terça-feira, 22 de agosto de 2017

SecultBA inicia capacitação para projeto de mapeamento na Escola Cultural de Itabuna

Estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, serão os primeiros a participar da construção de um Mapa Cultural do Município. A ação elaborada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia especialmente para o Programa Escolas Culturais, lançado em julho pelo Governo do Estado, tem seu pontapé inicial nesta terça-feira (22), quando a SecultBA promove uma capacitação voltada para os profissionais e alunos do colégio que assumirão as próximas etapas.
O objetivo do projeto é incluir o estudante como parte integrante e ativa na consolidação do Programa Escolas Culturais, incentivando a participar do mapeamento das manifestações, artistas e equipamentos culturais da cidade. Os alunos irão participar de oficina de capacitação e vão ajudar a alimentar um mapa online, que servirá também como um banco de dados de artistas, meios de comunicação, espaços e manifestações culturais que poderão interagir com a escola no decorrer do projeto, num fluxo em que tanto os estudantes serão estimulados a ir até eles, fomentando um primeiro contato com a comunidade cultural ao redor da escola, quanto os grupos envolvidos poderão ser convidados para atividades nas dependências da instituição.
Através do projeto, os alunos aprenderão mais sobre a transversalidade da cultura em sua própria região e serão capacitados sobre a utilização de ferramentas de georreferenciamento como meio para a participação ativa na organização da cultura no município.
A SecultBA monitorará todo o processo, através do contato direto com a escola e com os agentes culturais envolvidos. A ação deve ser expandida futuramente para outros colégios e municípios, conforme a abertura das novas escolas culturais planejadas pelo Governo do Estado.
Escolas Culturais – o projeto Escolas Culturais tem a proposta de fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício da comunidade. O lançamento aconteceu no último dia 27 de julho, em Itabuna, e foi marcado por uma grande festa, realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a primeira unidade de ensino a receber a iniciativa, que chegará, inicialmente, a 85 escolas, localizadas em 85 municípios de todos os Territórios de Identidade. As Escolas Culturais vão oferecer atividades nas áreas de dança, arte literária, música e audiovisual. O projeto é uma iniciativa do governo do estado, através das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (SecultBA), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário