quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Festa da puxada do mastro agita Ilhéus neste final de semana

O bairro de Olivença, que dista cerca de 20 quilômetros do centro urbano de Ilhéus, terá um final de semana movimentado com a Puxada do Mastro de São Sebastião. O evento com mistura de elementos da espiritualidade medieval e religiosidade cabocla começa nesta sexta-feira (12), a partir das 15 horas, com desfile cultural e às 17 horas está programada a solenidade de hasteamento de bandeiras e acendimento da pira olímpica na Praça Cláudio de Magalhães. No mesmo espaço acontecem apresentações culturais com grupos de capoeira, artistas da localidade e “Os Mascarados”. À noite show musical com a participação de Jane Poeta e Nozinho.
De acordo com a programação divulgada pela Prefeitura e Associação dos Machadeiros de Olivença, no sábado (13), a partir das 18h30min, será realizada a procissão de São Sebastião. Já às 19 horas, está programada missa solene na paróquia de Nossa Senhora da Escada. Já às 21 horas, acontecem nas ruas apresentações do “Boi Estrela” e “As Camponesas”. E à noite o agito fica por conta de show musical a cargo das bandas Violino de Luxo e Pago Funk.
Para domingo (14) pela manhã ocorre alvorada às 5 horas e rituais religioso (bênçãos) e indígena (poraci) em frente da paróquia de Nossa Senhora da Escada organizados por puxadores do mastro. Às 7 horas será oferecida feijoada aos machadeiros e saída deles para a mata do Ipanema, em Olivença, para buscar o mastro.
Ainda no domingo, a partir das 13 horas, os machadeiros participam de feijoada na praia do Sirihyba e, em seguida, eles iniciam a puxada do mastro pelas praias. A partir das 16 horas inicia show musical na Praça Cláudio de Magalhães; e às 17h30min estão programadas a chegada do mastro e a solenidade do arreamento de bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira olímpica, culminando com show musical a cargo das bandas Jah Bless e Batuque Bom. O encerramento da festa acontece à meia-noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário