quarta-feira, 21 de novembro de 2018

FMT realiza mutirão para diagnóstico da hanseníase e conferencia sobre os avanços e desafios da doença

O curso de Farmácia da Faculdade Madre Thais (FMT) junto com o setor de referência para hanseníase da Secretaria de Saúde de Ilhéus vai realizar nesta sexta-feira (23) um mutirão para o diagnóstico da hanseníase. O evento terá lugar no pátio da Faculdade, na Avenida Itabuna, das 13 às 17 horas, com o objetivo de a alertar à população sobre a importância do diagnóstico precoce e identificar possíveis casos da doença. Para ser atendido, basta apresentar a carteira de identidade (RG) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão ocorrerá simultaneamente com a Conferência Cientifica que tem como tema “Hanseníase: Avanços e desafios”. 
A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e preconceito que permeia a doença. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. 
O Ministério da Saúde (MS) promove em parceria aos estados e municípios, ações de vigilância e educação em saúde, com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e incentivar a procura pelos serviços de saúde, além de mobilizar os profissionais de saúde à busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, especialmente os de convivência domiciliar (grupo com maior risco de adoecimento). As ações de busca ativa têm como foco o diagnóstico precoce da doença e a prevenção das incapacidades e deformidades físicas. 
Os professores da Faculdade Madre Thaís, bem como as autoridades na área da saúde, recomendam “que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente, se essa mancha apresentar alteração de sensibilidade ao calor e ao toque, configurando como um dos sinais e sintomas sugestivos da doença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário