quarta-feira, 6 de abril de 2016

Ciclo de pulverização contra Aedes em mais 18 bairros de Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Núcleo Regional Sul, da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), vão concluir até sexta-feira, o quinto ciclo de pulverização espacial com carro fumacê (Ultra Baixo Volume) e borrifação costal em mais 18 bairros de Itabuna. O trabalho é realizado por 20 agentes de combate às endemias que percorrem, diariamente, ruas e avenidas sempre do final da tarde até às 22 horas, inclusive nos fins de semana, para o combate ao Aedes aegypti, transmissor de arboviroses – zika vírus, chikungunya e dengue. 
As atividades de borrifação de inseticida, que têm sido intensificadas nos últimos três meses deste ano em função da epidemia de arbviroses têm como principal função reduzir os criadouros de larvas seja nas casas (incluindo as fechadas por abandono), em terrenos baldios e construções inacabadas. As ações de combate e controle do mosquito já se tornaram uma rotina no dia a dia. O trabalho intensivo tem contribuído para a redução da infestação predial e também para a queda no número de notificações das arboviroses em Itabuna.
O supervisor de Endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Clodoaldo Oliveira, explicou que esse tipo especifico de combate ao vetor, por meio de tratamento focal e perifocal, consiste em eliminar larvas nos tanques, caixas d´água e outros reservatórios e também nas paredes das residências, interna e externamente.
O trabalho intensivo da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da população, que atendeu ao chamado para o combate ao mosquito, fez com que o número de infestação predial e de notificações da tríplice virose caísse após o diagnóstico de situação de epidemia que o município enfrentou nos três primeiros meses deste ano. “Há redução considerável no número de notificações, mas é preciso que a população de todos os bairros permaneça alerta e continue esta parceira denunciando possíveis criadouros em casa ou em áreas abertas”, disse o secretário de Saúde, Paulo Bicalho.
Segundo ele “só assim teremos a certeza de que vamos acabar com o inimigo que vitimou pessoas de todas as idades em nosso município”. Qualquer denúncia de criadouros poderá ser feita por meio do aplicativo “Xô Aedes” ou pelo Disk-Mosquito (73)3612-8324.
Outra recomendação que o secretário faz é para que as famílias continuem recebendo bem os agentes de combate às endemias durante as visitas domiciliares e tentem seguir todas as orientações fornecidas, como por exemplo, a de vedação correta de tanques e caixas d´água, além de evitar água parada em casa e nos quintais em qualquer recipiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário