sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entidades ambientalistas têm até terça-feira para se cadastrar

Na próxima terça-feira (30) termina o prazo para as entidades ambientalistas do estado da Bahia realizar o cadastramento, recadastramento e atualização no Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas (Ceea), que teve início do dia 1º de julho deste ano. Isso garante a diversidade de representação no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram).
O panorama atual do Cadastro será apresentado na 357ª reunião ordinária do Cepram, nesta sexta-feira (26), às 9h, no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado, no Centro Administrativo da Bahia. Hoje, 90% das entidades cadastradas pertencem à Mata Atlântica e a ideia é aumentar essa abrangência ao Cerrado e à Caatinga.
O cadastro estabelece uma referência estadual e nacional para consulta do governo, além de ser obrigatoriedade para concorrer à vaga neste segmento no Cepram. Mais informações para os interessados em se cadastrar e atualizar dados estão no site http://www.sema.ba.gov.br/.
Na pauta dos debates da reunião do Cepram estão ainda o atestado de Regularidade Ambiental da empresa Veracel e do Plano Plurianual (PPA) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) para os próximos quatro anos, e a apresentação das ações socioambientais desenvolvidas pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), com a finalidade de garantir a quantidade e qualidade das águas dos mananciais e rios, com destaque do Rio das Contas.
Participam da reunião, o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e representantes de entidades ambientalistas, de organizações diversas da sociedade e das secretarias estaduais
Conselho – O Cepram está passando por um processo de modificação no que diz respeito às suas atribuições. “Estamos construindo uma agenda com novas prioridades para dar uma nova dinâmica ao conselho”, explica a coordenadora de Colegiados da Sema, Milene Maia, destacando ser “importante ter outros olhares, porque não é apenas o licenciamento que estabelece o controle social”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário