segunda-feira, 25 de abril de 2016

Faculdade de Ilhéus oferece tratamento odontológico à comunidade

Orientados por professores, estudantes prestam serviços odontológicos à comunidade , que vão da limpeza de dentes, restaurações e tratamento de canal, às extrações simples
A Faculdade de Ilhéus, primeira instituição de nível superior do sul da Bahia a oferecer o curso de Odontologia, está disponibilizando um serviço diferenciado à população que não tem condições de custear um tratamento dentário. Sob a orientação de professores, as turmas do curso de Odontologia prestam atendimento ao público na clínica-escola montada ao fundo do campus da instituição, com conforto, acessibilidade e higiene que a área de saúde exige. 
Os estudantes atendem uma média de 250 pessoas por semana, de segunda a sexta-feira. Os equipamentos são de alta tecnologia e os materiais utilizados são de excelente qualidade, dentro das normas que preconizam os ministérios da Saúde e da Educação. O acesso ao centro odontológico é realizado exclusivamente pela Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 1501, no bairro São Francisco. O agendamento é feito na recepção do local ou através do telefone 21011720. 
O diretor-geral Almir Milanesi explica que em todos os cursos disponibilizados pela Faculdade de Ilhéus há sempre a disposição para oferecer a excelência, tanto em estrutura física, quanto em equipamentos, profissionais contratados e conteúdo programático. “A clínica foi construída para servir de laboratório aos nossos alunos e fornecer atendimento de excelência em saúde bucal à população de baixa renda. Desta forma, estamos cumprindo o nosso papel de servir à sociedade”, acrescenta o diretor.
Procedimentos - Na Clínica Odontológica da Faculdade de Ilhéus estão sendo realizados tratamentos de canal, obturações, remoções de tártaro, radiografias, extrações dentárias, clareamentos e outros procedimentos. Embora o bairro São Francisco e o seu entorno sejam o principal alvo para oferta dos serviços, o coordenador do curso de Odontologia, professor Fábio Silveira, diz que o atendimento é extensivo à comunidade. E sobre o perfil profissional esperado dos graduandos com o curso, ele afirma: “O nosso objetivo é formar cidadãos na Odontologia com capacidade de identificar problemas no que se trata da saúde geral e bucal do paciente, não deixando de lado a visão empreendedora.”. 
Segundo o professor Gabriel Severo, especialista em Implante e Cirurgias em Geral, que ministra aula prática na clínica-escola para acadêmicos do sétimo semestre, às terças-feiras, a proposta da disciplina Clínica Integrada, que acontece diretamente com o atendimento ao paciente, “é que os estudantes tenham uma visão de planejamento global de todas as especialidades, desenvolvendo uma noção geral de atendimento sequenciado, iniciando por urgências, seguindo com tudo que foi planejado, resolvendo os procedimentos mais complexos, seguidos de toda a demanda que os pacientes necessitam até a sua alta.”. 
Com uma equipe de professores formada por profissionais atualizados em suas especialidades e que se destacam na região, o curso de Odontologia tem atuado em feiras promocionais de saúde em Ilhéus e outros municípios, através de convênios firmados com as secretarias de saúde. “O próximo passo é colocar a primeira turma para estagiar nos centros de saúde dessas instituições, a partir do segundo semestre deste ano. A ideia é que eles possam vivenciar outras experiências e saiam daqui preparados para a vida profissional.”, explica o coordenador Fábio Silveira. A primeira turma do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus possui, hoje, 41 acadêmicos e formará no final do próximo ano, sendo a maioria da cidade de Itabuna, seguida de Ilhéus, mas há estudantes de outras cidades, inclusive, de outros estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário