sexta-feira, 13 de maio de 2016

Apae recebe estagiários do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus

Mais de 20 estudantes do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus estagiam na Escola Flor do Cacau, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus. A parceria entre as instituições caminha para o segundo ano e já demonstra uma relação de troca salutar tanto para um melhor desenvolvimento da sociedade na formação de profissionais, como para a contribuição da Psicologia no contexto global da educação inclusiva diretamente ligada à missão da Apae, no atendimento da instituição, sobretudo de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e comprometimento cognitivo.
A Psicóloga, Mestre em família, Doutoranda em Educação, Professora da Faculdade de Ilhéus e orientadora do estágio, Thyara Ribeiro, explica que os estágios são supervisionados e constituem cargas horárias de orientação e atividades de campo que podem chegar a 72h, com alunos do 5º e 7º semestres. Isto se realiza por meio do desenvolvimento de técnicas da Psicologia como a Observação e a Intervenção, no Estágio Supervisionado I e III, respectivamente.
Os alunos se dividem em duplas e devem cumprir 6 visitas na instituição, num total de 3 horas por semana. “Organizamos de uma forma em que todos os dias da semana tem estagiário de Psicologia na Apae”, explica a orientadora Thyara. Ela observa que a Apae de Ilhéus passou a realizar um trabalho de triagem para a identificação de cada caso em relação ao aluno da instituição, o que antes não era feito. “É um público bem heterogêneo com histórias de vida muito particulares, diferentes, e também na questão do desenvolvimento físico e cognitivo. Então cada um tem a sua demanda e particularidade, que exige que a gente se aprofunde em cada caso”, explicou a orientadora Thyara.
Segundo ela, a observação se pauta na escolha por parte do estagiário de alguma “demanda ou fenômeno que eles queiram observar de modo mais aprofundado. Pode ser um professor, relação professor-aluno, desenvolvimento do aluno, deficiência específica que o aluno apresenta, sua necessidade, relações interpessoais, organizacionais, trabalho da equipe interdisciplinar etc”. O objetivo é encontrar uma visão do todo da instituição, informa a orientadora do estágio.
As intervenções são realizadas por meio de outras técnicas de coletas de dados, e, em seguida, é feito um planejamento, para posteriormente realizar a intervenção, que se dá ao final do semestre. 
De acordo com a diretora geral e pedagógica da Apae de Ilhéus, Vitória Penalva, “é uma parceria muito importante com a Faculdade de Ilhéus. Por mais que os professores e coordenadores observem o alunado com toda a dedicação, não observa tanto como quem está estudando para isso. Gosto muito de trabalhar com estagiários, pois é uma turma que está motivada e que investe no estudo. E como é uma demanda diferente, eles ficam encantados. A Faculdade de Ilhéus está de parabéns com alunos dedicados, educados, que perguntam. A Apae de Ilhéus agradece a parceria”.
Os estagiários estão disponíveis para a escuta dos professores, dos pais, dando sugestões e trazendo para a supervisão questões que acontecem na prática para serem discutidas. “A gente sabe que as vezes as pessoas precisam falar”, explica a orientadora Thyara, como um exercício para que tornem os estagiários aptos a atuar no contexto de um modo eficaz com a prática de trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário