quarta-feira, 6 de abril de 2016

Itabuna prepara mobilização contra Influenza A

A Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando os departamentos envolvidos com a prevenção e promoção da saúde para a Campanha Nacional de Vacinação em massa contra a Influenza A (H1N1), que tem como dia D, 30 de abril. O secretário de Saúde, Paulo Bicalho, disse que o planejamento antecipado é necessário para que Itabuna consiga atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é imunizar pelo menos 80% da população. 
O secretário disse também que tão logo o Ministério da Saúde liberes os lotes com as doses da vacina, o município dará início aos trabalhos de imunização da população que serão realizadas em todas as unidades de saúde, antecipando-se acampanha que ganhará a mobilização nacional a partir do final do mês. 
Sobre a doença H1N1, o secretário Paulo Bicalho explicou que a gripe é transmitida através do vírus Influenza e tem como principais sintomas: febre repentina, tosse e fraqueza. Outros como coriza, constipação nasal e dor de cabeça também podem surgir. O secretário afirma que a gripe Influenza pode se agravar em algumas pessoas portadores de diabetes, doenças cardíacas crônicas e asma.
“A vacina é gratuita. É a forma mais eficaz de bloquear o vírus, evitando-se que se espalhe na comunidade e se transforme em uma nova epidemia, como a que enfrentamos recentemente por causa do mosquito Aedes aegypti”, alerta titular da Secretaria Municipal de Saúde. Gestantes, crianças de seis meses a cinco anos de idade e pessoas idosas são o público-alvo prioritário para a imunização contra a Influenza A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário