e pede por mudanças do estilo de vida

(Revista Veja) - O papa Francisco cobrou nesta quinta-feira ações imediatas para salvar o planeta da ruína ambiental, fazendo um apelo aos líderes mundiais para ouvirem "o grito da terra e o grito dos pobres" e colocando a Igreja Católica no meio das controvérsias políticas sobre as mudanças climáticas. No primeiro documento papal dedicado ao meio ambiente, o Francisco pede por uma "ação decisiva, aqui e agora" para deter a degradação ambiental e o aquecimento global, diretamente apoiando cientistas que dizem ser provocado principalmente pela ação humana. Na encíclica "Laudato Si [Seja Louvado] - Cuidados de Nosso Lar Comum", Francisco pede por uma mudança do estilo de vida nos países ricos de uma cultura de consumo "descartável" e o fim de "atitudes obstrucionistas" que às vezes colocam o lucro acima do bem comum.

São João na Bahia está ameaçado por ação do Ministério Público do Estado

Diante da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, através da promotora Rita Tourinho, que visa impedir que convênios sejam firmados com diversos municípios para a realização de festejos juninos no interior, a Procuradoria Geral do Estado se posicionou através de nota, afirmando que adotará as medidas judiciais cabíveis visando sustar os efeitos da decisão liminar.
De acordo com a PGE, o acolhimento da ação comprometerá as festividades juninas em diversos municípios, uma vez que estes não poderão custear as atrações e a infraestrutura necessária aos eventos.
Em nota, o governo esclarece que “os convênios referidos se submeteram a prévia seleção pública dos municípios beneficiados, mediante critérios objetivos, não impugnados por quaisquer dos participantes, observando os princípios administrativos”.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

''Ecoencíclica'' do papa pode agitar um vespeiro

O Papa Francisco fez uma oração nesse domingo pela sua próxima encíclica sobre o ambiente, pedindo a bênção de Deus para que "todos possam receber a sua mensagem". A se julgar pelo clima antes ainda que o documento apareça, no entanto, obter essa graça pode ser um milagre.
A reportagem é de Inés San Martín, publicada no sítio Crux, 16-06-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Em um sinal de agitação, a revista italiana L'Espresso postou na segunda-feira uma versão preliminar da Laudato si', o título da encíclica, três dias antes da sua data de lançamento oficial, nesta quinta-feira.
O Vaticano chamou o vazamento de "hediondo" e suspendeu as credenciais de imprensa do veterano vaticanistaSandro Magister. O chefe do departamento de língua alemã da Rádio Vaticano chamou o caso de "sabotagem" por parte de alguém que quer prejudicar a mensagem do papa.
Se fosse, de fato, uma tentativa de minar a encíclica, a L'Espresso não seria a primeira a sair do armário.

Reitores brasileiros se reúnem com o Departamento de Relações Exteriores Comércio e Desenvolvimento do Canadá

Continuam as atividades da Missão Internacional da ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, no Canadá. Nesta quarta-feira(17), os participantes da Missão Internacional permanecerão em Ottawa, onde chegaram ontem(16) e participam da mesa-redonda "Canadá/Brasil: Criação de parcerias para a prosperidade através da diplomacia do conhecimento," reunião com o Departamento de Relações Exteriores Comércio e Desenvolvimento (DFATD) e associações do setor educacional, além de uma recepção presidida pelo Embaixador do Brasil no Canadá.

Francisco e a Criação segundo o Papa Francisco

“A contínua aceleração das mudanças da humanidade e do planeta se une hoje à intensificação dos ritmos de vida e de trabalho, naquela que alguns chamam, em espanhol, “rapidación” (aceleração). Embora a mudança faça parte da dinâmica dos sistemas complexos, a velocidade que as ações humanas lhe impõem hoje contrasta com a natural lentidão da evolução biológica. A isso se acrescenta o problema que os objetivos desta veloz e constante mudança não são necessariamente orientados ao bem comum e a um desenvolvimento humano, sustentável e integral”, escreve o Papa Francisco no XVIII parágrafo de sua encíclica, dedicada aos temas do ambiente, a “casa comum” da qual cada um deve cuidar. 
jornal Corriere della Sera - 
Da contaminação dos rejeitos ao superaquecimento global

terça-feira, 16 de junho de 2015

Reitora da UESC coordena comitiva de reitores no Canadá

 Adélia Pinheiro é presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.
A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, está coordenando a Missão de reitores ao Canadá, que está visitando universidades situadas em Montreal, Ottawa, Toronto, Hamilton, Guelph, Whistler, Vancouver e Calgary. 

Liquidez de cacau está ameaçada

Com a retração da demanda do chocolate, as indústrias processadoras, também estão diminuindo o seu interesse de compra da matéria-prima
A queda nas vendas de chocolate do Brasil apontadas no início do ano, e a redução das vendas da Páscoa, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e derivados (Abicab), com queda de 30%, em comparação à Páscoa do ano passado são os fatores que estão influenciando uma crise que se instala no mercado interno de cacau. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lagoa Encantada: Um encanto preservado pelo cacau

 (Por Nancy Macedo) O cultivo do cacau à sombra da Mata Atlântica no sul da Bahia, oportunizou riquezas aos cacauicultores e contribuiu sobremaneira com a conservação ambiental. Um exemplo dessa preservação é a Lagoa Encantada.
Localizada a 22 km do centro de Ilhéus, a Lagoa Encantada está envolvida por uma APA (Área de Preservação Ambiental), coberta por vegetação nativa, que preservou os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade, espécies da fauna e flora e assegura o bem-estar da população.
A Lagoa Encantada é formada por um espelho d’água de 6,4 Km2, com ilhas flutuantes que se movem de uma margem a outra. É cercada, também, por uma série de lendas e curiosidades preservadas ao longo dos anos e fazem parte do folclore ilheense, a exemplo da “casa da sereia”, que acredita-se que fique bem ao centro da Lagoa, debaixo de uma pedra. E foi justamente por conta dessas lendas e contos que o local recebeu o nome de Lagoa Encantada.
Próximo à Lagoa Encantada existem duas quedas d´água, onde é possível tomar banho e desfrutar da paisagem do local. Também é possível, para os mais corajosos, praticar rapel na cachoeira do rio Apepique, que corre ao encontro da Lagoa. A culinária local é um atrativo à parte. Feita com o peixe da própria Lagoa, a moqueca do robalo é uma delícia que não pode ficar fora do roteiro.
A visita à Lagoa Encantada é um programa indicado para toda a família, para reunir os amigos, para descansar, renovar as energias e surpreender-se com as belezas naturais da região, como destacou a gerente de hotelaria, Cláudia Meneguete: “A Lagoa [Encantada] superou as expectativas, não imaginava ser tão bonito. É um local que dá a possibilidade de contato direto com a natureza, com uma simplicidade encantadora, comida boa e ainda nos possibilita desligar do dia a dia que é tão corrido. Estou saindo revitalizada, adorei o lugar e com toda certeza recomendarei para outras pessoas”, disse.

Núcleo da Dança apresenta hoje o clássico e o regional no balé junino

 As professoras Isabela e Luciana Kruschewsky, diretoras da Academia Núcleo da Dança apresentam, nesta segunda-feira(15), na Tenda Popular de Ilhéus, na Av. Soares Lopes, o espetáculo de dança "Balé Junino" às 18 horas. O publico vai poder assistir a uma apresentação de alunas e alunos, mostrando que os pliés e relevés podem muito bem se encaixar com o triângulo, acordeom e zabumba.
O casamento proposto pela professora Kruschewsk “Parece estranho, mas funciona e é um espetáculo alegre e bonito”, garantem os país já acostumados com as apresentações do Núcleo da Dança, nesta época do ano. 
"Há alunos com 4 anos de idade já sabendo acompanhar alguns passos. Uma turma de crianças vai dançar, na presença de pais, mestres e amigos. Fazemos sempre antes das férias essa interação, uma atividade diferente e divertida. É, também, uma forma de os pequeninos se familiarizarem, aos poucos com o palco, além de aprenderem uma forma distinta de se encarar o balé”, frisa a professora.
A turmas mas experientes e o corpo de baile da Academia vão apresentar coreografias das professoras . O espetáculo do Núcleo da Dança terá uma única apresentação. Os ingresso custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na bilheteria da Tenda Popular de Ilhéus

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Curso de Administração da Faculdade Madre Thaís recebe conceito 4 do Inep

O curso de Administração da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus (BA), obteve conceito final 4 no relatório da avaliação in loco realizada por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A mensagem do Sistema e-MEC com o resultado da avaliação foi enviada às diretorias Acadêmica e Administrava da Faculdade.
O conceito possui uma escala que varia de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. O avaliadores consideraram os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES e no instrumento de avaliação para o curso de Administração da Faculdade Madre Thaís que apresenta um perfil de qualidade "muito bom".

Padre é encontrado morto e amarrado dentro de casa na Boca do Rio

Padre foi encontrado morto dentro de casa Foto Google Maps
O corpo de Antônio Alves de Almeida foi localizado por uma vizinha
Um padre foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (11), no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Segundo a polícia, o corpo de Antônio Alves de Almeida foi localizado por uma vizinha amarrado e com sinais de violência dentro da casa onde morava, na rua Heitor Dias.
Uma equipe da Polícia Militar esteve no local por volta das 22h30 e isolou a área. Segundo testemunhas, padre Almeida - como era conhecido - estava com marcas de cortes na cabeça e no pescoço. 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Jequitibá: horário especial e muito forró em junho

O Shopping Jequitibá esta vivendo um mês de junho dentro do clima e do ritmo das festa juninas, motivando o público consumidor a freqüentar as dependências do empreendimento, sob decoração especialmente preparada para o mês, quando conhecerão as suas novidades para o período, para se divertir nas áreas de lazer e curtir muito forró, que nessa época é o ritmo da moda. 
O Arraiá do Jequitibá, que já teve as atrações “Trio Iracema” e “Forró Primeiro Beijo” na terça e quarta passadas vai promover dias 9 e 10 apresentações do “Forró Genuíno” e do “Forró Carcará”. Os shows musicais com o tempero junino serão sempre na praça de alimentação do shopping e obedecendo o horário das 19 às 21 horas.
Horário especial

terça-feira, 9 de junho de 2015

Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia faz palestra na UESC nesta quarta-feira

Manoel de Mendonça Neto vai falar sobre 'Política de CT&I e as Universidades'
O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, Dr. Manoel Gomes de Mendonça Neto, apresenta palestra, nesta quarta-feira(10), às 9h30min, no auditório do curso de Direito da Universidade Estadual de Sana Cruz. O tema será 'Política de CT&I e as Universidades'. Ao término da palestra, aberta ao público interessado, será disponibilizado um período para debate.
Nesta terça-feira (9), o secretário Manoel Mendonça Neto, acompanhado do chefe de gabinete Roberto Dantas de Pinho visitou na manhã desta terça-feira(9), o campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus-BA.

Fé e Alegria abre evento do Dia Mundial do Meio Ambiente realizado pela MARAMATA em Ilhéus

As crianças apresentaram músicas autorais e coreografias desenvolvidas em oficinas realizadas na Fundação.
Com muita animação, crianças da Fundação Fé e Alegria de Ilhéus, se reversaram no palco da última sexta-feira, 5, no evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente promovido pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). O evento aconteceu na sede da Universidade, no bairro Nova Brasília, em Ilhéus.

Inscrição para vestibular 2015.2 da Faculdade Madre Thaís até dia 13

A prova será realizada domingo (14), na sede da FMT.
A Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus-BA, está com inscrições abertas para o vestibular 2015.2, com oferta de vagas em seus cursos presenciais. Os interessados terão até o dia 11 de junho para se inscrever pela internet (www.faculdademadrethais.com.br) e até o dia 13 junho para a inscrição presencial, na Av. Itabuna, 1491, Ilhéus (BA). A prova será realizada das 09 às 13 horas, do dia 14 de junho, na sede da FMT.
Mas, na Faculdade Madre Thaís o candidato tem a opção para agendar a data que lhe convém para a sua prova. Para isso basta solicitar o agendamento da data, que será aplicada a prova, na secretaria da Faculdade, no momento em que estiver efetivando a sua inscrição presencial. A FMT foi a primeira instituição de ensino superior do Sul da Bahia a implantar o sistema de agendamento de provas para beneficiar aos candidatos.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Chocolate do Sul da Bahia é destaque de festival internacional

Evento é gratuito e acontece de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções
Assim como um bom vinho, o sabor e o aroma do chocolate também expressam aspectos do solo, clima e geografia de sua região produtora. Por isso, a busca por frutos perfeitos e amêndoas selecionadas do cacau gourmet tem mobilizado produtores do chamado Chocolate de Origem, com identidade sulbaiana. É o caso da marca Cacau Amado, que será lançada oficialmente no 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, realizado de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções de Ilhéus.