quarta-feira, 12 de abril de 2017

Católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo




A programação da Semana Santa se estende em todas as Igrejas Católicas da Diocese de Ilhéus.

Dom Mauro Montagnoli presidiu a celebração da Missa dos Santos Óleos

Para os cristãos, especialmente os Católicos, a Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. A Semana Santa está entre as celebrações mais importantes para os católicos. Em Ilhéus, na Catedral Diocesana São Sebastião, nesta quinta-feira(13), haverá Adoração ao Santíssimo, ao meio dia e às 19 horas a missa da ceia do Senhor e instituição da Eucaristia com a cerimônia do lava-pés.
A Sexta-Feira Santa(14), é um dia de jejum e abstinência. Durante o dia, Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento e às 15 horas, Celebração Litúrgica. Já no sábado, durante o dia, a catedral permanecerá fechada. Dia de silêncio à espera da ressurreição com Benção do Fogo Novo, do Círio Pascal, procissão e Anúncio da Páscoa, bênção da Água e Missa da Vigília Pascal presidida pelo Dom Mauro Montagnoli. A programação especial encerra no domingo de Páscoa, com a celebração da ressurreição do Senhor às 8 horas e as 19 horas abertura das comemorações de São Jorge.
História
Pelo que se tem conhecimento, a primeira celebração cristã da Semana Santa ocorreu no ano de 1682. Foi por meio do Concílio de Niceia, advinda do Papa Silvestre I, onde os ensinamentos da doutrina católica tornaram-se como religião oficial do Império Romano.
O Concílio de Niceia determinava que a Semana Santa fosse constituída de oito dias. Seu início se deu no Domingo de Ramos. Por meio da entrada do Messias na cidade de Jerusalém, para comemorar a Páscoa Judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo. Na terça-feira, foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada. A quarta-feira é conhecida como o dia das trevas. A quinta-feira foi o dia da última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o Domingo de Páscoa, o dia em que “ressuscitou e encheu a humanidade de esperança e de vida eterna”.
Significado para os judeus
Apesar das tradições católicas, a Páscoa é comemorada desde os primórdios, antes de Cristo. É considerada a festa que marca o início do calendário bíblico de Israel e delimita as datas de todas as outras festas na Bíblia. Páscoa (Pêssarr, em hebraico) significa literalmente “passagem” (pois o Senhor “passou” sobre as casas dos filhos de Israel, poupando-os. Êxodo 12:27). O ato foi instituído por Deus como um memorial para que os filhos de Israel jamais se esquecessem de que foram escravos no Egito, e que o próprio Deus os libertou. Na época, a Páscoa deveria ser celebrada com um jantar familiar, onde um cordeiro seria assado e comido por todos. O jantar também deveria ter o pão asmo ou sem fermento (matzá, em hebraico) e ervas amargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário