segunda-feira, 31 de agosto de 2015



Em comemoração ao Centenário da Paróquia São João Batista, a missa solene do jubileu lotou a Praça do Pontal com presença massiva da comunidade, realizada em Ilhéus, neste último sábado (29) de agosto. Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnolli, a missa, que marcou o martírio de São João Batista, constituiu-se por uma celebração belíssima e emocionou a comunidade presente.
Ápice do Centenário da Paróquia São João Batista, o dia 29, dirigido pelo Padre Joelson Dias e quinze comissões formadas por pessoas da comunidade, contou com o policiamento da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar, a presença de diversos sacerdotes da Diocese de Ilhéus, a Banda da Polícia Militar, autoridades representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, da Polícia Militar, o Prefeito Jabes Ribeiro, o Vice-Prefeito Carlos Machado, o Deputado Federal Bebeto Galvão representado por seu filho Maurício Galvão e a Deputada Estadual Ângela Souza.

Secretário de Saúde da Bahia prevê que obra do Hospital da Costa do Cacau comece em um mês


Exibindo Secretário deu declaração durante abertura do  5° Congresso dos secretários municipais de Saúde da Bahia -  Foto Alfredo Filho Secom Ilhéus (4).jpg

Fábio Vilas-Boas participa do 5° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, que acontece em Ilhéus
Durante a solenidade de abertura do 5° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, realizada em Ilhéus, neste domingo, 30, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, declarou que o início da construção do novo Hospital Regional da Costa do Cacau, a ser localizado no bairro Banco da Vitória, deve ocorrer daqui a trinta dias. Vilas-Boas transferiu oficialmente o Gabinete da Secretaria para Ilhéus, para atendimentos aos gestores municipais da saúde, durante o período do evento, que discute o fortalecimento do SUS através dos municípios.

TSE vai continuar julgamento de ação contra campanha de Dilma

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou nesta segunda-feira (31) que vai dar continuidade à apuração e julgamento de processo contra a campanha da presidente Dilma Rousseff, mesmo após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter se manifestado pelo arquivamento de parte da ação que contesta contratação de uma gráfica. O tribunal não tem prazo para concluir o julgamento.
Janot argumentou que as contas de campanha de Dilma foram aprovadas pelos ministros do TSE, com ressalva, em dezembro passado e o prazo para recursos terminou. O procurador disse ainda que não há indícios de irregularidade na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda pela campanha de Dilma. A manifestação de Janot foi em resposta a um pedido do vice-presidente do TSE, Gilmar Mendes, relator da prestação de contas da campanha eleitoral, para investigação da gráfica.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Startups baianas ganham projeto de apoio do Sebrae

Daniel Joaquim - ASN Bahia Rafael Câmara, um dos sócios da Maqhin, destacou a importância do projeto Salvador - Reunindo mais de 130 pessoas, entre empreendedores, estudantes e representantes de entidades parceiras no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, o Sebrae lançou no dia 21, o projeto Startup Bahia. Voltado para atender de forma especializada os jovens empreendedores que estão investindo em ideias inovadoras, o projeto visa fortalecer o segmento na Bahia. O lançamento incluiu a assinatura de protocolo entre o Sebrae e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (Secti).

Prefeitura de Itabuna apoio empreendedorismo e atrai empresas

Cerca de 6.500 trabalhadores que viviam na informalidade tornaram-se Microempreendedores Individuais (MEI), desde que o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assumiu o comando da administração municipal. Este era o caso de Pedro Neto, empresário com loja no Calçadão da Rui Barbosa, que será entregue nesta sexta – feira, às 10 horas.
Itabuna foi um dos primeiros municípios do Brasil a implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a criar a Sala do Empreendedor, um local que concentra ações voltadas para o empreendedorismo e ajuda o trabalhador a sair da informalidade. 

Estado autoriza obra emergencial de contenção do mar na zona norte de Ilhéus

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcanti, garantiu ao prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que já há recursos para a obra emergencial no litoral norte da cidade
Durante reunião com o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, na manhã desta quarta-feira, 26, em Salvador, o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcanti, confirmou a autorização da obra emergencial de contenção do avanço do mar no litoral norte de Ilhéus, que tem afligido as comunidades dos bairros de São Domingos e São Miguel. O encontro contou com as presenças do superintendente estadual de Infraestrutura, Saulo Pontes, e o deputado estadual Eduardo Salles. De acordo com Cavalcanti, já há recursos alocados para executar o serviço.
O secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti, inclusive, confirmou a notícia durante entrevista ao radialista Jota Carlos, na rádio Santa Cruz AM, também na quarta-feira. Ele lembrou que a Superintendência de Infraestrutura, sob o comando do engenheiro Saulo Pontes, esteve na cidade há um mês para visitar os locais atingidos pela força do mar, e garantiu que a unidade está autorizada a realizar o serviço e tomar providências para definir a data de início dos trabalhos.

Janot, na prática, diz que delator mentiu porque ameaçado de morte por Cunha! É? E o procurador-geral fez o quê?

Por Reinaldo Azevedo (Veja) - É tal a avalanche de denúncias, acusações e vazamentos da Operação Lava-Jato que a imprensa começa a perder a mão sobre o que está em curso e permite que coisas da maior gravidade sejam ditas, assim, como quem afirma que hoje é quarta-feira. Já houve um caso muito sério nesta terça. Nesta quarta, na sabatina de Rodrigo Janot na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, de novo! A que me refiro? Vamos lá.
O senador Humberto Costa (PT-PE), um dos investigados na Lava-Jato, indagou Janot sobre a credibilidade de delatores que mudam de versão. Afinal de contas, o “prêmio” que recebem supõe que digam a verdade. É claro que estava se referindo a Julio Camargo, aquele que primeiro sustentou que não havia pagado propina a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), invertendo mais tarde a sua versão.

Segundo a Nasa aquecimento global faz nível dos mares subir 8 cm desde 1992

Situação varia e em alguns lugares o aumento superou 22 cm. Aumento do nível do mar põe em risco cidades e povos litorâneos.
(do G1) - O nível dos mares subiu, em média, quase 8 cm no mundo todo desde 1992 por causa do aquecimento global, informou nesta quarta-feira (26) a Nasa, que alertou que se trata de uma tendência que se manterá nos próximos anos.
Um grupo de cientistas da agência espacial americana apresentou nesta quarta os últimos dados recolhidos sobre o aumento no nível dos mares no mundo todo, que se situou em média 7,62 cm acima de 1992, embora a situação varie segundo as diferentes partes do mundo, e em alguns lugares o aumento superou 22 cm.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Faculdade Madre Thaís oferece aos alunos habilitação em Microbiologia de Alimentos

Porfª Ana Paula Adry
O curso de Biomedicina está fazendo parecerias com empresas do ramo alimentício para análise de alimentos e fará cursos de capacitação para os funcionários das empresas parceiras.
O curso de bacharelado de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus/BA, vai oferecer a prestação de serviço na área de análises microbiológicas de alimentos para consumo humano. Com esse objetivo a Faculdade está celebrando acordo de cooperação com empresas produtores de alimentos, incluindo restaurantes, padarias e outros, para análise microbiológica de alimentos, como parte das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado II, do Curso.
"O curso de Biomedicina está voltado para à qualidade de vida e à saúde da comunidade com ações acadêmicas focadas nos cuidados e vigilância em defesa do bem-estar da população. Isso só está sendo possível porque o Laboratório de microbiologia foi equipado para desenvolver essas atividades, cujos resultados levarão a um beneficio mútuo para os acadêmicos e a população em geral," frisa a coordenador do curso, na FMT, professora Ana Paula Adry.
Como vai funcionar?

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Continua a festa do centenário da Paróquia de São João Batista

Com a participação comunitária, a Paróquia São João Batista comemora 100 anos de história de fé e vida. Continuam nesta semana seis dias de programação que marcam as noites na Praça São João Batista, no bairro do Pontal, em Ilhéus.
Além de celebrações e shows, o evento conta com a Expo 100, salas de exposições com panorama da história de Ilhéus, da Diocese, do Bairro do Pontal, da Paróquia, do Padroeiro São João Batista, assim como traz elementos do patrimônio cultural e religioso, e trabalhos voltados para crianças com oficinas de arte e educação promovidas pelo Pontal Criativo.

Reitorias divulgam problemas financeiros por corte orçamentário


Após diversos cortes orçamentários da educação, que, juntos, somam mais de R$11 bilhões, o Comando Nacional de Greve (CNG) dos docentes federais iniciou a campanha “Abre as Contas Reitor(a)” – com o intuito de que as Instituições Federais de Ensino (IFE) divulguem publicamente como foram afetadas pela situação. Desde então, algumas reitorias têm divulgado o tamanho do impacto causado pelos cortes do governo federal no cotidiano das universidades.
O reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por exemplo, divulgou recentemente à imprensa que a instituição corre o risco de fechar no segundo semestre por conta dos cortes. Segundo ele, a Ufma perdeu, com os cortes, R$38 milhões de reais. Essa quantia representa 10% das verbas de custeio e 50% do orçamento total da universidade, impossibilitando o prosseguimento de obras, o pagamento de trabalhadores terceirizados e, inclusive, o prosseguimento das atividades acadêmicas. 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada no Sul da Bahia


Com o tema “Inclusão se Conquista com Autonomia”, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada em todo o Brasil, de 21 a 28 de agosto, conforme a Federação Nacional das Apaes (FENAPAES). No Sul da Bahia, a APAE de Ilhéus reforça nesta semana o espaço de compartilhamento interno e de interlocução com a sociedade em geral, com a promoção humana e inclusão social da pessoa com deficiência. Ao final da matéria confira a programação completa.

Mercado recebe novos profissionais formados pela Faculdade Madre Thaís

Na próxima quinta-feira (dia 27), a Faculdade Madre Thaís (FMT), estará entregando ao marcado novos profissionais. Em solenidade simples, vai promover a entrega do grau de bacharéis a formandos dos cursos de Logística, Enfermagem e Administração. O evento previsto para 19 horas, terá lugar no auditório Dr. Cid Gesteira, no térreo da Faculdade, situada na Avenida Itabuna, 1491, em Ilhéus.

SEI projeta cenário negativo para o terceiro trimestre no mercado de trabalho baiano

O estudo está disponível no site da SEI, clicando aqui.
O acompanhamento da evolução conjuntural do mercado de trabalho baiano, realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), aponta piora desse cenário no segundo trimestre e frustra as expectativas de retorno, ainda em 2015, ao ritmo de contratação dos últimos anos. Conforme levantamento constante no Boletim de Conjuntura do Mercado de Trabalho, a Bahia, diferentemente de anos anteriores, apresentou queda na ocupação formal no segundo trimestre de 2015, e já acumula, no ano, um saldo negativo de 31 mil empregos.
Conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) para o segundo trimestre de 2015, a taxa de desocupação, na Bahia, foi estimada em 12,7% – a maior taxa entre os segundos trimestres desde 2012, quando a estatística passou a ser calculada. A taxa de desemprego da RMS, no segundo trimestre, também cresceu em relação ao trimestre precedente conforme a Pesquisa de Emprego e Desemprego conduzida pela SEI, passando de 17,3% para 18%.

Competição de Beach Tennis será realizada em Ilhéus

Competição de Beach Tennis será realizada em Ilhéus
O evento irá contar com a presença dos beachtenistas Antonio Tramura e Flávia Muniz e pontuação valerá para o ranking nacional e internacional
Entre os dias 28 e 30 deste mês, a Praia da Avenida Soares Lopes, localizada no centro da cidade, irá receber a competição Ilhéus Open de Beach Tennis. Um evento realizado pela Associação Ilheense de Tênis, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Esportes.

XVI Encontro de Geografia da UESC aborda potencialidades e perspectivas socioambientais da região

Estabelecer discussões sobre os principais problemas socioambientais regionais, geotecnologias, riscos ambientais na atualidade, dinâmicas e conflitos territoriais regionais, desafios atuais no ensino e pesquisa em Geografia. Esses são os objetivos do XVI Encontro de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que será realizado de 16 a 19 de setembro.
O Encontro com o tema “A Geografia no contexto regional: potencialidades e perspectivas socioambientais” é promovido pelo Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), Colegiado de Geografia e Diretório Acadêmico de Geografia da UESC. Em torno do tema central a programação envolve palestras, mesas-redondas, minicursos, aulas de campo e atividades culturais. O evento tem a proposta de integrar estudantes, professores, profissionais da Geografia e de áreas afins. 

Vacinação contra a Poliomielite continua disponível nos postos de saúde de Ilhéus

O trabalho, que teve seu Dia de mobilização neste último sábado (22) e se estenderá até o próximo dia 31, tem como meta imunizar 12.281 crianças
Desde segunda-feira passada, 17, cerca de 4.300 crianças de seis meses a cinco anos incompletos já foram vacinadas em Ilhéus contra a Poliomielite. A campanha da Secretaria de Saúde (Sesau), que tem como meta vacinar 12.281 crianças, se estenderá até o próximo dia 31 nos postos e unidades básicas de saúde da cidade. Durante o Dia D da campanha, realizado no último sábado, 22, 3.356 crianças foram imunizadas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Belém realiza Festival Internacional do Chocolate e Cacau e Flor Pará em setembro

Sob o tema Trilogia da Sedução, evento une chocolate, flores e joias
Dois grandes eventos unem gastronomia, flores, joias, turismo e agronegócios na capital paraense entre os dias 17 e 20 de setembro. Realizadas simultaneamente no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a terceira edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau Amazônia e a 13ª edição do Festival Flor Pará apresentarão a Trilogia da Sedução, aliando os prazeres e encantos do chocolate, flores e joias. Durante os quatro dias, o evento promove programação variada, que inclui feira com exposição de marcas de chocolate gourmet, expositores de flores tropicais cultivadas na Amazônia, ciclo de palestras, rodadas de negócios, workshops, concursos, desfile de joias fabricadas no polo joalheiro do Pará, atrações culturais, atividades para crianças e ainda um circuito gastronômico que reúne alguns dos melhores restaurantes de Belém. 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

UESC é a terceira instituição no ranking da transparência ativa do TCE


De acordo com a Auditoria Operacional do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, está em terceiro lugar na ordem do resultado da Avaliação da Transparência Ativa com 23 pontos. Atrás apenas da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) com 26 pontos, e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com 24. A informação foi divulgada durante a palestra da coordenadora de auditoria da Coordenadoria de Controle Externo do órgão, Delza Matos, realizada durante o 2º Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil, encerrado na tarde desta sexta-feira, na UESC.

Reunião e degustação de chocolate - Rede FAITCC Sul da Bahia

No dia 21.08, às 17horas, no Instituto Cabruca, em Ilhéus, será realizada a Sexta do Chocolate, um programa de convivência social, troca de experiências e saberes sobre a produção de cacau e chocolate, além de degustação de produtos regionais. O evento terá uma convidada internacional: Marina Monteiro, que mora em Berlim, Alemanha, desde 2001, onde tem três lojas de chocolates naquela cidade. 
A ação faz parte da segunda reunião, que começa n local às 14h, da Rede de Fomento e Articulação em Inovação Tecnológica na Cadeia do Cacau (FAITCC – Sul Bahia), o braço científico da Governança Cacau Chocolate, focada em inovação tecnológica para a cadeia cacau/chocolate. Reúne as instituições de ensino superior e pesquisa, fomento, ONGs, além da Universidade Federal da Bahia (Senai, Sebrae, Associação Cacau Sul da Bahia, UFSB, IFBaiano, IFBahia, Cabruca, Faculdade de Ilhéus, Universidade Estadual de Santa Cruz, através do Núcleo de Inovação Tecnológica  Arapyau)

Ilhéus recebe competição de Beach Tennis neste mês

Esporte, que já conquista brasileiros em várias cidades, vai reunir 200 atletas e contará pontos para os rankins da modalidade
A Praia da Avenida Soares, localizada no centro da cidade, vai receber, entre os dias 28 e 30 deste mês, o Ilhéus Open de Beach Tennis, realizado pela associação ilheense da categoria com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Esportes (Setur). O evento deve contar com 200 atletas brasileiros da modalidade, que vão disputar em quadras montadas na areia.
Com a chancela das confederações brasileira e internacional de tênis, o evento promete atrair grande público ao circuito. O esporte, praticado na areia e com raquetes, surgiu na Itália, mas o Brasil já desponta como potência. Na Bahia, tem grande número de praticantes nas cidades de Salvador e Porto Seguro. Segundo um dos organizadores, Caique Medauar, Ilhéus foi escolhida para sediar a etapa por possuir praias propícias ao esporte.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Rui destaca ampliação da transparência no Estado com publicação de salários dos servidores na internet

A maior transparência na gestão pública e a necessidade de reformas legislativas que permitam previnir casos de corrupção no país foram defendidas mais uma vez pelo governador Rui Costa. Durante a abertura do II Seminário Internacional de Controle Externo, que marca os 100 anos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) . Rui disse que o momento é de fortalecer as instituições, respeitar a constituição, a democracia e o voto popular e corrigir o que está errado.

Mais de 30 instituições avaliam os Serviços de Informações



Representantes de mais de 30 instituições públicas de ensino superior e pesquisas do Brasil estão reunidos no auditório do 5º andar da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, para discutir a melhor forma de pôr em execução à Lei de Acesso à Informação, através dos Serviços de Informação ao Cidadão(SIC). O II Encontro de Informação aos Cidadãos das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa com o tema "Aos cidadãos das instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil", prossegue até sexta-feira(21). 
Os trabalhos incluem palestras, mesa-redonda com o Ouvidor Geral do Estado da Bahia, Yulo Oiticica Pereira, e os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem e de Itabuna, Andirlei Nascimento e painel e discussão sobre a realidade e funcionamento do SIC em cada instituição, presente.

Católicos são convidados para o centenário da Paróquia São João Batista

De 22 a 29 de agosto acontecerá o Centenário da Paróquia São João Batista, no bairro do Pontal, em Ilhéus. Toda a comunidade é convidada a participar desta semana jubilar, que contará com missas, exposições, bênçãos, apresentações de bandas católicas, filarmônicas, coral, orquestras e homenagens na Paróquia, situada na Praça São João Batista. A solenidade será realizada no sábado, dia 29 de agosto, que terá o Bispo Dom Mauro Montangnolli como presidente da celebração.
“O convite vai para além dos Católicos. Nossa Paróquia de alguma forma influencia na vida das pessoas, sobretudo nos tempos passados, em que a vida social girava em torno da Igreja, como as festas que aconteciam na praça, sendo a principal a festa de São João, que se popularizou e expandiu em vários lugares. Além dos Católicos de Ilhéus, são nossos convidados as autoridades, os clubes de serviço, abrigos, creches, escolas, meios de comunicação social, irmãs religiosas, dioceses vizinhas, padres, bispos da região e todos que quiserem participar. Serão bem-vindos”, destacou o Pároco, Pe. Joelson Dias. 
Confira a programação completa:

Prefeitura vai ampliar teste rápido DST na atenção básica de Itabuna

Para planejar a expansão de Teste Rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C na atenção básica, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde estão promove um encontro com enfermeiras da rede nesta quinta-feira, entre as 13h30min e 17 horas, no auditório do Grupo de Apoio a Prevenção da AIDS (GAPA), na Rua Quintino Bocaiuva, 260, centro. Pelo menos 50 profissionais devem participar da atividade denominada Café Científico – Teste Rápido na Atenção Básica. 
Promovido pelos departamentos de Atenção Básica e de Média e Alta Complexidade, Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento - CERPAT e Área Técnica de Saúde da Mulher, o evento visa discutir como alcançar a meta de oferecer testes rápidos para pacientes em todas as áreas da cidade abrangidas pelas 32 Unidades Básicas de Saúde. Até 2012 os testes somente eram realizados no Centro de Referência em DST/AIDS e Hepatites Virais.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Instituições públicas de ensino e pesquisa discutem Lei de Acesso a Informação na UESC

Nesta quinta-feira (20) até sexta-feira(21), realiza-se na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, o II Encontro de Informação aos Cidadãos (SICs), das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa. Com o tema "Aos cidadãos das instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil", começa às 8h30min, no auditorio do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira (torre).
De acordo com a professora e ouvidora da UESC, Maria Luiza Silva Santos, "trata-se de um evento construído para fomentar a discussão e elucidar duvidas e procedimentos quanto às nossas ações, bem como, dar visibilidade ao trabalho quer está sendo desenvolvido em cada uma instituição com base na Lei de Acesso a Informação."

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Universitários devem confirmar dados até sexta-feira para ter direito ao Programa de Permanência Estudantil




Os estudantes das Universidades Estaduais (UNEB, UEFS, UESB e UESC) devem confirmar seus dados até esta sexta-feira (21/08) para ter direito ao Programa de Permanência Estudantil. Basta acessar o Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br

Os dados irão subsidiar a implantação do Programa de Permanência Estudantil, que visa assegurar a permanência dos estudantes nas universidades e a conclusão do curso, dando o apoio necessário para transporte, alimentação e moradia. A partir do levantamento e comprovação das informações dos estudantes, serão definidos os critérios para as próximas etapas de inscrição e seleção, assim como quantitativos de bolsas a serem disponibilizadas.
A ação contempla nove mil estudantes que receberam cartas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e cujos pais cujos pais estão inscritos no Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os estudantes que não receberem a carta e apresentam dificuldades para se manter, podem dirigir-se à prefeitura de sua cidade e solicitar o cadastro no CadÚnico.
CadÚnico - O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal, para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.

Defesa das prerrogativas do advogado foi tema de palestra na Faculdade Madre Thaís

Direto da FMT Eusinio Gesteira, Coordenador do Curso
Josevandro Nascimento, Palestrante Fernando Santana e
Representante da OAB/BA Carlos Medauar Reis
Conselheiro Federal da OAB falou sobre "As prerrogativas do advogado no exercício da garantia do direito de defesa e a criminalização do desrespeito por autoridades publicas"
"O conceito de independência, que se impõe como prerrogativa da profissão do advogado, compreende à ausência de toda forma de ingerência, de interferência, de vínculos e de pressões provenientes do exterior e que tendam a influenciar, desviar ou distorcer a ação do ente profissional na consecução dos seus fins institucionais e a atividade desempenhada pelos colegiados no exercício de sua profissão" assim expressa o jurista Elcias Ferreira da Costa. Mas, nem sempre é assim.
Diante dessa realidade o curso de Direito da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus, trouxe o professor da UFBA e conselheiro Federal da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB), Fernando Santana, para falar sobre "As prerrogativas do advogado no exercício da garantia do direito de defesa e a criminalização do desrespeito por autoridades publicas", como parte das comemorações do Dia do Advogado.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ministério Público lançou campanha contra corrupção na Faculdade de Ilhéus

 O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado da Bahia realizaram a apresentação pública da campanha, em nível nacional “10 Medidas Contra a Corrupção”, com o objetivo de conscientizar a população a validar a proposta a ser encaminhada ao Congresso Nacional, que necessita de cerca de um milhão e meio de assinaturas, para que seja convertida em lei.
O evento foi debatido pela Promotora de Justiça, Aline Salvador, e pelos Procuradores da República, Tiago Modesto Rabelo e Cristina Nascimento de Melo, durante evento realizado na última quinta-feira, às 19 horas, na Faculdade de Ilhéus, e contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado Filho, da juíza Federal Clara Mota Pimenta Alves, do procurador seccional Federal, Lucas Lousada, da reitora da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), professora Adélia Pinheiro. 

Seis líderes de seita religiosa são presos em operação da Polícia Federal

 Ação começou na manhã desta segunda-feira (17) em três estados.Grupo é acusado de manter fiéis em situação análoga à escravidão.
(Do G1) - Seis líderes de uma seita religiosa foram presos durante uma operação realizada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (17) em propriedades rurais em Minas Gerais e Bahia. A seita conhecida como "Comunidade Evangélica Jesus, a verdade que marca", é acusada de manter fiéis em situação análoga à escravidão e se apoderar de todos os bens das vítimas.
Segundo a PF, o pastor que é um dos principais líderes da seita foi preso em Pouso Alegre (MG), e outras cinco pessoas que formariam a cúpula da seita religiosa foram detidas em Minas Gerais e Bahia. Além disso, foram bloqueados bens que pertencem aos líderes da seita, entre eles, 39 imóveis rurais em Minas Gerais e Bahia, documentos e computadores. A polícia também pediu o bloqueio pelo Detran de mais de 100 veículos que pertenciam à seita, inclusive carros de luxo.
Os suspeitos estão presos temporariamente por cinco dias, podendo ser prorrogada as prisões por mais cinco dias. Eles serão levados para presídios em Três Corações (MG), São Paulo e Bahia. Os envolvidos podem responder por tráfico de pessoas, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Seita religiosa

Adélia Pinheiro discute cortes de recursos para pós-graduação com a Capes

A presidente da Abruem quer desenvolvimento de projeto de Mestrado Profissional em rede em Gestão Universitária.
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Adélia Maria Carvalho Pinheiro abriu a reunião, em Brasilia, com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),Carlos Afonso Nobre, falando sobre o momento de crise orçamentária e discutindo quais as consequências que as medidas tomadas atualmente podem trazer para o futuro das instituições de ensino superior municipais e estaduais.

Vacina contra Poliomielite disponível nos postos de saúde de Ilhéus

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. As unidades de saúde do município estão prontas para receber o público alvo da campanha
Já estão disponíveis, nas unidades da rede básica de atendimento de saúde, as doses das vacinas contra a Poliomielite e outras doenças que atingem crianças. Em virtude do feriado de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Ilhéus, ocorrido neste sábado, 15, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) transferiu para 22 de agosto o Dia de Mobilização. De acordo com a supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, o trabalho se estenderá até 31 deste mês.

Paróquia Santa Rita de Cássia celebra Semana da Família

A programação envolve a comunidade do bairro Conquista, em Ilhéus.
A Paróquia Rita de Cássia, situada no bairro Conquista, em Ilhéus, une-se à Igreja do Católica do Brasil para celebrar a Semana da Família. Entre os dias 16 e 23 de agosto diversas atividades estão previstas para motivar a vivência familiar da fé cristã. A programação foi aberta domingo(16), durante a missa às 7 horas, presidida pelo padre Antônio Celso Ramos da Silva, que frisou o valor da família para a construção de uma sociedade justa, ética e, portanto, em paz. 

Faculdade Madre Thaís formou novos Administradores

 “Para nós que concluímos a graduação aqui na Faculdade Madre Thaís (FMT), o conhecimento abriu portas, apontou caminhos e tornou real o desejo impossível. Afinal, quanto mais a gente sabe, mais quer saber.” Com esta emoção, na noite dos último sábado (15), a Faculdade formou 18 novos Bacharéis em Administração.
A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. Os novos bacharéis em Administração são Alexsandra Silva de Andrade; Aline Santos Carolino; Allan Paulo Bomfim de Araújo; Danilo Melo Barbosa; Gilma Pereira de Souza; Hannah Luz Batista; Jefferson Maxwel Teixeira Almeida; Jéssica Penna da Silva Borges; Juliana Oliveira da Silva; Lais Valverde Freitas; Lino Raimundo de Oliveira Junior; Mailton Fernandes da Hora; Marco Antônio Soares Calixto; Mariana Assunção Aragão; Rafaela Jatobá dos Santos; Saionara Cazaes da Silva; Sandra Espinola Santos e Tais Andrade Santos. 

Marcos Bandeira defende aperfeiçoamento das Varas da Infância em seminário nacional no Rio

O aperfeiçoamento para magistrados e servidores das Varas da Infância e Juventude de todo o país foi defendida pelo juiz Marcos Bandeira, durante o VI Encontro de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça, promovido no Rio de Janeiro, pela Associação Brasileira de Magistrados da Infância. O encontro, realizado sexta-feira, dia 14, no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, contou com a presença de representantes de todos os Estados da Federação, com exceção do Amazonas, Alagoas e Santa Catarina.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Festa de Nossa Senhora das Vitórias tem seu ponto alto neste sábado, em Ilhéus

Homenagens a padroeira do município foram iniciadas no dia 6 de agosto e serão encerradas com missa e procissão
Iniciada no último dia 6, a programação alusiva ao dia de Nossa Senhora das Vitórias, uma das padroeiras de Ilhéus, tem seu ponto alto agendado para esta sexta-feira, 14, e sábado, 15. Os festejos são coordenados pela Paróquia de São Jorge e o tema, neste ano, foi “Maria, Mãe da Igreja e sinal grandioso de Deus”. Hoje, o prefeito Jabes Ribeiro, o vice, Carlos Machado (Cacá), e secretários municipais rendem homenagens à santa católica e participam da Missa da Vigília da Assunção, às 19h.

Pastoral da Criança sedia encontro da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC)



A sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança foi tomada por um clima de muito respeito, paz e colaboração nesta quinta-feira (13 de agosto). Cerca de 20 representantes de diversas organizações e movimentos, vindos de oito estados brasileiros, reuniram-se para um encontro da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), em Curitiba, Paraná. “Tive a oportunidade de participar do lançamento da GNRC em 2000 e é uma alegria estar acompanhando esta contrução”, declarou Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança

Encontro Grapiúna de Compositores e Compositoras reune quatro vozes femininas na Tenda Teatro Popular de Ilhéus

A próxima edição do Encontro Grapiúna de Compositores e Compositoras vai reunir quatro vozes femininas na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (Tenda TPI), localizada na avenida Soares Lopes, na sexta-feira, dia 21, às 20h. Com estilos e idades diferentes, Ize Duque, Aline Marianne, Dona Val e Shailla, irão interpretar suas composições, dividindo o palco em um show inédito. Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia ou antecipado) e já podem ser adquiridos Livraria Papirus ou na Tenda TPI.
Esta é a 4ª Edição do Encontro e tem um caráter especial. “Pela primeira vez nesse projeto será realizado um show apenas de mulheres compositoras. Isso é especial, porque pode encorajar outras mulheres a criar, participar, protagonizar as trilhas sonoras que são produzidas em suas cidades, ganhando voz e dando à sociedade acesso ao ponto de vista feminino das coisas”, explica a compositora e produtora do projeto, Eloah Monteiro. 
Encontro Grapiúna de Compositores Compositoras - Iniciado em julho deste ano, o projeto segue com shows quinzenais - sempre às sextas-feiras, às 20h, na Tenda TPI - colocando Ilhéus na rota dos encontros desse modelo, que são sucesso nas capitais do país.

Prefeitura de Ilhéus debate gestão participativa do turismo

Um dos objetivos do encontro é criar o Conselho e o Fundo Municipais de Turismo
Com a finalidade de discutir a criação do Conselho e do Fundo Municipais de Turismo, a Prefeitura de Ilhéus promove no dia 19 deste mês, o II Encontro de Gestão Participativa do Turismo. O evento acontece a partir das 14h, no auditório do Ilhéus Praia Hotel. “Turismo sustentável: perspectivas para Ilhéus” é o tema central da palestra programada para ocorrer após a solenidade de abertura.

Árbitro ilheense destaca o sucesso do Evento Teste das modalidades Paratriathlon e Triathlon para os Jogos Olímpicos do Rio 2016

Nos dias 1 e 2 de agosto o Rio de janeiro sediou os eventos testes do Paratriathlon e Triathlon para o Rio 2016. Os eventos fazem parte do programa aquece Rio, que além do triathlon testará os circuitos de outras modalidades, como a Vela, que acontece de 15 a 22 de agosto, o ciclismo de estrada, 16 de agosto, e maratona aquática, 22 e 23 de agosto. 
O atleta e professor do Curso de Educação Física da Uesc, Alberto Kruschewsky, que também é árbitro da modalidade e Vice Presidente da Associação dos Triatletas do sul da Bahia (ASTRISUL), trabalhou nos eventos do Paratriathlon e Triathlon no Rio de janeiro e destacou o enorme sucesso. Segundo Alberto, o belo trabalho realizado pelos organizadores locais (Confederação Brasileira de Triathlon-CBTri, COB, Comitê Organizador do Triathlon Rio 2016), voluntários, e o apoio incondicional da União Internacional de Triathlon (ITU) foram decisivos para que Copacabana tenha mostrado estar pronta para receber a modalidade nos Jogos Olímpicos.

Dilma respira com ajuda de Renan. Domingo será mais um teste

Domingo será mais um teste para Dilma.
Dilma Rousseff se agarrou à boia jogada por Renan Calheiros e conseguiu respirar nesta semana. Mas um importante aliado do presidente do Senado alerta: dependendo da intensidade das manifestações contra o governo convocadas para este domingo (16), o equilíbrio de forças pode mais uma vez ser alterado. Grandes protestos em vários pontos do País alimentariam a ala do PMDB que atua pelo rompimento.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Saeb implanta posto para registro de fornecedores na UESC

Fornecedores de todo sul do estado poderão se cadastrar no campus da Universidade, em Ilhéus
Com o objetivo de fomentar a regionalização das compras e contratações públicas no estado da Bahia, especialmente com a participação de micro e pequenas empresas, a Secretaria da Administração (Saeb) inaugurou na manhã desta quinta-feira (13) o Posto Avançado de Cadastramento de Fornecedores, com sede em Ilhéus, sul da Bahia. Este é o terceiro ponto de atendimento voltado especialmente para o fornecedor estadual - pessoa física ou jurídica – que está funcionando em salas na Gerencia Administrativa da Pro-Reitoria da Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Série de eventos marca o Mês Jorge Amado de Cultura e Arte em Ilhéus

Jorge e Zélia na janela do casarão em Ilhéus
fachada da casa de Jorge Amado, em Ilhéus
Durante três semanas, o centro histórico e bairros receberão apresentações teatrais, shows musicais, saraus, exposições e doação de livros
Entre os dias 10 e 28 de agosto, acontece o Mês Jorge Amado de Cultura e Arte, em homenagem ao aniversário de nascimento - 10 de agosto, do escritor Jorge Amado. A programação do evento inclui diversas atividades culturais para a cidade, que envolve música, literatura e teatro. O projeto é realizado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura (Secult).
As atividades artísticas, palestras, cursos e exposições serão realizadas na Casa de Cultura Jorge Amado, na Biblioteca Pública Adonias Filho e em bairros e distritos do município. Na abertura da programação, nesta segunda-feira, 10, houve distribuição de livros em praças e pontos de ônibus. Desta forma, a iniciativa busca incentivar a leitura e valorizar a literatura regional, distribuindo obras de autores grapiúnas.
Na programação, também serão realizados os Saraus Amado, na Praça do Cadete, no Outeiro São Sebastião, centro. A iniciativa é da Associação Filtro dos Sonhos, em parceria com a Secult, e contará com recital de poesias e apresentações musicais de artistas da cidade.

Faculdade Madre Thaís realizar formatura do curso de Administração

Solenidade será sábado(15), no Centro de Convenções de Ilhéus.
Na noite do próximo sábado(15), a Faculdade Madre Thaís (FMT) vai realizar a Solenidade de formatura do curso de Administração. "Será uma noite intensa e repleta de emoções, não apenas para os 18 protagonistas – futuros bacharéis em Administração – mas para familiares, amigos, professores, colegas," frisa a professora Elba Karla Leão Silva, coordenadora do curso e paraninfa da turma.

Exame rápido para detecção de Hepatites pode ser feito em Ilhéus

No último mutirão realizado pela Secretaria de Saúde, foram detectados três resultados reagentes para hepatite B, e 12 reagentes para sífilis. O resultado do exame é dado em 30 minutos
A Secretaria de Saúde de Ilhéus mantém em funcionamento, na sede da antiga Fundação Sesp, situada na Avenida Canavieiras, a coordenação municipal de DST/HIV/Aids. No local, além da realização de palestras de conscientização e distribuição de preservativos, é realizada a testagem rápida para detecção de hepatite. Os exames são feitos todos os dias da semana e o resultado sai em média em 30 minutos. 

Rede Hoteleira de Ilhéus apresenta expectativas para o feriado de 07 de Setembro


Pacotes especiais, música ao vivo e recreação infantil estão inclusos na programação dos hotéis para a data

O feriado de 07 de setembro se aproxima, e com isso a possibilidade de aproveitar uma folga prolongada, uma vez que, a data, neste ano de 2015, cairá em uma segunda-feira. Para quem planeja viajar e aproveitar o descanso, Ilhéus, localizada no sul da Bahia, representa uma alternativa bastante atrativa em função das belezas naturais que a circundam dos pontos turísticos históricos e culturais, e das excelentes opções de hospedagem que a cidade oferece.

Luana Nascimento, assistente de marketing dos Hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia, fala sobre a expectativa das empresas para o período. “O feriado representa uma ótima oportunidade para fugir da rotina, o que contribui positivamente para o aumento de turistas na cidade, favorecendo todo o trade turístico, desde restaurantes aos hotéis”.