quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Otimismo marca a posse dos gestores da UESC


Adélia Pinheiro e Evandro Freire foram empossados para mais um quadriênio 2016/2020 reafirmando princípios e defesa do interesse publico na realização de ações e atividades que deem resposta aos problemas e necessidades da sociedade. 
A posse da professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, reitora, e Evandro Sena Freire, vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, para o quadriênio 2016/2020, foi marcada pelo otimismo. A solenidade, no auditório do Centro de Arte de Cultura Governador Paulo Souto, foi presidida pelo Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto. O governador da Bahia, Rui Costa, foi representado pelo vice-governador e secretario de Planejamento do Estado da Bahia, João Leão . 
" Reafirmamos princípios e defesa inabalável do interesse público na realização de ações e atividades que deem resposta aos problemas e necessidades da sociedade. Como instituição pública de ensino superior temos responsabilidades e deveres;" destacou a reitora em seu discurso lembrando que "há quatro anos firmamos com a comunidade academica e regional o compromisso de reitorar tendo a UESC como instituição social, a educação como bem público, a gestão e o trabalho acadêmicos definidos pelos valores da autonomia, democratização, ética e excelência aliados a sustentabilidade institucional dos quais não nos afastamos." 
"Promovemos a definição normativa de política de planejamento e avaliação da Universidade na consequente construção participativa do Plano de Desenvolvimento Institucional, envolvendo a comunidade interna e externa. Alinhamos a definição e exercício da política de transparência e informação ao cidadão. Essas políticas caminhando em conjunto elas formam, conformam e reafirmam a Universidade como instituição social, reafirmam a democratização e a transparência em todos os valores da gestão publica. Cito, pois, são sustentáculos do fazer da instituição." frisou. 
Destacou "a consolidação demonstrada e alcançada nos indicadores acadêmicos a exemplo do quinto ano consecutivo de avaliação do índice geral de cursos do Inep, em valor de quatro, sendo o máximo cinco, na sustentabilidade financeira garantida no período, no crescimento em número e qualidade de cursos de mestrado e doutorado, no crescimento da produção em inovação, no protagonismo regional para questões da educação e cidadania, na pujança das ações de apoio ao estudante, no dialogo e ações em parceria com os movimentos sociais constituem-se nosso orgulho e projetam o futuro da nossa Universidade." 
É desafio atual e que se lança para os próximos tempos a construção de um novo Estatuto, aspiração da comunidade acadêmica. A reitora Adélia Pinheiro foi incisiva ao apontar para o mandato que se inicia os novos desafios decorrentes do contexto loco e regional e mais amplo em constantes modificações. " Universidade pública, gratuita de excelência, socialmente referenciada não se constitui em discurso vazio e panfletário que se distancie do fazer cotidiano presentes em processos formativos de produção do conhecimento, processos decisórios e processos políticos, mas que laca e tece compromissos e comprometimentos entre pessoas, instituições, movimentos sociais e diversos, que alcança a sociedade através da produção material e imaterial com empoderamento próprio de uma instituição universitária." 
Para o Secretario de Educação Osvaldo Barreto Filho, “a professora Adélia Pinheiro está preparada para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo implementado na UESC. Hoje a UESC tem uma grande importância no contexto da educação superior da Bahia e, com certeza, esse processo será fortalecido. Este ano já tivemos três reuniões do Fórum dos Reitores, o que demonstra o comprometimento do Governador Rui Costa para com as Universidades Estaduais da Bahia.” 
Estiveram presentes à cerimônia, além de autoridades civis, militares e eclesiásticas, os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Gomes de Mendonça Neto e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. O deputado federal Davidson Magalhães, o diretor geral da Ceplac, Sergio Murilo Menezes, o prefeito de Ilhéus, Jabes Sousa Ribeiro, o presidente da Associação dos Municípios da Região Cacacueira da Bahia – Amurc. Lenildo Santana e a Deputada Estadual Ângela Souza. 
Também os reitores da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro do Nascimento Silva e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Paulo Roberto Pinto Santos, que também representou a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - Abruem, 
Perfil 
Adélia Maria Carvalho de Meio Pinheiro - Graduada em Medicina pela UFBA (1987), com Mestrado em Medicina Social pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFBA (1993) e Doutorado em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2003), é professora adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 1990. 
Ao longo de sua carreira acadêmica, desempenhou funções administrativas importantes, como Gerente de Pós-Graduação, Gerente Acadêmica e Vice-Coordenadora do Curso de Medicina. Atualmente, é docente do curso de graduação em Medicina e orientadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA). 
Na pesquisa científica, desenvolve trabalhos nas áreas de sistemas de informação em saúde, saúde indígena e morbimortalidade infantil e materna. Além disso, é membro do Conselho Universitário e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como da Comissão Própria de Avaliação da UESC e credenciada como Avaliador Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Ministério da Educação. 
Na condição de médica sanitarista, ocupou por quase dez anos (1991 a 1999) o cargo de Chefe de Vigilância Epidemiológica da 6ª DIRES - Diretoria Estadual de Saúde, no município de Ilhéus e, atualmente, desenvolve trabalho voluntário na assistência a pacientes dos programas de tuberculose, hanseníase e leishmaniose, no município de Una. Atual reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC foi reeleita para o quadriênio 2016/2020 É a atual presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM. 
Perfil
Evandro Sena Freire é professor pleno da UESC, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduado com especialização em Engenharia Agrícola, mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola e Biológica, respectivamente, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Ingressou na UESC em 1996, como professor da área de Matemática. Atuou na administração do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET desde 2000, como vice-diretor e depois eleito quatro vezes diretor do DCET, sendo corresponsável pela implantação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, Matemática e Química, e dos Bacharelados em Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Sistemas e dos mais recentes cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Química e Elétrica, além da criação do primeiro mestrado na área das Ciências Exatas da UESC, em Física, e do mestrado em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais. Eleito para o quadriênio 2012/2016, Vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz e reeleito para o quadriênio 2016/2020. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário