quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Estado cria Centro de Educação Profissional do Chocolate em Ilhéus Nelson Schaun

Filha do homenageado, a jornalista 
Socorro Schaum foi recebida pelo 
secretário Walter Pinheiro. (Foto: Claudionor Junior)
A Secretaria da Educação do Estado transformou o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Logística, Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus, no Sul da Bahia, no Centro Estadual de Educação Profissional Chocolate Nelson Schaun (1901-1968). O ato foi publicado mediante portaria n° 5.600, do Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 9. 
Mais do que a mudança de nomenclatura, a alteração visa a oferta de novos cursos e de mais oportunidades para os jovens e trabalhadores da região cacaueira, no eixo de Produção Alimentícia, trabalhando com a cadeia do cacau, polpas e doces, a partir do contexto territorial. O centro tem 1.602 estudantes matriculados.
Antes de ser um Centro Estadual de Educação Profissional, a unidade escolar era denominada Colégio Estadual de Ilhéus, mais conhecido como Colégio Estadual do Malhado (por estar situado no referido bairro) e foi transformado em Ceep por meio da portaria nº 14.283/2009. 
Com o Ceep, o Estado passou a ofertar os cursos vinculados aos eixos tecnológicos Produção Industrial; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer. Além do eixo tecnológico em Produção Alimentícia, neste ano, o Ceep passou a ofertar também o curso de Técnico em Teatro, do eixo tecnológico Produção Cultural, visando trabalhar as mudanças de paradigma, de uma região agroexportadora para uma região com uma economia pautada em serviços e na verticalização de suas cadeias produtivas, por meio das artes e da mudança cultural, juntamente com o incentivo à agroindustrialização e ao turismo.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, destaca que esses cursos fortalecem o arranjo produtivo territorial com a formação dos técnicos. “Eles darão suporte às atividades turísticas e à produção de cacau e chocolate, bem como à produção cultural e eletromecânica, com foco na manutenção e no desenvolvimento de novos equipamentos e processos de agroindustrialização”, ressalta.
Homenagem
A denominação de Ceep do Chocolate Nelson Schaun homenageia o escritor ilheense e educador de gerações, com o objetivo de agregar valor histórico/regional à instituição de ensino. Emocionada com a homenagem de reconhecimento pelo legado deixado pelo pai, a jornalista Socorro Schaum foi recebida pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, na sede do órgão, em Salvador. 
“Até agora estou sem palavras para descrever a minha emoção com esta homenagem, depois de 49 anos da morte de meu pai. O sentimento é de congratulação e de agradecimento à Secretaria da Educação, por este reconhecimento à uma figura com quem convivi por apenas 17 anos, mas que me deixou um grande legado de vida”, conta Socorro. Ela revela ainda que a personalidade idônea do pai e o amor e cuidado dele pela Língua Portuguesa a influenciaram na sua vida pessoal e profissional.
Entre os feitos do escritor e educador Nelson Schaun, na área da Educação, destaque para uma ação voltada ao combate do analfabetismo, por meio da campanha ABC. Ele, inclusive, foi um dos idealizadores e fundadores da Academia de Letras de Ilhéus, em 1959, da qual era membro de destaque. 
Como jornalista, Schaun defendeu causas sociais em todo o Território Litoral Sul. Ele também foi defensor da agregação de valor ao cacau e do uso do fruto na alimentação local/territorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário