quinta-feira, 14 de abril de 2016

Embasa anuncia racionamento para metade das residencias de Ilhéus


Graças a habilidade de José Rezende Mendonça podemos entender o sistema de abastecimento de água de Ilhéus.
A Embasa divulgou nesta quarta-feira (13) nota em que informa o início do racionamento de água em Ilhéus. A partir da próxima segunda-feira (18), a medida vai afetar 24.100 residências. “Essa foi a solução encontrada para garantir a continuidade do fornecimento de água diante dos efeitos da estiagem prolongada e atípica que acontece na região”, diz o texto. Leia a íntegra.
“A falta de chuvas no sul do estado e a pouca disponibilidade de água na barragem do Iguape e na barragem do rio do Engenho, mananciais que abastecem Ilhéus, levou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a reduzir preventivamente a oferta de água na cidade em cerca de 15%. Com isso, a distribuição será feita por áreas de abastecimento que, a partir da próxima segunda-feira, dia 18, passarão a receber água em dias alternados. Essa foi a solução encontrada para garantir a continuidade do fornecimento de água diante dos efeitos da estiagem prolongada e atípica que acontece na região.
De acordo com o gerente da Embasa na região, Danilo Gomes, serão afetados com a medida cerca de 24.100 domicílios de um total de 53.200, em Ilhéus, distribuídos em 17 setores de abastecimento. “Como teremos que captar menos água, para não esgotar a disponibilidade dos mananciais, e distribuir para o mesmo número de residências, é preciso que todos mudem seus hábitos, até que volte a chover, consumindo água de forma racional e mais inteligente para que não venha a faltar”, explica Danilo.
Recomendações
Nesse cenário, é importante evitar o uso de água potável para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins. Para esses fins, é recomendável o reuso da água de lavagem de roupas ou da lavagem de hortaliças e legumes (ver mais dicas no hotsite eueconomizoagua.com.br). Também é preciso que a população seja vigilante em relação a vazamentos na rede interna do imóvel onde mora ou de onde frequenta, como shoppings, centros comerciais e repartições públicas e em relação a vazamentos na rua.
Para informar sobre vazamentos na rede pública distribuidora de água, basta ligar 0800 0555 195 para que a Embasa providencie o conserto da tubulação e evite perda de água na distribuição.”
Itabuna
O municipio de Itabuna, com o sistema municipalizado e sem obras estruturantes e de ampliação, enfrenta racionamento de água desde o final de outubro do ano passado. A população tem recebido água, captada num dos poços do Rio Almada no distrito ilheense de Castelo Novo, com nível de cloreto de sódio mais de 32 acima do permitido pelo Ministério da Saúde. Por isso, a Emasa tem orientado a população para não ingerir a água nem usá-la para cozinhar alimentos. Deve-se evitar também dar a água a animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário