sexta-feira, 27 de abril de 2018

Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate é primeiro curso superior nessa área no país



A credibilidade do governo municipal e a sua capacidade de unir os mais diversos segmentos em torno da retomada do desenvolvimento local foram destacados ontem (26) pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de apresentação do primeiro curso superior brasileiro de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, da Faculdade Madre Thaís (FMT). “A cidade vive um momento especial, de otimismo e de união. O envolvimento é geral. Discutimos com todos os segmentos, abrimos as portas da Prefeitura e abraçamos as causas de Ilhéus. Cada instituição com sua autonomia, mas todos lutando por uma ideia melhor”, disse. 
A oferta do curso é um marco na formação de profissionais por ser o primeiro e único curso de graduação do gênero no Brasil. Entrou no e-MEC – o cadastro de cursos e instituições do ensino superior do Ministério da Educação – a partir da iniciativa da FMT. Para a sua implantação, obteve nota 4 (a máxima é 5) na avaliação de sua matriz curricular. Diretora acadêmica da FMT, a professora Tatiana Barcelos destacou que a grade foi construída baseada na experiência e na vivência das pessoas que conhecem o cacau e a região.
Tradição com inovação - A instituição tem à frente da sua direção a família Gesteira, que está na sua terceira geração de produtores de cacau no sul da Bahia. “Achei que iria terminar esta história em minhas mãos. Mas agora conseguimos enxergar novas perspectivas”, reconheceu o mantenedor da faculdade, Isidoro Gesteira. O diretor da FMT, Eusínio Gesteira, compartilha deste otimismo. “É, de fato, um momento de confiança, otimismo e de pensar na modernidade. Vislumbro um futuro promissor”, disse. 
Otimismo também demonstrou o publicitário Marco Lessa. Idealizador do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que este ano, em julho, chega à sua décima edição em Ilhéus, Lessa lembra que, nesse momento, não existe a menor possibilidade de Ilhéus e região falar em transformação regional, sem falar em inovação, tecnologia e conhecimento. “Está acontecendo aqui uma revolução. Estamos falando de uma cultura de mais de 250 anos que, ao longo dos séculos, foi um segmento tradicional. As transformações só podem ser feitas quando se olha para o futuro. E futuro é olhar para criança, para o jovem falando de inovação, tecnologia, como este momento que vivenciamos aqui, agora”, elogiou. 
Momentos de novos sonhos - Para a deputada estadual Ângela Sousa, que representa a região cacaueira na Assembleia Legislativa, o otimismo da cidade, a união de esforços em todas as esferas e a transparência da gestão municipal em discutir os rumos de Ilhéus, revelam, neste momento, uma etapa singular de um trabalho diferenciado e de resposta positiva. “O cacau vive um momento de soerguimento e isso traz a cidade junto. Os novos sonhos da nossa região começam a acontecer”, definiu este novo momento. 
O novo curso superior da Faculdade Madre Thaís terá a duração de seis semestres e vai funcionar nos turnos matutino e noturno. Serão disponibilizadas 100 vagas no total. Para o primeiro vestibular, as inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 26 de maio. O curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate tem como objetivo geral formar profissionais qualificados com capacidade de atuação de todas as áreas da cadeia produtiva, assegurando qualidade, produtividade e formas comercialização, através de bases científicas e tecnológicas alinhadas à gestão organizacional, com responsabilidade socioambiental. Tem campo de atuação nas indústrias de cacau e chocolate, laboratórios, empresas e cooperativas, armazéns, empresas de consultoria, na elaboração de análises e projetos e instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário