sexta-feira, 29 de abril de 2016

Decio Calegari apresenta na UESC palestra sobre "Valores Olímpicos e Paralímpicos: o legado ético dos mega-eventos"

O curso de Especialização/Pós-graduação lato sensu em “Educação Física Adaptada” promove palestra com o Prof. Dr. Decio Roberto Calegari. Com o tema " Valores Olímpicos e Paralímpicos: o legado ético dos mega- eventos", o evento está aberto para alunos de outros cursos, de Educação Física e áreas afins, da área de abrangência da Universidade.
Decio Calegari é docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá(UEM), no Paraná, supervisor da Seleção Brasileira de Handebol Junior Masculina (sub 21), idealizador das regras do Handebol em Cadeira de Rodas, sendo fundador e presidente da ABRHACAR - Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, coordenador das duas primeiras edições do PARAJAPS - Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, pesquisador da área de inovação e empreendedorismo no esporte e no Paradesporto.
De acordo com a professora Nayara Alves Severo, do curso de Licenciatura em Educação Fisica, e da Pós-Graduação "Educação Fisica Adaptada" na UESC "o esporte é uma atividade humana apaixonante porque consegue estabelecer na sua prática relações que simbolizam o cotidiano da vida em sociedade e que tem tudo a ver com o momento social que o Brasil vive."
"Infelizmente são poucos os envolvidos na realização da Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio que divulgam e apresentam o que considero o maior legado destes mega eventos: os princípios éticos e morais que devem guiar seus participantes. "Alguém lembra do nome do vencedor da Maratona de Atenas? Porém ninguém esquece o trauma que passou o Paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima. Alguém sabe o que é e o que significa a medalha Pierre de Coubertain que Vanderlei recebeu por sua capacidade de superar o ataque recebido?" Questiona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário