sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Santa Casa de Ilhéus inaugura ala para atendimento particular e amplia leitos para SUS


A Santa Casa Misericórdia de Ilhéus inaugurou uma nova ala no 2º andar do Hospital São José para atender pacientes dos convênios e particulares. São 38 novos leitos para internação em 25 apartamentos construídos com recursos próprios da instituição. 
Na nova ala é composta da enfermaria denominada Eulina Lavigne Gesteira, jovem senhora que exerceu o papel de voluntária social no acompanhamento de pessoas portadores de câncer, que buscavam a instituição para tratamento, no que possibilitou a criação da Casa de apoio a pessoas com câncer Dom Eduardo. A segunda enfermaria, recebeu o nome de Madre Margarida Cunha, uma justa homenagem que a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus presta à fundadora da Fraternidade Religiosa, da Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil, que ao longo de 70 anos prestaram inestimáveis serviços a todos aqueles que passaram como colaboradores médicos e equipe multiprofissional do Hospital São José.
A solenidade iniciada com a benção do Padre José Alvino de Cristo, contou com a presença de segmentos da sociedade como Rotary, Lions, Maçonarias, Câmara de vereadores representada por Ivo Evangelista, Paulo Carqueija, Nerivaldo e Fabrício Nascimento, da coordenadora do Núcleo Regional de Saúde–Sul, Mariza Pinheiro, do presidente da Unimed Ilhéus, Dr. Anísio Carvalho, da presente da Casa de apoio as pessoas com câncer D. Eduardo, Delza de Abreu, da Secretaria Municipal de Educação e de lideranças da área de saúde e da sociedade. 
O provedor da Instituição, Eusínio Lavigne explicou “a preocupação em atender o privado com a finalidade de cobrir a receita deficitária que o SUS impõe aos hospitais. um déficit em torno 30% para o atendimento ao SUS. As Santas Casas, por seu estatuto, têm a obrigação de ter 65% dos seus serviços disponíveis ao SUS. No caso da Santa Casa de Misericórdia Ilhéus esse percentual, agora, chega aos 80%”. “Chegamos a esse percentual porque, com a nova ala foram destinados aos clientes do SUS 27 leitos em 14 apartamentos, antes voltados para atender aos convênios,” explicou. 
Ainda segundo o provedor, “mesmo focando os atendimentos particulares, a nova ala, os apartamentos destinados ao SUS, como todos no Hospital, obedecem ao padrão de qualidade e as normas da Vigilância Sanitária, com a menor quantidade de leitos em cada unidade. Aqui quando o paciente entra ele paciente da Santa Casa, do Hospital São José, não é SUS ou privado. A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus tem a única Maternidade da cidade, igualmente o banco de Sangue, Uro-laser. também o único serviço com quimioterapia para tratamento do câncer em Ilhéus que atende SUS e convênios. Em breve estaremos realizando, aqui no Hospital São José cirurgias cardíaca e bariátrica,” anunciou. 
Finalizando o seu pronunciamento disse que a instituição não está ligada a partidos ou ideologias, mas tem a obrigação de reconhecer e agradecer aos que defendem, ajudam e participam das nossas dificuldades e alegrias. O deputado Federal Antônio Brito, em sua luta em defesa das Santas Casas tem contribuído em muito com a nossa instituição. O mesmo temos a dizer da deputada Estadual Ângela Souza que em vários momentos pode interceder junto ao governo do Estado e em empresas privadas em favor da Santa Casa de Ilhéus. 
Falaram reconhecendo os méritos da gestão e instituição o representante do Poder Legislativo, vereador Ivo Evangelista, a assessora de Planejamento da Santa Casa, enfermeira Marleide Figueiredo, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde,Mariza Pinheiro, o vereador Fabrício Nascimento e o representante do corpo Clinico do Hospital Dr. Juliano Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário