segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Ilhéus celebra nesta terça-feira sua padroeira

Ilhéus celebra nesta terça-feira, a sua padroeira “Nossa Senhora das Vitórias”. A programação começa às 7 horas com a Missa das Intenções, às 9 horas Missa Festiva, às 16 horas procissão seguida da Benção do Santíssimo.
Hoje (15 de agosto), a Igreja Católica comemora, em todo mundo, a Assunção da mãe de Jesus. Em Ilhéus, Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade. A igreja da Vitória é um local histórico que remonta ao século XVI. Entretanto, por ter sofrido pelo menos dois incêndios e muitas reformas, seu projeto arquitetônico foi desfigurado, não apresentando a forma original. Segundo os historiadores e segundo os conceitos mais modernos de patrimônio cultural, pode-se afirmar que esta igreja representa um patrimônio cultural de singular valor, pois traz toda uma lenda que envolve a fé cristã dos colonos portugueses à época das invasões francesa e holandesa no Brasil e uma tradição de fé secular.
A Igreja, segundo Borges de Barros (1981), está entre os templos mais antigos de Ilhéus, na época se chamava Nossa Senhora da Neves e depois, Nossa Senhora das Vitórias. Contam historiados que os colonos portugueses que habitavam a vila de São Jorge entraram em luta com os aimorés e, vencer a luta, parecia algo impossível. A vitória obtida foi atribuída à ajuda de uma mulher muito branca, que foi vista, inclusive por alguns indígenas, lutando ao lado dos colonos.
No final do século XVI, houve novamente a intervenção da santa, quando os colonos conseguiram expulsar os franceses que invadiram a vila. Borges de Barros afirma que os habitantes da cidade tinham menor número que os franceses, mas eram chefiados pelo valente, mameluco Antonio Fernandes, que tinha por alcunha, o Catuçadas, pela forma como abatia o inimigo. 
O frei Agostinho de Santa Maria (1680) relata que as imagens da Virgem existente na vila estava muito estragada, um devoto mandou fazer outra em Lisboa. Esta imagem teria chegado estragada em Ilhéus. Nessa mesma época, outro devoto, Manoel Filgueiras, rico negociante em Salvador, mandou construir uma nau em Ilhéus. Ao sair da perigosa barra, a embarcação quase naufragou e ele pediu ajuda a Nossa Senhora. Em agradecimento enviou a imagem danificada para Lisboa, para ser consertada, e ela voltou perfeita.
No ano de 1887, um incêndio destruiu a igreja com suas imagens, inclusive aquela trazida de Lisboa no século XVII. A imagem que existe atualmente na igreja foi entalhada em Salvador e data do século XIX. A igreja passou um tempo abandonada e foi ficando em ruína, quando o coronel Domingos Fernandes da Silva custeou sua recuperação e a obra foi concluída em 1905, tendo sido seu estilo completamente modificado. Sai pra cá várias reformas foram feitas no templo.

Bairro

No bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul de Ilhéus, fieis também celebram a data de hoje com alvorada às 5 horas, Ofício e consagração às 7 horas, café comunitário seguido de procissão pelas ruas do bairro e às 10 horas missa e encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário