quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Jane Hilda lança livro com suas telas e poemas

Acontece em 19 de agosto, às 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus, o lançamento do livro “IMAGENS & SENTIMENTOS: POEMAS (DES)ENGAVETADOS E PINTURAS”, de Jane Hilda Badaró. A obra traz poesias escritas dos idos de 80, 90, além de alguns mais atuais, e também imagens de pinturas realizadas por ela nos últimos cinco anos. Já uma artista plástica com obra exposta na França e outros lugares do mundo, a autora considera que poesias podem ser feitas tanto com palavras quanto com imagens. “A arte - naif - que faço, é pura expressão, reflexo de viagens interiores, dúvidas e certezas de minh’alma, trazidas sem preocupação com técnicas e estilos, do mesmo modo, são os poemas que escrevo”, diz.

Jane Hilda (advogada, professora da UESC e jornalista), explica que a semente deste trabalho foi plantada em 1992, quando era Assessora de Imprensa da Fundação Cultural de Ilhéus, e recebeu a visita do poeta fundador da Academia de Letras de Ilhéus, o saudoso Abel Pereira. Naquela oportunidade passou às mãos dele alguns de seus poemas, num bloquinho de folhas datilografadas, com o título de “ALGUNS POEMAS ENGAVETADOS”, e em poucos dias recebeu o que considera um presente. Abel lhe trouxe de volta seus poemas, e junto a eles, uma poesia de sua própria lavra, aconselhando desengavetá-los. Tal poema, aliás, está no livro.  

Com selo da Editora Mondrongo, o livro, que traz a lume o poema inédito de Abel Pereira, possui 136 páginas, todas coloridas, e capa dura. Para Gustavo Felicíssimo, que é escritor, editor do livro e apreciador das mais diversas linguagens artísticas, a arte de Jane Hilda reflete suas preocupações existenciais, incluindo aí as espirituais, e tanto seus poemas quanto suas telas dialogam em via de mão-dupla, ou seja, é como se o reflexo de uma forma de arte pudesse ser vista na outra. O leitor pode estar certo de que será apresentado a um livro único, belo e esteticamente de muito bom gosto. Em todos os sentidos, da capa ao conteúdo, um livro extraordinário.

Um comentário: