segunda-feira, 4 de junho de 2018

Sinsepi diz que “Marão é mentiroso”

A falta de uma proposta decente para a campanha salarial 2018 foi a principal causa da paralisação promovida, na manhã desta segunda-feira, dia 4, pelo Sindicato dos Servidores da Prefeitura de
Ilhéus (Sinsepi). Segundo o presidente do Sinsepi, José Joaques Santos Silva, a parada foi de advertência e afetou todos os serviços executados pelos associados ao sindicato, com exceção da educação. O sindicado propôs, durante assembleia, um aumento de 5,8%, aumento de 150% do ticket alimentação e permanecer todas as conquistas do acordo coletivo firmado com o prefeito, no ano passado. Já o município oferece a reposição da perda inflacionária dos salários “somente” a partir do mês de julho, ou seja, sem pagamento retroativo à data-base da categoria (1º de maio). 
Contudo, de acordo com o sindicato, em 2017, o prefeito Mário Alexandre (PSD) e o secretário de Administração Bento Lima teriam garantido que, em 2018, os servidores efetivos receberiam um reajuste de 5.8%, com um ganho real de 2.68% nos salários. Agora o governo alegou que não tem condições de cumprir o que teria sido prometido. “Marão não tem palavra”, diz trecho da mensagem de áudio divulgada pelo Sinsepi. “O secretário Bento não lembra dos 2,68%, (que fazem parte do 5,8%) negociado e acordado e não quer pagar retroativo, somente a partir de julho. Toda negociação foi feita diretamente com Bento. E esse acréscimo acordado seria válido para os aposentados. 
A Prefeitura de Ilhéus, segundo Joaques Santos, foi informada sobre o indicativo de greve. “Todos os setores foram informados à tempo, inclusive o gabinete do prefeito”. Caso não haja uma contraproposta decente faremos uma assembleia geral na quinta-feira (7), e ai sim, será iniciada a greve por tempo indeterminado afetando vários serviços essenciais, como Samu, salva-vias, varrição, entre outros. Joaques acredita que mais de mil pessoas participaram da parada nesta segunda-feira. “Marão é mentiroso porque assinou um documento, se comprometeu e agora está dizendo que não lembra. O documento foi registrado em cartório com sua assinatura”, esclareceu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário