segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Acadêmicos da FMT defendem trabalhos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais

A profa. Gabriela de Oliveira e os discentes do sétimo
semestre do curso de Enfermagem da FMT. 
Acadêmicos e professores do curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT), participam do XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia, que será realizado de 3 a 6 de setembro, no Hotel Atlântico Búzios, em Búzios, (RJ)o, e de 06 a 10 de setembro, em Belo Horizonte (MG), do XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia e XII Encontro de Virologia do Mercosul. Durante os dois eventos apresentam trabalhos, numa parceria entre docentes e discentes do Curso.
O XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia, em Búzios (RJ), é o principal evento da especialidade no Brasil que ocorre regularmente há 50 anos, a cada dois anos.
Nele serão apresentados os trabalhos “Educational action and prevalence of enteroparasitoses in farmers of the family and organic agriculture association of the South of Bahia.” (Ação educacional e prevalência de enteroparasitoses em agricultores da família e agricultura orgânica do sul da Bahia.) dos discentes Cheila dos Santos, Janiele de Souza, Uilton Evangelista, Silmaria dos Santos, Débora Neves, Jacqueline o Farias, Paulo Ornelas and Flamelia Oliveira.
O segundo é “Educational intervention and research of enteroparasitoses in public school in the municipality of Ilhéus-Bahia.” Intervenção educacional e pesquisa de entero parasitoses em escola pública no município de Ilhéus-Bahia.) de Jacqueline Farias, Débora Neves, Cheila Santos, Flamelia Oliveira, Paula Magalhães, Manuela Rodrigues and Sara Vales Neta. Já o terceiro, da estudante Debóra Neves, aborda “Association of socioeconimic and environmental factores with enteroparasitosis in children living in the mangrove área in Ilhéus-Ba.” (Associação de fatores socioeconômicos e ambientais com entero parasitosis em crianças que vivem na área de manguezal em Ilhéus-Ba).
Já o XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia e XII Encontro de Virologia do Mercosul comemora os 30 anos da Sociedade Brasileira de Virologia. Esta celebração acontece num período particularmente sensível para a ciência e para a Saúde Pública nacionais, quando antigas e novas viroses expõem os desafios atuais e explicitam a importância do virologista Brasileiro no contexto do avanço do conhecimento científico e da saúde da população. 
Nesse contexto, aluno Natan Gomes dos Santos apresenta “Surveillance of seven respiratory vírus in chidren with acute respiratory dasease in São Paulo city from 2014 to 2017.” (Vigilância de sete vírus respiratórios em crianças com doença respiratória aguda na cidade de São Paulo de 2014 a 2017.) O segundo trabalho que será apresentado no Congresso é da autoria de Cairo Monteiro de Oliveira “An outbreak of psittacid herpesvirus type1 ((PsHV-1) associated with Pacheco´s Disease in captive birds in the north of São Paulo, Brazil.” (Um surto de herpesvírus psitácido tipo1 ((PsHV-1) associado à Doença de Pacheco em aves cativas no norte de São Paulo, Brasil.)

Enfermagem 

Por outro lado, uma equipe de estudantes da FMT apresentou três trabalhos científicos na I Jornada de Emergências Clínicas do Sudoeste da Bahia, realizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no campi de Jequié. O grupo fora formado pela professora, Gabriela de Oliveira e discentes do sétimo semestre do curso de Enfermagem da FMT. 
“A Jornada de Emergências Clínicas do Sudoeste da Bahia foi idealizada com o objetivo de fomentar a discussão sobre a atual realidade dos departamentos de emergência, com ênfase na capacitação do público em foco, a fim de que se garanta uma assistência de qualidade para o alívio da dor biopsicossocial daqueles que do cuidado carecem urgentemente. Contou com a presença de grandes nomes em Emergência Clínicas,” explica a professora Gabriela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário