terça-feira, 31 de julho de 2018

Ações do Inema pode fechar fábrica da Avatim em Ilhéus-Bahia

O município de Ilhéus corre o risco de perder a fábrica da Avatim. A empresa, especializada no mercado de aromatizante,mantém uma fábrica às margens do rodovia Jorge Amado (BR-415), no trecho que liga Ilhéus a Itabuna. Isso porque depois de mais de uma década funcionando numa antiga fazenda de cacau o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) entrou com ações determinando a demolição de parte do empreendimento, sob a alegação de que a construção ocupa uma área de preservação ambiental.A direção da empresa já busca novas alternativas para a transferência da fábrica. Um convite oficial do município de Brusque, em Santa Catarina, surge como opção mais atrativa no momento.
Para manter um importante empreendimento em atividade na região sul da Bahia, o vereador Pastor Matos, do município de Ilhéus, deu entrada, nesta segunda-feira (30), em requerimento na Câmara de Vereadores de Nº 197/2018, encaminhando cópia ao Governo do Estado da Bahia, à Prefeitura de Ilhéus e ao Inema solicitando a imediata suspensão de qualquer sanção que haja por parte do Inema contra a empresa Avatim, uma das pioneiras no mercado de aromatizantes no Brasil. Atualmente o município corre o risco de perder a empresa para outros estados, como Santa Catarina, cuja cidade de Brusque já oficializou o convite após reunião com os proprietários da empresa.
Segundo o Pastor Matos, o requerimento surge após ações impetradas pelo Inema, determinando a demolição de parte dos imóveis da Avatim que, segundo o órgão, foi construída em áreas de APP. Coincidentemente, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o CESI/SENAI também construíram empreendimentos às margens da BR 415, porém não sofreram qualquer tentativa de penalização por parte do órgão.
Com a ciência de que as leis vigentes devem estar resguardadas, o vereador sugere que as autoridades competentes discutam e revejam uma medida conciliadora em caráter de urgência, de modo a não penalizar a população ilheense com a perda de um importante empreendimento que fomenta a economia local, através da geração de emprego e renda.
Nascida no município de Ilhéus, a Avatim se destaca no cenário nacional com lojas espalhadas por 22 estados. Apenas em Ilhéus, a empresa gera mais de 200 empregos diretos, além de desenvolver um importante trabalho social em seu entorno. Em 2015, a Avatim recebeu o prêmio de LIDE de Empresa Empreendedora do Ano, pelo Grupo de Líderes Empresariais e foi finalista do Prêmio EY, na categoria Emerging, levando o nome de Ilhéus e da região para o centro do mercado empreendedor brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário