sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mapa de riscos vai prevenir estado contra desastres e prejuízos sociais

Para prevenir o estado contra desastres geológicos, químicos e tecnológicos, a Bahia vai contar com um mapa de riscos. Esta é a primeira vez que o estado baiano reunirá informações visando elaborar as políticas públicas para a redução de desastres e garantir a segurança da população.

Os trabalhos tiveram início nesta quinta-feira (25), no auditório da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), em Salvador, durante reunião entre dirigentes da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) e representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, além de universidades.
No encontro os participantes discutiram os objetivos, diretrizes e metodologia para elaboração do mapa. A previsão é que o instrumento seja concluído em 2013. Inicialmente serão mapeados os riscos localizados Região Metropolitana de Salvador.
Conscientização - O coordenador da Defesa Civil do estado, Salvador Brito, explica que com o mecanismo será possível evitar ou minimizar danos e perdas humanas e materiais e, consequentemente, os prejuízos sociais, econômicos e ambientais.
“Nossa expectativa é que o mapa de riscos esteja pronto em 2013, para que, já na copa do mundo de 2014, a ferramenta esteja à disposição das organizações que cuidam da segurança de pessoas”, afirmou Brito. O mapa é fundamental para identificação e conhecimento de riscos eminentes ou potenciais.
Além de monitorar os riscos e conhecer seus impactos para a população, o mapa vai possibilitar o desenvolvimento de ações que visem conscientizar moradores e empresas sobre possíveis desastres. Também serão criados mecanismos de fiscalização para uso e ocupação do solo, além de atividades como o transporte de cargas perigosas, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário