quarta-feira, 27 de abril de 2016

Ilhéus sedia mais uma edição da Megatriagem do “Dentistas do Bem”

No dia 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso, Ilhéus volta a sediar a megatriagem do programa Dentista do Bem. O evento será voltado para cerca de 200 jovens, entre 11 e 17 anos, que estudam na Escola Estadual do Basílio, zona norte de Ilhéus e será coordenado pela cirurgiã-dentista Meire Suely Almeira, responsável pelo programa em Ilhéus. O triagem tem o objetivo de identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico. “Escolhemos o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, afirma Dra. Meire Suely Dias Almeida, voluntária da Turma do Bem, organização social que gerencia o Dentista do Bem. 
O evento começa às 8 da manhã e para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública. O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. 
A megatriagem é um evento promovido anualmente pelo Dentista do Bem, que é o principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 15 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.300 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa também está presente em Portugal e outros doze países da América Latina. 
A Turma do Bem é uma organização que gerencia uma rede de voluntários especializados através do projeto Dentista do Bem. A Turma do Bem (TdB) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, pelo cirurgião-dentista Fábio Bibancos. No Brasil a TdB é mantida pela Trident, Vale S.A., EDP (Energias de Portugal), Oral-B, Amil Dental, Dental Cremer, Apsen Farmacêutica e HeraeusKulzer e em Portugal pela Fundação EDP e pela Fundação Calouste Gulbenkian. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário