sexta-feira, 31 de julho de 2015

Árbitros da UESC vão atuar nos Mundiais de Triathon e Paratriatlon neste final de semana

Prof Alberto Kruschewsky e  sua equipe de árbitros
 A União Internacional de Triathlon (ITU) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) convocaram o professor Alberto Kruschewsky, juntamente com Rory Wesley e Daniel Mazzutti, alunos do curso de Educação Física, Neto Madureira aluno do curso de Enfermagem e Claudio Rosa, graduado em Educação Física na Universidade, para compor a Equipe de Arbitragem dos Mundiais de Triathon e Paratriatlon . Todos,professor e estudantes são árbitros da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 
Os eventos serão realizados neste final de semana na cidade do Rio de Janeiro. Desde o inicio da semana os cinco participam de um curso no Hotel Rio Othon Palace em Copacabana, que formará árbitros com status para atuarem em grandes eventos como a Olimpíada.

Abude assume a presidência da ACI com a missão de intensificar a participação nas decisões municipais

Emoção e determinação marcaram a noite desta quarta-feira, 29, na cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Comercial de Itabuna (ACI), para o biênio 2015/2017, que aconteceu na AABB da cidade, que a partir de então, passa a ser gerida pelo presidente eleito, o empresário, Ronaldo Abude Eustáquio da Silva, que sucede Luiz Roberto Vieira Ribeiro.
A ACI com 107 anos de fundação já teve à frente grandes nomes do empresariado local, tornando-a uma entidade atuante e de grande destaque no cenário municipal. A última gestão, que teve Luiz Ribeiro como presidente, deu seguimento ao histórico de conquistas da Associação, dentre elas, a aprovação do voto aberto na Câmara de Vereadores. 

Academia Núcleo da Dança apresenta-se em dezembro no Centro de Convenções

Isabella Kruschewsky
 Os espetáculos de Ballet, Jazz, Dança de Salão e outros estilos reúnem alunos,professoras e convidados.
O espetáculo de final de ano da Academia Núcleo da Dança será realizado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Segundo a bailarina e professora Isabella Kruschewsky, a apresentação, com todos as modalidades de dança praticadas no Núcleo, será em dezembro e determina o inicio das férias da Academia, reunindo os alunos, professores e convidados.
Mesclando a técnica, o teatro e o lúdico a Academia Núcleo da Dança para 2015 vai oferecer ao público números de ballet, jazz, dança de salão e outros estilos. O ballet terá coreografias de Isabella Kruschewsky e os figurinos da a assinatura da coreógrafa e estilista Tânia Agra (Rio de Janeiro. O jazz, contará com a experiência da professora e bailarina Luciana Kruschewsky e a dança de salão, com a professora Bianca Lavigne. 

Começam as atividades letivas da Faculdade Madre Thaís

As aulas, de todos os cursos, diurno e noturno, serão retomadas nesta segunda-feira (3).
As atividades referentes ao segundo semestre do ano letivo-2015, da– Faculdade Madre Thaís (FMT), começaram com o Seminário Pedagógico reunido os coordenadores e professores dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Logística, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos. O encontro começou no dia 28 e terminou dia 30 no auditório Dr. Cid Gesteira.
As aulas, de todos os cursos, diurno e noturno, terão inicio nesta segunda-feira (3).Os cursos da FMT vêm sendo bem avaliados pelo MEC com os melhores índices Geral de Cursos (IGC). Trata-se de um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. São considerados os indicadores como, aprendizagem dos discentes, titulação e carga horária dos docentes, qualidade nos processos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão, gestão e infraestrutura da IES. 
A FMT retoma as atividades letivas do segundo semestre com o seu Núcleo de Prática Jurídicas que inclui o Escritório Modelo de Advocacia e o Balcão de Justiça e Cidadania, em pleno funcionamento.A implantação destes mecanismos coloca a Faculdade mais próxima da comunidade. O Escritório de Advocacia, além de suas atividades didático-pedagógicas, introduz o estudante nas práticas da advocacia, desenvolvendo práticas extensionistas, prestando assistência jurídica gratuita à comunidade externa, principalmente às pessoas mais carentes. O expediente do Escritório é no período da manhã, das 8 às 12 horas, das segundas às sextas-feiras.
Já o Balcão de Justiça e Cidadania (BJC), está aberto para o atendimento ao público das 13h30min às 17h30min, também, das segundas as sextas-feiras. Todos estão instalados na sede da Faculdade situada na Av. Itabuna, 1491, oferecem serviços inteiramente gratuitos à população do município. Conta com uma estrutura de pessoal que envolve coordenadores, professores, duas estagiarias administrativas, estudantes voluntários e matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado III. Todos subordinados ao coordenador do curso de Direito da FMT.

Prefeito de Ilhéus cobra ao Estado solução para o bairro São Domingos

 A pedido do prefeito Jabes Ribeiro, o secretário Marcus Cavalcanti enviará a Ilhéus o engenheiro especialista Aleixo Belov
O grave problema do avanço da maré, que já prejudicou o Bairro São Miguel e agora ameaça a comunidade do Bairro São Domingos, no litoral norte da cidade, constitui um grande desafio para o Município de Ilhéus. Nesta quinta-feira, 30, pela manhã, em contato com o secretário de Infraestrutura e Transportes da Bahia, Marcus Cavalcanti, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, cobrou também ao Estado uma solução para a tragédia natural que assola a localidade.
Conforme disse o prefeito, a erosão marítima causa insegurança ao bairro e pode prejudicar a ligação com o município de Itacaré, através da rodovia BA-001. O secretário Marcus Cavalcanti assegurou ao gestor ilheense que na próxima terça-feira, dia 4 de agosto, enviará à cidade o superintendente de Infraestrutura e Transportes do governo baiano, Saulo Pontes, acompanhado pelo engenheiro e navegador Aleixo Belov, um dos maiores especialistas em questões náuticas, para avaliarem o fenômeno do avanço do mar no litoral norte de Ilhéus.

X Conferência de Assistência Social de Ilhéus será quinta-feira(6)

Secretário Jamil Ockè
Trabalhadores, usuários dos serviços socioassistenciais e o poder público realizaram discussões sobre cinco dimensões do Sistema Único de Assistência Social (Suas) como preparação para a conferência nacional
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus realizou, pela primeira vez nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pré-conferências com o tema “Consolidando o SUAS de vez, rumo a 2026”. De acordo com o titular da SDS, Jamil Ocké, esses eventos são preparatórios para a X Conferência Municipal de Assistência Social de Ilhéus, que acontecerá em 06 de agosto, no Centro de Convenções, das 07h30min às 17h.
Os temas propostos serão debatidos durante a conferência para que as propostas sejam aprovadas e enviadas à conferência estadual. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Arnaldo Silva, “a execução das pré-conferências foi um sucesso e o objetivo foi cumprido, tendo os participantes discutido as cinco dimensões propostas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)”.

Hoje a Missa de Sétimo Dia para a Jornalista Janete Badaró

Badaró foi uma das precursoras da assessoria de imprensa na região. A missa será realizada na Igreja Matriz de São Jorge às 17 horas
Os filhos da jornalista e escritora Janete Badaró (Arilton Carlos, Jane Kátia, Jane Suely, Carlos Alberto Filho e Jane Hilda) convidam para a celebração da missa de sétimo dia que acontece nesta sexta-feira, 31 de julho, às 17 horas, na igreja matriz de São Jorge, em Ilhéus. Nascida em Ilhéus, em 16 de julho de 1935, filha de Ariston Bastos Mendonça e Beatriz Neves Mendonça, Janete faleceu no último sábado, dia 25, em Ilhéus, por problemas de saúde.
Advogada, professora, membro da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Seccional Sul – e da Academia de Letras de Ilhéus, Janete Badaró foi uma mulher de grande destaque na sociedade ilheense e regional por sua atividade intelectual. Foi fundadora e editora do Ilhéus Jornal e da Ilhéus Revista, e exerceu o cargo de Chefe de Divulgação do Município de Ilhéus, durante o primeiro mandato do então prefeito Antonio Olímpio.

terça-feira, 28 de julho de 2015

O Grande Banquete

Delza Schaun - Um dos artistas plásticos brasileiros com maior visibilidade no exterior e um dos mais queridos pelos baianos por conta das inúmeras obras espalhadas por toda Salvador, Bel Borba honra seu amigo e parceiro Ricardo Ferreira ao oferecer uma das suas magníficas obras para ilustrar a capa do livro "O Grande Banquete – a Transformação e o Templo", cujo o evento de lançamento em Ilhéus acontece no dia 7 de Agosto, na Academia de Letras, a partir das 18:30hs.a

Escritório Modelo de Advocacia da Faculdade Madre Thaís inicia atendimento dia 3

O atendimento no Escritório e no BJC é gratuito e para toda população.
Na próxima segunda-feira (3 de agosto), o Escritório Modelo de Advocacia da Faculdade Madre Thaís (FMT), vai iniciar o atendimento ao público. O expediente será no período da manhã, das 8 às 12 horas, das segundas às sextas-feiras, para casos, na área cível, que não tenham logrado acordo extrajudicial.
No ultimo dia 27, o curso de Direito da FMT colocou em funcionamento, para atender, principalmente população menos favorecida economicamente, o Balcão de Justiça e Cidadania (BJC), com a supervisão da professora Caroline Braúlio. O atendimento ao público é feito das 13h30min às 17h30min, também, das segundas as sextas-feiras. Os instrumentos, instalados na sede da Faculdade situada na Av. Itabuna, 1491, oferecem serviços inteiramente gratuitos à população do município e fazem parte do Núcleo de Prática Jurídica, coordenado pela professora Silvana Vieira Lins. 

Com lançamento de livro, Biblioteca Pública de Ilhéus se consolida como espaço multicultural

O livro Colcha de Retalhos: uma declaração de amor foi lançado na última sexta, 24, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro
A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filhos, localizada no centro de Ilhéus, se consolida como um ambiente multicultural. Na última sexta-feira, 24, o espaço sediou o lançamento do livro Colcha de Retalhos: uma declaração de amor, de Ângela Barbosa. A obra é uma homenagem a avó da autora, que era costureira. Participaram do evento, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, os secretários de Cultura, Paulo Atto, e de Relações Institucionais, Frederico Vésper, familiares e amigos da autora.
Durante o lançamento, poemas do livro foram recitados por personalidades como Árleo Barbosa, Juliana Menezes, Naiara Rocha e pela autora. A obra é um compilado de textos escritos em momentos de saudades. Além de contar a história de vida e experiências de dona Guiomar, a escritora faz também uma analogia entre vida e a colcha de retalhos. Pois, segundo Ângela Márcia, as experiências que adquirimos ao longo da vida são como costuras de retalhos numa colcha, e que cada ser humano possui particularidades que os diferenciam.

ACI empossa nova diretoria nesta quarta, 29

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI estará empossando a sua nova diretoria executiva (Assembleia Geral, Conselho Diretor e Comissão de Contas) nesta quarta-feira, dia 29, às 19 horas, em uma cerimônia de posse, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Itabuna. 
A nova diretoria foi eleita no mês passado e será presidida pelo empresário Ronaldo Abude Eustáquio da Silva no período de 2015-2017, com o propósito de dar continuidade às ações de valorização da classe empresarial, aliadas a busca pela resolução dos interesses em comum da sociedade itabunense. 
Abude estará sucedendo o empresário Luiz Roberto Vieira Ribeiro, que durante sua gestão abriu espaço ao debate com a sociedade e, juntos, conquistaram a aprovação do voto aberto na Câmara de Vereadores de Itabuna.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

VI Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus destaca avanços e novos desafios da saúde pública

A palestrante magna, a médica e reitora da UESC Adélia Pinheiro, destacou os desafios e avanços da saúde pública brasileira.
A VI Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus foi aberta nesta quinta-feira, 23, às 19h, no Auditório da Faculdade Madre Thaís, pela conferencista Magna, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Dra. Adélia Pinheiro. A solenidade de abertura teve participação de cerca de 200 pessoas, que discutiram o tema central “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, ministrada pela conferencista magna e reitora da UESC, Dra. Adélia Magna.

O evento contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do Vice, Carlos Machado (Cacá), do Secretário de Saúde e Presidente da Conferência Municipal, Antônio Ocké, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fred Oliveira, da Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul Ilhéus, Mariza Eduane Pinheiro, do Diretor Geral da Faculdade Madre Thaís, Dr. Eusínio Gesteira, demais secretários, vereadores, autoridades, comunidade e imprensa.


Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro saudou todos os presentes e destacou a importância dos gestores estimularem a realização da conferência para discutir e avaliar o real cenário da saúde pública do país, trazendo discussões, propostas e avanços para o munícipio. “Atividades como esta garantem a melhoria do sistema público de saúde através da cooperação entre os diversos setores sociais”.

Em sua palestra, a médica e reitora da UESC, Adélia Pinheiro, destacou os grandes desafios e os avanços da saúde pública brasileira, onde 90% da sociedade utiliza o SUS. “As demandas da saúde são inúmeras, hoje temos o desafio de superar a distância entre o direito formal e o real, garantir espaços democráticos de construção e o acesso a informação e principalmente defender incondicionalmente os princípios constitucionais do sistema”.

Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade Madre Thaís funciona a partir de segunda-feira

Eusínio L Gesteira,Desembargador Eserval Rocha, professores
 Josevandro Nascimento e Caroline Bráulio
O atendimento é gratuito, voltado para a população carente da cidade
A partir desta segunda-feira(27), a população de Ilhéus passa a contar com mais um importante mecanismo de democratização do acesso à Justiça. O Balcão de Justiça e Cidadania (BJC), da Faculdade Madre Thaís (FMT), situada na Av. Itabuna, 1491, vai oferecer serviços inteiramente gratuitos à população menos favorecida economicamente. Trata-se de uma unidade de mediação e orientação jurídica possibilitando a descentralização das ações do Poder Judiciário.
O BJC, coordenado pelo professor Josevandro Nascimento, terá a supervisão da professora Caroline Braúlio, com estagiários do Curso de Direito, que farão o atendimento ao público das 13h30min às 17h30min das segundas a sextas-feiras. Para o diretora Geral da FMT, Eusínio Lavigne Gesteira, "essa é uma das formas da Faculdade Madre Thaís devolver, em forma serviço, o conhecimento que é repassado pelos professores aos alunos, futuros profissionais que serão colocados no mercado." 

Do tráfico à inovação, transformação de Medellín é tema de encontro gratuito

Ex-secretário de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social da cidade, Jorge Melguizo, vem a Salvador, Lauro de Freitas e Ilhéus
Salvador - Como uma cidade se transforma de capital do crime e do tráfico de drogas à mais inovadora do mundo? Um dos atores envolvidos no renascimento de Medellín, na Colômbia, o ex-secretário das pastas de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social da cidade, Jorge Melguizo, vem a Lauro de Freitas, Salvador e Ilhéus para participar do evento gratuito Encontros Criativos, realizado pelo Sebrae. Sob o tema “Medellín - Cidade Criativa”, as palestras acontecerão nos dias 27, 28 e 29 de julho, respectivamente.
Após grandes intervenções urbanas, sociais, educacionais e culturais, que passaram pela cooperação público-privada, a segunda maior cidade colombiana se tornou um modelo de análise quanto a boas práticas no âmbito das políticas públicas. Voltado para empreendedores e profissionais da Economia Criativa, o encontro visa compartilhar elementos-chave para a construção de alianças duradouras entre governos e empresários, abordando exemplos práticos de mecanismos que podem ser utilizados na atividade turística.

Ouvidoria da UESC registro 120 ocorrências até o dia 21

Ate o dia 21 de julho de 2015, a Ouvidoria da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, registrou 120 manifestações, destas apenas três ainda não foram respondidas. A informação é da ouvidora da Universidade, Maria Luiza Silva Santos que participou, em Salvador, de evento promovido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), quando a Ouvidoria Geral do Estado divulgou um balanço das atividades no primeiro semestre deste ano e possibilitou a apresentação do novo Ouvidor Geral, Yulo Oiticica.

Prefeitura notifica Hospital Geral por descartar material infectante na rede pluvial

Unidade de saúde tem oito dias para apresentar defesa e as medidas necessárias para sanar o problema
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), notificou, na tarde desta quinta-feira, 23 de julho, a direção do Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF) por danos causados ao meio ambiente. Durante uma operação de fiscalização realizada no local foi constatado que a unidade de saúde, localizada no Alto da Conquista, descarta resíduos hospitalares diretamente na rede de drenagem pluvial.
De acordo com o chefe de Fiscalização Ambiental e Postura da Sema, Paulo Fonseca, a ligação feita pelo HGLVF leva dejetos hospitalares, como seringas e sangue, à rede de drenagem. “Esse sistema no qual vem sendo feito o despejo irregular desemboca justamente no mar e deveria levar somente água da chuva, que assim estava sendo contaminada”, afirma Fonseca. O ideal, segundo ele, é o HGLVF possuir uma estação própria de tratamento de resíduos, evitando danos ao meio ambiente.

Ferrovia Bioceânica pode ser saída para viabilizar a Fiol

Depois de ser completamente ignorada pelo governo no novo pacote de concessões anunciado no mês passado, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que está em construção na Bahia, passou a ser analisada como uma alternativa para viabilizar o traçado da chamada "Ferrovia Bioceânica", projeto previsto para cortar o Brasil e o Peru, ligando por trilhos os oceânicos Atlântico e Pacífico.Chineses, principais interessados no projeto, pediram informações à estatal federal Valec sobre a construção da Fiol, seu traçado e a previsão de ligar sua malha à Ferrovia norte-sul
Os chineses, principais interessados no projeto, pediram informações à estatal federal Valec sobre a construção da Fiol, seu traçado e a previsão de ligar sua malha à Ferrovia norte-sul.

Ilhéus é um dos destinos preferidos dos moradores de Salvador

Um dos destinos mais procurados pelos moradores de Salvador, que desejam viajar nos próximos cinco meses, é o próprio país. Segundo pesquisa realizada em Junho pelo Ministério do turismo, 78,1% irá tirar férias ou passear em alguma cidade do Brasil. No itinerário desses turistas nacionais, consta a cidade mais famosa do Sul da Bahia, Ilhéus.
Com o dólar em alta, aumentando a dificuldade dos brasileiros viajarem para o exterior, as agências apostam em um crescimento significativo no número de viagens internas, apesar do momento econômico. O MTur calcula que os feriados irão movimentar mais de R$ 18 bilhões somente este ano, o que deve reforçar o caixa dos hotéis, pousadas e agências de turismo. 
Para Luana Nascimento, assistente de Marketing dos Hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol, em Ilhéus, “o que antes era muito caro aqui no Brasil – passagens, hotéis e etc – e lá fora era mais barato, se inverteu. O turismo agora está concentrado no nosso país e isso é extremamente positivo para a economia brasileira, pois gera empregos, renda e ainda favorece todos os segmentos da sociedade. Nesse sentido, Ilhéus tem sido muito beneficiada, recebendo a visita constante dos soteropolitanos”.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Folha de São Paulo destaca: Lula busca FHC para discutir crise e conter impeachment

Os ex-presidentes Lula(PT) e Fernando Herique (PSDB)

fotos- Pedro Ladeira - 29.jun.2015/Fabio Braga - 24.mar.2015/Folhapress
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou amigos em comum a procurar seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, e propor uma conversa entre os dois sobre a crise política. O objetivo imediato do movimento é conter as pressões pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Há cerca de duas semanas, amigos de Lula discutiram separadamente com ele e Fernando Henrique a possibilidade de um encontro dos dois. Os contatos ocorreram às vésperas de o ex-presidente viajar de férias para a Europa.
Lula disse a aliados que a conversa poderia ser por telefone e antes de Fernando Henrique viajar. O tucano preferiu deixar a definição de um eventual encontro para ser discutida depois que ele voltar ao Brasil, em agosto.
Não foi o primeiro gesto de Lula na direção da oposição. Em maio, ele encontrou o senador José Serra (PSDB-SP) na festa de um amigo comum e o chamou para uma conversa reservada. Lula derrotou Serra na eleição de 2002.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Reitora da UESC fará palestra magna da Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus

As pré-inscrições para a conferência estão abertas até esta quarta-feira, 22
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro, será a palestrante magna da VI Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus, que começa nesta quinta-feira, 23, às 19h, no auditório da Faculdade Madre Thaís, na Avenida Itabuna. Doutora em Saúde Pública, Pinheiro falará sobre “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, tema central do evento.
Com pré-cadastros disponíveis no site http://www.ilheus.ba.gov.br/, a conferência se estenderá até a sexta-feira, 24, com palestras, grupos de discussão e eleição de delegados. O evento tem como um dos principais objetivos mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade ilheense acerca do direito à saúde e em defesa do SUS. 

Secretaria de Saúde confirma 106 notificações e 50 casos confirmados da Síndrome de Guillain-Barré na Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), informa que até as 10h desta terça-feira, 21, foram notificados na Bahia 106 casos da Síndrome de Guillain-Barré. Sendo 50 casos confirmados, 48 apresentaram histórico de doença exantemática(que apresenta erupções cultânea, podendo ser dengue, zika ou chikungunya) e dois não.
Na sexta-feira, 17, a Sesab divulgou um boletim com 101 notificações. Desses, 49 casos foram confirmados. Na segunda-feira, 13, eram 42.
Os municípios com o maior número de casos são Salvador com 38, Feira de Santana foram 3 e Valença 2. A Sesab indica ainda que 26 casos estão sendo investigados, 24 já foram descartados. Um novo boletim será divulgado na sexta-feira, 24.
A doença

Encontro do CrediBahia reúne empreendedores de 18 municípios em Ilhéus

O programa oferece empréstimos a juros baixos para microempresários que atuam em setores diversos da economia
Ilhéus recebeu nesta terça-feira, 21, o Encontro Regional do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia – CrediBahia, realizado no auditório da Justiça Federal, no centro. Promovidos pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Coordenação de Microcrédito e Finanças Solidárias da Superintendência de Economia Solidária (Sesol) e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), os encontros são chamados de rodada de conversa, e objetivam maior aproximação do CrediBahia com empreendedores e seus empreendimentos.

terça-feira, 21 de julho de 2015

UESC convida escolas da Região para participarem da III Feira das Profissões


Visando ajudar os futuros ingressantes a conhecer melhor os cursos oferecidos, a Universidades Estadual de Santa Cruz - UESC, promove de 20 a 22 de agosto a III Feira das Profissões. Com orientações para uma carreira profissional, o objetivo é fornecer subsídios aos estudantes do ensino médio, das escolas das redes pública e privada, para que, com a ajuda dos professores e alunos Universidade orientem-se na tarefa da escolha por uma carreira profissional.


Nesse sentido as escolas interessadas em participar da III Feira das Profissões da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC deverão efetuar inscrições até o dia 31 de julho. Basta preencher a ficha de inscrição, no site <www.uesc.br> e encaminhá-la através do email <feiradasprofissoesuesc@gmail.com> ou entrar em contato com a coordenação do evento através dos telefones (73) 3680-5014/3680-5256.

Superintendência de Trânsito de Ilhéus realiza fiscalização contra veículos irregulares


 Em treze dias, foram apreendidos 74 veículos que apresentavam irregularidades ou que realizavam transporte clandestino de passageiros

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus tem realizado blitze com o intuito de retirar de circulação veículos que estejam com irregularidades, como falta de pagamento de impostos e licenciamento, ou que realizam transporte clandestino de passageiros. Em treze dias de fiscalização, o órgão apreendeu 74 carros e motos que não estavam em conformidade com a legislação vigente.

Maramata inicia o projeto Retalhos Criativos Itinerante em Ilhéus

Nesta primeira edição, o projeto levará cursos de reutilização de materiais ao bairro Nelson Costa, na zona sul
A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia vinculada à Prefeitura de Ilhéus, realiza no próximo dia 25 a abertura do projeto Retalhos Criativos Itinerante. As oficinas serão realizadas, na mesma data, na creche Nossa Senhora da Conceição, no bairro Nelson Costa, das 14h às 17h. A iniciativa busca desenvolver cursos que capacitem mulheres para a reutilização de materiais que seriam descartados, como caixas de leite e cds, para que virem acessórios úteis.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Governo da Bahia assina acordo para pôr fim à greve das universidades estaduais

O Governo da Bahia, por meio das secretarias da Educação, Administração e Relações Institucionais, assinou, neste sábado (18), minuta de acordo com o Fórum das Associações das Universidades Estaduais para encerrar a greve de professores. Os representantes do Fórum se comprometeram a defender a proposta nas assembleias.
No documento, que foi construído conjuntamente, o Governo assegura enviar para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que Revoga a Lei 7176/97 no prazo de 60 dias, atendendo a uma reivindicação histórica da categoria. Com a revogação, será criada nova lei que garante mais autonomia às universidades.

Evento gratuito apresenta case da cidade de Medellín

Públicos de Salvador, Lauro de Freitas e Ilhéus conhecem iniciativas que levaram cidade colombiana a se tornar uma metrópole referência do continente
Salvador - A cidade de Medellín, na Colômbia, passou a ser uma das mais criativas do mundo a partir de um modelo com mudanças ligadas à valorização dos espaços públicos, integração dos sistemas de transporte, e outras intervenções urbanas. Para falar sobre esse processo de construção do novo paradigma, a ação Encontros Criativos traz aos municípios de Lauro de Freitas, Salvador e Ilhéus o ex-secretário das pastas de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social da cidade, Jorge Melguizo.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Centenário da Paróquia São João Batista, no Pontal, será celebrado em agosto


Com o lema “Evangelizar é a nossa missão”, a comunidade de Ilhéus e região vai celebrar de 22 a 30 de agosto o Centenário da Paróquia São João Batista. Situada no bairro do Pontal, em Ilhéus. A Paróquia marca nesta data uma longa caminhada de fé, evangelização e trabalhos comunitários , anunciando tempo de libertação e vida nova neste ano jubilar de 2015.
Com a direção do Padre Joelson Dias, o evento conta com a preparação de pessoas da comunidade local articuladas em quinze comissões para a realização destes nove dias do centenário, com seu ápice no dia da festa, 29 de agosto, data do martírio do padroeiro São João Batista.

Convênio de parceria técnica entre Faculdade Nadre Thaís e APAE-Ilhéus

O acordo garante aos alunos do curso de Fisioterapia as vivências práticas e campo de estágio para as áreas de pediatria e neurologia.
A Faculdade Madre Thais (FMT) firma mais um convênio para suas atividades didático-pedagógicas. Agora, foi estabelecida a parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) - Ilhéus. O acordo garante aos alunos do curso de Fisioterapia as vivências práticas e campo de estágio para as áreas de pediatria e neurologia.
Para a diretora geral da APAE, Maria Vitória"essa parceria é de extrema importância, visto as necessidades de recursos humanos que a instituição apresenta no momento." Ja a coordenadora do curso de Fisioterapia da FMT, Karla Gresik, afirma que "com essa parceria, ambas as instituições serão beneficiadas, a APAE vai contar com as ações diretas dos alunos, bem como programas e projetos de extensão com vistas na melhoria da organização e do cuidado aos beneficiados e a Faculdade Madre Thaís que poderá se utilizar do espaço e da aproximação com os integrantes de modo a aprimorar o conhecimento dos alunos adquirido em sala de aula."

Governo recua nas negociações e greve dos professores das universidades estaduais da Bahia segue por tempo indeterminado

Mesa Redonda discute estratégias em defesa da educação pública
O Comando de Greve da ADUNEB realiza a mesa redonda "Organizar para melhor enfrentar os ataques do governo na Educação". A discussão terá a participação de Amanda Gurgel (professora da rede básica de Natal), Hilton Coelho (historiador), professor Milton Pinheiro (cientista social), e representantes do Fórum das ADs e do Comando de greve da UFBA. A atividade acontece na manhã desta sexta-feira,  em frente à Secretaria Estadual da Educação, local que desde a quarta-feira (15) é ocupado por professores e estudantes de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. Entre os objetivos da mesa redonda está a discussão sobre as táticas do Movimento Grevista e o avanço nas estratégias para melhor enfrentar os ataques do governo contra a educação pública e gratuita. 
Governo recua nas negociações e causa indignação na comunidade acadêmica
O desrespeito do governo Rui Costa com o movimento grevista foi mais uma vez demonstrado nessa quarta-feira (15).

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Faculdade Madre Thaís encerra neste sábado inscrições para o Vestibular

A prova será aplicada domingo, dia 19 de julho.
Quem busca uma oportunidade para cursar uma graduação tem uma oportunidade a mais. A Faculdade Madre Thaís está com inscrições abertas para o Vestibular 2015.2, vagas remanescentes. 
Os interessados podem escolher os cursos de Direito, Biomedicina, Engenharia Civil e Fisioterapia, no turno matutino. Para o noturno as vagas são para Administração, Biomedicina, Direito e Enfermagem.
As inscrições serão encerradas neste sábado (18), A prova será aplicada no dia 19 de julho, domingo, das 9 às 13 horas, na sede da FMT, na Av. Itabuna, 1491.
Os candidatos interessados podem efetivar a inscrição presencial na secretaria da Faculdade Madre Thaís, situada na Avenida. Itabuna, 1491, Ilhéus, até sábado (18). Contam, também, com o posto para inscrição no Shopping It'art, localizado no calçadão D. Pedro II, funcionando das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas e sábado, das 8 às 15 horas.

Professores em greve ocupam por tempo indeterminado a Secretaria de Educação e cobram solução do governador Rui Costa

Professores, estudantes e técnicos das Universidades Estaduais da Bahia ocuparam na manhã dessa quarta (15), por tempo indeterminado, a Secretaria de Educação em Salvador. Os docentes estão em greve há 62 dias e reivindicam respeito aos direitos trabalhistas, mais recursos e autonomia para as Instituições. O Movimento responsabiliza o governo pela manutenção de mais de 60 mil estudantes fora de sala de aula e cobra solução breve para os problemas das Universidades.
O protesto foi iniciado no início do dia enquanto representantes do Movimento participavam de mesa de negociação. Com o retorno da reunião e a notícia de que o governo não avançou no atendimento das reivindicações, os manifestantes decidiram ocupar a Secretaria de Educação por tempo indeterminado.
Mobilização

UESC vai realizar Curso de Especialização em Gestão Cultural

Pós-graduação nas áreas de marketing cultural, planejamento, patrimônio, direito cultural, redes colaborativas, economia da cultura, economia criativa e projetos culturais. Destinado profissionais que estão em exercício no campo da cultura
A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, vai realizar Especialização em Gestão Cultural. O curso, aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade, está direcionado para a capacitação de profissionais que estão em exercício no campo da cultura, a exemplo de secretários municipais de cultura, presidentes de fundações culturais, agentes e gestores culturais, produtores culturais, artistas e atores sociais vinculados à cultura.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Viagem à América do Sul destaca a revolução social do papa Francisco, segundo o Le Monde

"Com sua habitual franqueza, o papa pleiteou para todos esses "semeadores da mudança" o acesso aos direitos sagrados dos "Três Ts" – teto, trabalho, terra– e uma distribuição diferente das riquezas. Com tons quase revolucionários, ele condenou "o esterco do diabo", "a ambição desenfreada do dinheiro que governa o sistema" e ainda "a economia que mata", escreve o editorial do jornal Le Monde, reproduzido pelo portal Uol, 15-07-2015.
Segundo o editorial é "saber se, assim como sobre outros assuntos, como a família e o meio ambiente, esse papa que incomoda será seguido por sua Igreja".
Eis o editorial.

Conferência municipal discute saúde pública de qualidade em Ilhéus

O encontro também avalia a situação do setor, e propor as diretrizes para formular a política de saúde nas esferas de governo estadual e federal. Será realizado no auditório Dr Cid Gesteira, na Faculdade Madre Thaís
“Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” é o tema central da VI Conferência Municipal de Saúde, que ocorre nos dias 23 e 24 deste mês, no auditório da Faculdade Madre Thaís, situado na avenida Itabuna, 1.491, em Ilhéus. Um dos focos do evento é ouvir as demandas da população, usuários e profissionais sobre o Sistema Único de Saúde (Sus), discutir e propor as condições do setor no município. A pré-inscrição estará disponível, a partir desta quarta-feira, 15, no site da Prefeitura (http://www.ilheus.ba.gov.br/).

Professor e alunos de Educação Física da UESC participam de eventos de qualificação para o Jogos Olímpicos - Rio 2016

Alberto Kruschewsky, Daniel Mazutti, Cláudio Rosa, Joel Madureira Neto e Rory Wesley, árbitros internacionais formados pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) e União Internacional de Triathlon (ITU), estão relacionados para os dois eventos teste da Olimpíada Rio 2016, que acontecem nos dias 1 e 2 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. 
No dia primeiro de agosto será realizado o evento Mundial de Paratriathlon da ITU (2015 Rio de Janeiro ITU World Paratriathlon Event) e no dia dois, do evento para qualificação Olímpica (2015 Rio de Janeiro ITU World Olympic Qualification Event). Antes, nos dias 28, 29 e 30 de julho todos participam de um curso para certificação internacional Nível 2.
Alberto Kruschewsky é professor do Departamento de Ciencias da Saúde, da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Daniel Mazutti, Cláudio Rosa, Joel Madureira Neto e Rory Wesley, são alunos do curso de Educação Física da Universidade. Todos estão filiados à Associação dos Triatletas do Sul da Bahia, e fizeram o curso de certificação realizado pela CBtri em parceria com a UESC.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Diretora da Editus eleita representante da Associação de Editoras Universitárias

A EditusEditora da UESC – amplia a sua participação nos debates e ações em torno da cadeia produtiva do livro e das políticas públicas voltadas para o livro e a leitura. Na XXVIII Reunião Anual da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), em Santa Maria (RS), a diretora da Editus, Prof.ª Rita Virginia Argollo, foi eleita diretora da Região Nordeste da ABEU.
A professora passa a compor a Diretoria Executiva da instituição para o biênio 2015-2017, ao lado de representantes de outras universidades reconhecidas no país. A ABEU congrega mais de cem editoras universitárias e tem como missão colaborar para o desenvolvimento da cultura editorial universitária, de modo corporativo e ético, fornecendo soluções, produtos e serviços adequados às necessidades dos associados, das instituições parceiras e dos leitores. 

Praia de Mamoan, em Ilhéus, teve maior crescimento de buscas pelos baianos no Google




Nem Trancoso, nem Morro de São Paulo, nem Praia do Forte. O destino turístico que mais cresceu em buscas feitas pelos baianos no Google quando o quesito é praia foi Mamoan, localizada em Ilhéus, no sul da Bahia (veja abaixo ranking completo). O fato surpreendeu até os próprios ilheenses
Se você estranhou o fato de a Praia de Mamoan liderar o ranking do site de buscas ou mesmo nunca ouviu falar dela, vamos às apresentações. 
O acesso ao local já foi um problema. Há 28 anos, o aposentado Antônio Carlos de Souza decidiu construir uma casa de veraneio em Mamoan. "Na época, tudo aqui era muito primitivo. Não tínhamos energia elétrica, nem rodovias de acesso direto de Ilhéus a Mamoan. Para construir a casa, tínhamos que esperar a maré baixar para passar com os materiais de construção em carros de mão pela faixa de areia", contou. 
Hoje, para chegar até lá, é preciso seguir pela BA – 001, que liga Ilhéus a Itacaré. A praia está localizada no Km 22 da rodovia. Em seus 12 quilômetros de extensão, há areia branca, água rasa e uma exuberante paisagem de coqueiros, além de uma faixa preservada de Mata Atlântica.
Mamoan é uma das sete "Praias do Norte" de Ilhéus. Mais desertas e menos badaladas que as do Sul, essas praias possuem poucas pousadas e barracas. "Nos feriados e fins de semana, o que a gente vê em Mamoan é muita gente de cidades vizinhas, como Itabuna, Ipiaú, Jequié", explicou Tihara. De acordo com ele, o local é procurado por quem quer relaxar e gastar pouco. "Passei o último Réveillon lá e, apesar do movimento maior, era algo muito familiar, de as pessoas estarem em seus grupos comemorando na areia".

Capes anuncia corte de 75% da verba de custeio da Pós-Graduação no país

Em janeiro deste ano o governo federal já havia cortado 1/3 da verba do MEC, sem consulta à comunidade de professores e cientistas e sem aviso prévio, medida autoritária que deixou em cheque a Capes, assim como todas as universidades federais, centros de pesquisa, colégios técnicos e outras instituições de ensino.
Agora, a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, instituição ligada ao Ministério da Educação (MEC), comunicou a redução em 75% no repasse do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP).
Com os recursos do PROAP, são pagas passagens de professores externos para examinar bancas de mestrado e doutorado, passagens para alunos e docentes participarem de Congressos, tradução de artigos e manutenção de equipamentos, entre outros. O corte em seu orçamento impossibilita a mobilidade de pesquisadores, a divulgação científica e as demandas assumidas pelos programas de Pós-Graduação no sentido de ofertar melhores condições de pesquisa aos pós-graduandos.

Universidades: Resultado de negociação com o governo expressa força do Movimento Docente. Quarta-feira(15) nova reunião

Após mobilizações realizadas pelas Associações Docentes (ADs) das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) em que diversas rodovias do Estado foram fechadas em defesa da universidade pública, o Movimento Docente (MD) provou sua força arrancando encaminhamentos do governo. Na reunião realizada quinta (9), foram discutidas a minuta substitutiva da Lei 7176/97, orçamento e os direitos trabalhistas. O governo se comprometeu a criar uma agenda para discutir cada ponto da pauta de reivindicação. Uma nova reunião está marcada para o dia 15, às 9h30, em local a definir.

Secretário de Saúde da Bahia inaugura novos setores e promete UTI neonatal para Santa Casa de Ilhéus


Os serviços estão contratualizados pela Secretaria da Saúde do Estado e somam R$ 5,2 milhões
No próximo mês de agosto uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado fará visita a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, com vistas a implantação de uma UTI ou UCI Neonatal, com dez leitos. A promessa foi feita pelo secretario de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, em resposta ao apelo do provedor Eusinio Lavigne Gesteira, durante a solenidade de inauguração das obras de ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Centro Cirúrgico, serviço de mamografia digitalizada e de Litotripsia do Hospital São José e Maternidade Santa Helena.
Todos os serviços foram contratualizados pelo Governo do Estado, que garantiu o repasse anual de R$ 5,2 milhões e o atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, garantiu que o município vai arcar com 50% dos investimentos para a implantação da unidade Neonatal, na Maternidade Santa Helena. Durante a solenidade as autoridades obras do setor de Hemodinâmica (cateterismo cardíaco), que estão em fase final.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Isabela Kruschewsky retoma atividades na Academia Núcleo da Dança


 A professora acompanhou os exames de Lilliane Bittencourt no Harbour Dance Centre, em Vancouver, Canadá.

A professora e bailarina Isabela Kruschewsky reinicia, nesta segunda-feira(13), as atividades da Academia Núcleo da Dança relacionadas ao segundo semestre desta ano. Além das aulas de ballet, jazz, dança de salão, para crianças, adolescentes e adultos as professoras estarão começando os preparativos para apresentação do mês de dezembro, no auditório Jorge Amado, do Centro de Convenções de Ilhéus.
A professora Isabella frisa que "para ser bailarina é preciso ter a disposição, todos os dias, para fazer aula de ballet e melhorar aquilo que se pode ter julgado como um bom desempenho no dia anterior." Por isso ela não interrompeu as suas atividades durante a sua estada em Vancouver, no Canadá, no Harbour Dance Centre.
Seguindo os passos da mãe, Isabela, Lilliane Kruschewsky Bittencourt está consciente que "ballet se aprende em sala de aula, perguntando, instigando seu mestre, tirando tudo o que ele tem para lhe passar com suas experiências e conhecimentos." Durante este ano e até janeiro de 2016, ela fará aulas de Ballet Clássico e Jazz no Harbour Dance Centre.
As suas ultimas avaliações na academia canadense, realizadas neste mês de junho, foram acompanhadas pela professora Isabela Kruschewsky, diretora da Academia Núcleo da Dança, em Ilhéus. O Harbour Dance Centre reúne os melhores professores da America e é frequentada pelo alunos e alunas oriundo de países em todos os continentes.

Prefeito garante apoio ao projeto do Festival Literário de Ilhéus



Reunião que definiu o apoio foi realizada nesta quarta-feira, 08, com a participação do presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, diretora da EDITUS -Editura da Universidade Estadual de Santa Cruz , Rita Virginia, do Centro de Documentação da UESC Andre Luiz e de representantes da, Academia de Letras e Conselho de Cultura
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, garantiu o apoio institucional do Município ao projeto do I Festival Literário de Ilhéus, apresentado por representantes do Conselho Municipal de Cultura, em consórcio com a secretaria de Cultura, Academia de Letras de Ilhéus, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e editoras regionais. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, às 14h30min, no Gabinete do Palácio Paranaguá, com a participação do presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo.

Sesab contrata novos serviços médicos com a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus


Serviços de Mamografia Digitalizada e de Litotripsia, além do centro cirúrgico e Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) reformados do Hospital São José, pertencente à Santa Casa de Misericórdia, no município de Ilhéus, no sul do estado, foram contraualizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e serão oferecidos à população a partir desta sexta-feira (10).

Nesse dia, às 15h, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, participa da cerimônia oficial de entrega, na Santa Casa de Misericórdia, onde visita o Serviço de Hemodinâmica, em fase final de construção, à espera da conclusão da usina elétrica para entrar em funcionamento. Todos serviços serão contratualizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com valor anual de R$ 5,2 milhões.
A reforma e ampliação da Unacon possibilitou aumentar a equipe médica, com a chegada de mais três novos profissionais - dois cirurgiões oncológicos e uma oncologista clínica. A unidade terá duplicada a capacidade de atendimento para a realização de cirurgias e procedimentos, a exemplo de quimioterapia, além dos exames diagnósticos.
Com a reforma do centro cirúrgico, foi necessária a aquisição de novos equipamentos, como Arco Cirúrgico (aparelho que emite raios ionizantes, capacitado para a realização de radiografia e fluoroscopia), proporcionando ampliação do número de cirurgias urológicas, ortopédicas e neurológicas, além das cirurgias cardíacas e oncológicas. Todos esses serviços já estão credenciados, sendo que a cirurgia cardíaca se encontra em processo de contratualizaçãso pela Sesab.