terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estudantes do Instituto Nossa Senhora da Piedade participam da abertura da Jornada Mundial da Juventude em Madri


Nathália, Luiza e Marina

Os organizadores estimam que mais de um milhão de jovens já estão participando da Jornada

As adolescentes Marina Lima Pinheiro e Nathália Souza dos Nascimento Sitta, alunas do Instituto Nossa Senhora da Piedade (Ilhéus-BA), participam nesta terça feira, 16, da abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará até o dia 21 em Madri (Espanha). Marina e Nathália estão acompanhadas da professora do Colégio da Rede Mundial de Educação Ursulina, Luiza Maria Menezes. Além de estarem representando o Colégio, as duas estudantes também representam a Diocese e a cidade de Ilhéus.

Nathália e Marina com os seus familiares


O Papa Bento XVI chega na quinta-feira, 18, por volta do meio-dia e fica até o fim do encontro, no domingo, 21, quando celebrará a missa de encerramento às 9:30h (horário local), no aeródromo Cuatro Vientos de Madrid. O Brasil, com mais de 14 mil jovens, está entre os países com maior número de participantes na Jornada. A CNBB enviou uma delegação oficial com mais de 500 pessoas, entre as quais mais de 60 bispos.
Para o bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli “é interessante a participação de pessoas do interior porque ao retornarem elas poderão contribuir para a divulgação de uma Igreja que é universal e única e mostrar concretamente a eficácia da evangelização nos quatro cantos do planeta. A participação das duas adolescentes na JMJ é muito importante. Elas serão representantes da juventude da Diocese nesse grande evento eclesial.”
Dom Mauro Montagnoli destaca a importância do Setor da Juventude, na diocese, cuja missão é articular o serviço de evangelização da juventude diocesana. “Os assessores são os padres Valdir Gonçalves, pároco da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Teotônio Vilela, Ilhéus, e Tião, pároco em Piraí do norte. Eles têm a responsabilidade de animar esse serviço buscando integrar melhor as forças jovens da nossa Igreja para uma eficácia maior da evangelização no meio juvenil.”
Para o Colégio, através das religiosas ursulinas Georgina Costa e Cláudia Pereira “a Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade para que se deixem iluminar por Cristo, no coração e nos sentimentos de entrega e solidariedade descobrir os fundamentos de vida. Os frutos de uma Jornada Mundial são as muitas as vocações ao sacerdócio, à vida consagrada, ao matrimônio. Mas também uma contribuição para a sociedade atual e encontrar energia para fortalecer o caminho da paz”.
- “Instituída pelo papa João Paulo II, as Jornadas Mundiais da Juventude significam seis dias de reflexão, oração e intensa programação cultural de cunho religioso, durante os quais os jovens católicos reafirmam sua fé em Jesus Cristo. Agora, o papa Bento XVI retoma este legado convocando e atraindo os jovens de todo o mundo. Para o Instituto Nossa Senhora da Piedade é uma satisfação está enviando as nossas adolescentes e a jovem professora”. Concluem.
No BrasilRealizada normalmente a cada quatro anos, a Jornada Mundial da Juventude será antecipada, para 2013. Assim a sua realização não vai coincidir com a Copa do Mundo de 2014. A confirmação da escolha do Brasil e da cidade sede será oficializada pelo papa, em Madri. A CNBB dá como certa a escolha, mas não se pronuncia antes de o papa confirmar o local e a data da próxima reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário