domingo, 28 de agosto de 2011

Ilhéus realiza 1ª Conferência de Políticas para Mulheres


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na manhã desta sexta-feira (26) da solenidade de abertura da 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, fato que ele considera ser um marco na luta pela consolidação dos direitos das mulheres. “Um momento como este marca o compromisso do governo municipal em discutir e construir, junto com toda a sociedade, políticas públicas que realmente se traduzam em benefício direto para as mulheres, e desta forma, para toda a sociedade”. Diversas outras autoridades participaram do evento e também reiteraram a relevância da ocasião.


Á frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Ilhéus, a delegada Ângela Regina, afirmou que a violência a mulher vai muito além da agressão física. “É somente por meio das políticas públicas que as mulheres se afastarão dessa realidade. Porém, elas necessitam de melhores condições de trabalho, de acesso à escola, de creches para seus filhos, entre outros avanços”. Já a secretária Lidiney Campos reforçou a importância da mulher na família e na sociedade. “A força e a sensibilidade femininas tem ditado novos rumos, sendo preciso que políticas públicas estejam atreladas para amparar e consolidar essas conquistas”.
O secretário da Assistência Social e Trabalho e coordenador do evento, Emenson Silva, parabenizou a presença de representantes dos grupos e entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres e lembrou que Ilhéus está dando o primeiro e mais importante passo nessa discussão e que é preciso que todos os segmentos estejam afinados no mesmo foco: o de discutir e deliberar a cerca de políticas públicas que beneficiem a mulher, exaltando sua garra, sua força e sua contribuição em busca de uma melhor qualidade de vida para o local onde atua.
Também presente ao evento, a deputada estadual Ângela Souza parabenizou os governos do Estado pela criação de uma secretaria estadual das mulheres e Municipal pela realização do evento. “Na Câmara Legislativa temos lutado e atuado para aprovar projetos que possam mudar a realidade das mulheres, a exemplo do projeto de Lei que prevê a gratuidade da cirurgia plástica reparadora para as mulheres que sofreram agressão física, entre outras propostas”. A presidente do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher, Paula Soares afirmou “que o Brasil tem se tornando menos desigual, mas que a luta deve continua intensa e firme”.
Também fizeram parte da mesa de abertura da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres a vereadora Carmelita Ângela, a representante do Movimento Negro e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Raquel Oliveira, representante dos Povos de Terreiros, Glauce Souza, presidente da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia, Maria José, e representante das mulheres remanescentes de quilombos e assentadas oriundas de reforma agrária, Bernadete Ferreira.
Programação do evento – Após a solenidade de abertura, o público participou da palestra “Os desafios e Conquistas de Políticas para mulheres”, proferida pela chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as mulheres, Rita Maria Souza, que na oportunidade lembrou que toda a sociedade deve estar mobilizada em busca da consolidação das políticas, que devem ser debatidas, formuladas, legitimadas e fiscalizadas para que a luta pela melhoria de vida e igualdade da mulher avance”.
Oficinas temáticas de saúde, educação, autonomia, prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência, e comunicação e cultura também fizeram parte da programação matutina do evento, que na parte da tarde se voltou à finalização das atividades das oficinas e da plenária de resultados dos trabalhos. O secretário Emenson Silva explicou que as propostas apresentadas durante a Conferência farão parte de um documento a ser apresentado durante a plenária estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário