quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O Controle Social da Saúde em Ilhéus sob os olhares da população

Nesta quinta-feira (22) O Conselho Municipal de Saúde vai se reunir, às 16 horas, no auditório da Assistência Farmacêutica, atrás do antigo SESP. Na oportunidade conselho vai debater e decidir se o Hospital Geral Luiz Viana Filho, deve ou não ser municipalizado e consequentemente manter a retirada de quase duas centenas de leitos de Alta Complexidade e se vai descentralizar (ceder) mais de duas centenas de funcionários para a gestão municipal de Ilhéus, que tem como responsável o prefeito Mário Alexandre. 
POIS BEM, VAMOS POR PARTES: 
PRIMEIRO - Nenhum Leito a Menos! O Hospital Geral Luiz Viana Filho fica! 
SEGUNDO - O fechamento do Hospital Geral Luiz Viana Filho desativando quase duas centenas de leitos de uma unidade hospitalar pública, portas abertas que atendia urgência e emergência, representa um verdadeiro descaso do Executivo estadual em relação à saúde pública. 
A decisão do governador Rui Costa (PT) de fechar o Hospital Geral Luiz Viana Filho, coloca sua gestão na contra mão do desenvolvimento econômico e social no sul da Bahia. 
A liberação da Licença de Operação (LO) que autoriza a iniciação das obras do porto sul está condicionada ao cumprimento de várias condicionantes, tanto nos aspectos ambientais, quanto sociais. 
Os Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e o Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (RIMA) e o amplo debate, sinalizaram para uma realidade crítica, a inexistência em Ilhéus de uma rede de assistência à saúde capaz atender a uma grande demanda, que certamente passaria a existir na cidade e região, com a chegada da ferrovia, porto sul, ZPE e aeroporto. O debate e reivindicações propuseram ampliar o número de leitos hospital (urgência e emergência) e reorganizar a rede básica e de média complexidade, ou seja, preparar o sistema municipal de saúde para uma nova realidade. 
No que diz respeito à ampliação dos leitos hospitalar avançou-se na direção da construção de um hospital universitário, que na prática se consolidou com a construção do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) com 225 leitos, que se somaria aos leitos públicos do Hospital Geral Luiz Viana Filho e privados já existentes. Com o Hospital Regional Costa do Cacau inaugurado, a cidade passaria a ter em torno de 400 leitos públicos (HGLVF + HRCC). 
A cidade e a região estão horrorizadas com a decisão do governador Rui Costa (PT) que ao inaugurar o Hospital Regional Costa do Cacau, simplesmente resolveu desativar os leitos do Hospital Geral Luiz Viana Filho! 
Para tentar justificar o seu ato contra a população regional, o governo anunciou investimento de 15 milhões no setor saúde em Ilhéus. Acontece que o investimento anunciado será para estruturação da rede básica (centros e postos de saúde) e policlínica de média complexidade. Para a alta complexidade o que o governador Rui Costa ofereceu, foi simplesmente a desativação de quase metade dos leitos existentes na cidade. 
Com essa medida atroz o governador Rui Costa poderá estar comprometendo o andamento das obras do porto sul, posto que, em descumprindo uma das mais importantes e principais condicionantes, que trata da Saúde da população, a Licença de Operação poderá ser requerida e suspensa até que a situação se regularize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário