terça-feira, 27 de novembro de 2018

UESC vai discutir “câncer de próstata” na Praça do Salobrinho nesta quarta

A professora Emanuela Cardoso da Silva atendendo no
 posto de saúde do Salobrinho onde o projeto é desenvolvido
Sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata é o objetivo da campanha internacional “Novembro Azul”. Para conscientizar a respeito da necessidade de prevenir a doença, foi criada a mobilização Novembro Azul. E a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) também faz parte dessa causa. Durante todo o mês fez a distribuição de cartões lembrando os homens a cuidar da saúde. 
Nesta quarta-feira, (28), a Universidade Estadual de Santa Cruz está convocando a população masculina, para comparecer à Praça do Salobrinho onde serão realizadas diversas atividades. A programação inclui a realização de campeonato de dominó, aferição de pressão arterial, medição de peso, altura, IMC e circunferência abdominal; orientações nutricionais; e sobre saúde bucal; realização de terapias complementares; sorteios, entre outras ações. 
A iniciativa é do projeto de extensão Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Metodologias de Enfermagem (NEPEMENF), através do Laboratório de Enfermagem Clínica, em parceria com a Unidade de Saúde do Salobrinho, Projeto Cuidar, curso de Nutrição da FTC 
A professora do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, Emanuela Cardoso da Silva informa que “o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a esse tipo da doença.” 
Segundo ela “dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, e presença de sangue na urina e/ou no sêmen podem ser sinais do câncer de próstata. Mas, atenção! O recomendado é se consultar regularmente com um especialista, pois quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.” 
“Comer uma grande variedade de vegetais e frutas diariamente, ser fisicamente ativo e manter um peso saudável são formas de prevenção do câncer de próstata. Cuide-se!” alerta ]a professora/Dra Emanuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário