terça-feira, 19 de abril de 2016

Acordos ampliam mobilidade e a cooperação técnico-científica, pedagógica e cultural entre as universidades estaduais da Bahia




Experimentar novas realidades, enriquecimento da formação, vivenciar trocas culturais, além da qualificação profissional, difusão de tecnologias abrangendo o ensino, a pesquisa e a extensão são os objetivos dos documentos assinados pelos reitores das quatros universidades estaduais da Bahia.
A assinatura de um acordo de cooperação visando à Mobilidade Acadêmica entre instituições e de um Protocolo de Cooperação Técnico-Científica, Pedagógica e Cultural marcaram a reunião do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais do Estado da Bahia, realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus(BA). Os documentos foram assinados pelos reitores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), José Bites de Carvalho; da UESC; Adélia Pinheiro; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Evandro do Nascimento Silva. 
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia( UESB), esteve representada pela Pró-reitora de Graduação Talamira Rodrigues Brito. Do ato participaram também, Pro - reitores das quatro UEBAs, a presidente eleita do Conselho Estadual de Educação Anatércia Ramos Lopes e o assessor especial, da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Ednei Mendonça Oliveira, representando o secretario Josias Gomes.
Mobilidade
O acordo tem por finalidade regular a relação de cooperação entre as universidades estaduais da Bahia no que se refere à concessão de mobilidade estudantil, que compreende a possibilidade de discentes das Instituições de Ensino Superior signatárias cursarem disciplinas bem como componentes curriculares oferecidos por instituições diferente daquela em que o aluno está regularmente matriculado. Promovendo, desta forma, o acesso do estudante à diversidade da cultura acadêmica das Universidades estaduais da Bahia, favorecendo a ampliação de sua vivência sociocultural oportunizando o acesso a componentes curriculares tendentes à integralização curricular.
Com a medida os reitores esperam o enriquecimento da formação dos estudantes de graduação, aumento e diversificação da oferta de componentes curriculares nos cursos de graduação das IES signatárias, troca de experiências e realização de intercâmbio científico entre estudantes e professores das universidades estaduais da Bahia, diversificação dos espaços e tempos de aprendizagem dos participantes do programa de mobilidade estudantil.
O instrumento vai permitir diversificação dos tempos e espaços de aprendizagem e de formação; ampliar a percepção e os processos de construção do conhecimento; permitir aos graduandos, em trânsito, a possibilidade de integralização do currículo;intercambiar o conhecimento construído nos Cursos de Graduação das IES signatárias; e consolidar conhecimentos acadêmicos com vistas à formação profissional.
Para a efetivação do acordo as universidades estaduais vão constituir um Comitê Coordenador para estabelecer procedimentos que permitam atingir os objetivos do convênio, coordenar e acompanhar a execução da mobilidade, bem como exercer as demais competências estabelecidas no documento. O Comitê será integrado por um representante titular e um representante suplente, de cada universidade, indicado por seu reitor.
Cooperação Técnico-Científica, Pedagógica e Cultural
O protocolo de intenções de Cooperação Técnico-Científica, Pedagógica e Cultural entre as quatro universidades estaduais da Bahia tem por objetivo proporcionar aos seus alunos a realização de estudos em Instituições de Ensino Superior diferentes daquelas em que estão regularmente matriculados em cursos de graduação. Visa o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a qualificação profissional, o desenvolvimento e difusão de tecnologias, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional, abrangendo o ensino, a pesquisa e a extensão.
Para sua efetivação caberá às universidades conveniadas estimularem e implementarem ações conjuntas, cujas linhas básicas de ação serão definidas e detalhadas mediante Acordos, Convênios e Contratos, a serem firmados entre as universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário