segunda-feira, 31 de julho de 2017

Catedral São Sebastião promove Semana da Família

De 16 a 19 de agosto, a Pastoral da Família, da paróquia São Jorge, em Ilhéus vai promover  a “Semana da Família”. A programação será desenvolvida na Catedral São Sebastião, e tem como tema “Família, uma luz para vida em sociedade a sociedade” incluindo palestras, adoração, mesa redonda , acampamento com missa no encerramento.
O evento está em plena sintonia com a Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), que este ano acontece de 13 à 19 de agosto.

No dia 16, na Catedral São Sebastião, o tema será “Igreja, comunhão: viver o encontro é uma arte de amar”. No dia 17, mesa redonda com professores da Faculdade Madre Thaís, tendo como tema “Sentido da vida: a necessidade de mudança de mentalidade e de estrutura”. No dia 18, mesa redonda, desta vez com professores da Faculdade de Ilhéus, abordando “A família promotora da misericórdia na sociedade: só amor cura”.
O acampamento, como tema “Família: serviço cristão no mundo,” contará, na parte da manhã, com um mutirão da Saúde, Assistência Social e Atendimento Jurídico em parceria com as Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís. Durante a tarde palestra com o tema  “O perdão na família: fonte de reconciliação e libertação, com o padre Jafferson, Benção do Santíssimo como padre José Cristo, seguido de palestra sobre  “O perfil mariano da Igreja,” e o encerramento com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Mauro Montagnoli.
Subsídio
Este ano a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) está disponibilizando o subsídio "Hora da Família 2017". O material traz temas para os encontros da Semana Nacional da Família, de 13 a 19 de agosto.
O assunto de reflexão do material, a partir do tema "Família, uma luz para a vida em sociedade", está em sintonia com o empenho da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos na sociedade.
Compostos de orações, momentos de escuta da Palavra de Deus e de partilha, os encontros para a Semana Nacional da Família tratarão a reflexão da temática a partir de textos bíblicos, de trechos de documentos do Magistério da Igreja e de pequenas histórias.
O subsídio propõe as seguintes temáticas: O perfil mariano da Igreja; A família; A necessária mudança de mentalidade e de estrutura; Igreja, comunhão na diversidade; O perdão na família: fonte de reconciliação e libertação; Serviço cristão no mundo; e A família promotora da misericórdia na sociedade.
Além dos tradicionais encontros celebrativos para o Dia das Mães e o Dia dos Pais, o "Hora da Família 2017" apresenta uma sugestão de Leitura Orante inspirada no tema "Valor e virtude do amor", a partir do texto bíblico de I Coríntios, 13.
O documento também traz como novidade a Consagração à Sagrada Família, que deve ser feita em 31 de dezembro. Para este momento, as famílias poderão utilizar o encarte com a Imagem da Sagrada Família para consagração da casa como compromisso de fé, amor e missão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário