quarta-feira, 6 de abril de 2016

Pastoral da Criança disponibiliza mapa detalhado sobre saneamento básico no Brasil



Pastoral da Criança Sistemas de Informações GeorreferenciadasVocê sabia que uma criança morre a cada 3 minutos por não ter acesso a água potável, redes de esgoto, coleta de lixo e condições de higiene? Preocupada com essa realidade no país, a Pastoral da Criança, junto a diversas insituições, está apoiando a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, que tem a finalidade de expor a situação do saneamento básico, bem com relacionar com o cuidado necessário e urgente com o planeta, considerado a “casa comum” de todos os seus habitantes. Mais que isso, a campanha quer estimular ações para mudança, melhorias e muita informação para que a população possa conhecer e cobrar seus direitos.
Uma das ações da Pastoral da Criança foi o desenvolvimento de uma ferramenta para compartilhar mais informação e auxiliar na análise crítica dos dados existentes. É um mapa que demonstra a situação do saneamento básico nos municípios brasileiros e pode ser acessado pela internet, pelo sistema de informação da instituição. A partir de um cruzamento de dados do IBGE (Censo 2010), é possível selecionar uma cidade e visualizar a porcentagem de domicílios com rede geral de esgoto ou pluvial; fossa séptica; fossa rudimentar; vala; rio, lago ou mar; ou outro escoadouro – um retrato detalhado que permite ver quais são as regiões mais afetadas pela falta destes serviços.
Saiba mais
Por meio do sistema, também pode-se comparar os indicadores de esgotamento sanitário com o número de crianças, gestantes e famílias acompanhadas pela Pastoral no local, tendo uma ideia da abrangência do problema. No Paraná, por exemplo, de um total de 399 municípios, 173 possuem uma rede geral de esgoto que atinge menos de 1% da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário