quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Estado vai administrar Aeroporto de Ilhéus, que deve ser fechado



O diretor da Secretaria Nacional de Aviação Civil(SAC), Ronei Glanzmann, afirma que "quando houver fechamento do aeroporto de Ilhéus, os passageiros não terão mais o transtorno de pousar em Salvador e fazer o deslocamento de mais de 400 quilômetros por rodovia até a região. A proposta é que os viajantes possam utilizar o Aeroporto de Una que fica mais próximo." 
Foi assinado na última terça-feira, dia 22, em Brasília, o documento que garante a delegação do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA). O equipamento será repassado ao Governo da Bahia, que vai iniciar o processo de concessão do terminal à iniciativa privada e diz que vai investir cerca de R$ 100 milhões ao longo dos 30 anos da concessão. Nos cinco primeiros anos do contrato devem ser investidos R$ 30 milhões para ampliação do terminal de passageiros, estacionamento de veículos, restauração do pavimento da pista de pouso/decolagem, pátios, taxiways e vias de serviço e a reforma e ampliação da Seção de Combate a Incêndio.
O documento foi assinado pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella. No mesmo ato, o ministro também revogou a portaria que até então atribuía a exploração do aeródromo à Infraero.
Com a medida, a estatal ainda vai operar o aeroporto por até um ano, período a ser utilizado pelo governo baiano para realização do processo de concessão à iniciativa privada. O processo passará pela anuência da União. Anuência é a autorização aos estados ou municípios para realizarem a concessão de terminais delegados.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), há uma demanda turística reprimida de mais de 500 mil passageiros por ano que poderia ser atendida pelo aeroporto. Com a delegação, a Seinfra pretende fazer uma concessão com o propósito de qualificar o aeródromo para atender melhor a toda a região. No primeiro semestre deste ano, o terminal de Ilhéus movimentou cerca de 300 mil passageiros e 690 toneladas de cargas.
As tratativas da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) com o Estado da Bahia começaram em 2013, em decorrência das discussões sobre a viabilidade da construção de um novo aeroporto na região. Diante das dificuldades financeiras do país, o projeto de construção foi temporariamente suspenso. Com isso, o Estado e o Ministério dos Transportes focaram seus esforços no atual Aeroporto de Ilhéus e no Aeroporto de Una/Comandatuba, que fica a 70 quilômetros de distância. Os estudos mostraram que a operação combinada dos dois terminais seria capaz de atender com qualidade às demandas da região.
Segundo o diretor da SAC, Ronei Glanzmann, quando houver fechamento do aeroporto de Ilhéus, os passageiros não terão mais o transtorno de pousar em Salvador e fazer o deslocamento de mais de 400 quilômetros por rodovia até a região. A proposta é que os viajantes possam utilizar o Aeroporto de Una que fica mais próximo. 
O processo do Aeroporto de Comandatuba está mais avançado. Ele foi delegado ao Estado em 2014 e já foi concedido com a devida anuência da União. Em paralelo, deu-se prosseguimento ao processo de concessão do Aeroporto de Ilhéus. Outros aeroportos públicos regionais do governo da Bahia já são operados mediante concessão à iniciativa privada, são eles: Barreiras, Feira de Santana, Lençóis, Teixeira de Freitas, Caravelas, Valença, Porto Seguro e Vitória da Conquista.
Para o ministro, o processo vai beneficiar a Infraero, a população e o turismo local: “Hoje a operação do Aeroporto de Ilhéus é deficitária para a Infraero em cerca de R$ 6 milhões por ano. Com a concessão, a outorga a ser paga pela concessionária vai indenizar a empresa em R$ 12 milhões ainda antes da assinatura do contrato. Esse recurso será utilizado exclusivamente para custear os programas de adequação de efetivo da empresa”.
Boa parte dos turistas que visitam a Bahia chega por Ilhéus, onde fica um dos mais antigos aeroportos do estado e o terceiro maior em número de passageiros. Em 2016, o Jorge Amado recebeu mais de 550 mil pessoas. Até abril deste ano, 190 mil viajantes passaram por lá. O Jorge Amado será o décimo aeroporto na Bahia a receber anuência da Secretaria de Aviação Civil para concessão. Antes dele, os aeródromos de Barreiras, Comandatuba, Feira de Santana, Lençóis, Teixeira de Freitas, Caravela, Valença, Vitória da Conquista e Porto Seguro já haviam sido delegados ao Governo do Estado. Com isso, passam a ser 83 terminais que estão sob responsabilidade da Seinfra.
Em entrevista ao programa de rádio O Tabuleiro, o consultor de turismo e membro da imprensa especializada, Ariel Figueroa, afirmou que a delegação do aeroporto de Ilhéus para o Governo do Estado é um “assunto complexo”, mas foi enfático ao afirmar que o governo da Bahia não tem a capacidade técnica-administrativa para isso. Para sustentar a sua afirmação, Ariel citou o “aeroporto acanhado” de Porto Seguro, administrado pelo governo estadual há pelo menos 30 anos. Ainda de acordo com Ariel, o governo estadual foi “apressado” ao aceitar o compromisso, já que não existe um plano de ação físico para isso, apenas “na cabeça do secretário [Marcus Cavalcanti].






FOTO LEGENDA: (AEROPORTO): O processo de concessão do Aeroporto Jorge Amado, diz que, ao longo de 30 anos, deverão ser investidos 30 milhões de reais, mas o diretor da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) já fala em fechamento.

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