quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bento XVI pede respeito aos católicos na chegada à Espanha


O papa Bento XVI é recepcionado pelo rei Juan Carlos (centro)
e pela rainha Sofia ao desembarcar no Aeroporto de Barajas,
em Madri -to: AFP

O papa Bento XVI desembarcou no aeroporto Barajas de Madri nesta quinta-feira para liderar os atos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece na capital espanhola até domingo. Mais de um milhão de peregrinos são esperados para o grande evento convocado pelo Vaticano, segundo os organizadores.





No seu primeiro discurso em solo espanhol, o Papa pediu respeito aos católicos e à juventude. "Muitos jovens, por causa da sua fé em Cristo, sofrem discriminação", afirmou, acrescentando que "são maltradados, querendo separá-los dele (Cristo), privando-os dos ícones da sua presença na vida pública." O Rei espanhol Juan Carlos I, presente no aeroporto, completou afirmando que o mundo passa por uma "profunda crise de valores".

A crise financeira europeia, que tem na Espanha uma das principais vítimas, foi também objeto das palavras do Papa. "A economia não pode funcionar como uma economia autorregulada. O homem deve estar no centro da economia, e este não é o lucro e sim a solidariedade", declarou. "Isto se confirma na crise atual. A economia não pode ser medida pelo máximo lucro. É preciso colocá-la a serviço da proteção do trabalho para todos", completou o Bento XVI.
O Papa Bento XVI também reconheceu os "abusos na história para impor o conceito de verdade e o monoteísmo". "É verdade que aconteceram abusos na história para impor o conceito de verdade e o monoteísmo". Esta é a terceira terceira visita do Papa à Espanha, onde deve ser saudado por mais de um milhão de pessoas. Bento XVI também foi recepcionado no aeroporto de Madri pelo chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e membros do governo e da oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário