quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Médicos e profissionais da saúde concluem curso de Preceptoria em Ilhéus



A finalização da 2ª edição do Curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica (PRM) e Preceptoria no SUS (PSUS), em parceria com o Ministério da Saúde foi marcante para a Saúde Pública do município de Ilhéus. A realização do I Seminário Integrador da Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional com a presença de atores sociais implicados no projeto foi uma oportunidade de dar voz às expectativas sobre as questões cujo beneficio esperado é a melhora na Atenção Básica da Saúde, na cidade. 
O evento, no auditório Cid Gesteira, na Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, contou com a presença dos 19 concluintes do curso, que começou em fevereiro, - dos quais oito são professores/doutores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)-, do pró-reitor de Graduação, professor Elias Guimarães; do diretor do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, professor Cristiano Bahia; do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal; da secretáaria municipal de Saúde, enfermeira Elisângela Oliveira e do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Iolando Souza.
O Seminário foi aberto com a apresentação do Projeto Aplicativo do Grupo, sobre o processo de implantação da Residência Médica no município de Ilhéus, pela especializanda Valéria Gazar. Em seguida a apresentação do grupo de Afinidade 2, pela especializanda Ana Claudia Marcial.
A mesa-redonda, “Potencial da residência em medicina de família e multiprofissional na qualificação da Atenção Básica à Saúde no SUS” contou com a exposição da coordenadora da Corema, da Escola Estadual de Saúde Pública, da Secretaria Estadual da Saúde, Mirian Marambaia. Os debatedores foram o diretor do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, Cristiano Bahia, a secretária municipal de Saúde Elisângela Oliveira, o coordenador da Residência em Medicina da Família, na UESC, professor Julio Dias e, pelo Conselho Municipal de Saúde, Iolando Souza.
As dificuldades enfrentadas pela população com relação à precariedade dos serviços prestados pelo município através da Rede de Atenção Básica foram pontuadas. 
A expositora e os debatedores destacaram a urgente necessidade da reativação da rede básica de saúde, da ampliação do atendimento de emergência, pediatria e obstetrícia, bem como, saneamento e combate às arboviroses foram tidas como prioridades. Também foi pontuada a necessidade do protagonismo da UESC e das outras instituições de ensino superior instaladas no município. A secretária de Saúde do Município Elisângela Oliveira disse que a recuperação dos serviços de saúde é um compromisso prioritário do governo municipal. Essa reestruturação passa pelos postos de saúde para ampliar o atendimento na rede de atenção básica.
UESC
Para o diretor do Departamento de Ciências da Saúde, professor Cristiano Bahia, “a UESC enquanto espaço de produção do conhecimento e em suas ações de pesquisa, ensino e extensão, possui um importante papel no fortalecimento das políticas públicas em todos os âmbitos. No contexto da saúde, a UESC poderá colaborar na consolidação das redes de serviços de saúde, promovendo projetos que atendam às necessidades do SUS, além da educação permanente dos profissionais que atuam na saúde. Neste cenário, acreditamos que cada vez mais a UESC deverá estar presente nos diversos segmentos da sociedade.”
“Não vamos deixar esse bonde passar e vamos aproveitar para fazer diferença e contribuir, significativamente, para a melhor qualidade da assistência à saúde dos munícipes,” declarou a professora/Dra Mônica Moura Costa. O Curso de Especialização em Preceptoria no SUS promove o desenvolvimento de capacidades nas áreas de atenção à saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, proporcionando um novo perfil de competência. 
Crescimento


Segundo a coordenadora da Corema, Mirian Marambaia, “nos últimos anos a Especialidade de Medicina de Família e Comunidade vem crescendo para além das fronteiras do SUS. A Estratégia de Saúde da Família é o principal campo de atuação do médico de família no Brasil, assim como um importante lugar de capacitação dos futuros especialistas, mas é inegável que o setor privado e a Saúde Suplementar requisitam cada vez mais profissionais com esse tipo formação.”
- Acrescente que a Nova Diretriz Curricular Nacional e também a Lei 12871 (MS/2013), a lei do “Mais Médicos”, também trouxeram para o foco da discussão a formação do médico generalista e a inserção da Atenção Primária à Saúde na Graduação. Atualmente, com um contingente crescente de Médicos de Família, diversas áreas estão sendo ocupadas por esse profissional: setores da gestão, coordenação (público ou privado), áreas acadêmicas e cada vez mais na área de pesquisa,- conclui a coordenadora da Corema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário