sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Notícia da CNBB

REFLEXÃO Mt 22, 1-14
A proposta de Jesus é feita para todas as pessoas de boa vontade, mas exige resposta incondicional e adesão aos valores do Reino e ao seu projeto. Muitos valores da sociedade atual apresentam-se como concorrentes aos valores do Reino e fazem com que outras escolhas sejam possíveis, assim como a possibilidade de rejeição do projeto de Cristo. Mas também acontece que algumas pessoas dão a sua adesão ao projeto de Jesus, no entanto se tornam pessoas divididas porque não conseguem deixar os valores anteriores e a suas vidas são caracterizadas pela duplicidade. Essas pessoas participam do banquete, mas as suas vestes não são apropriadas.           
NOTÍCIAS       
·Crise na África pode matar 400 mil crianças somalisBento XVI: “Venho para exortar os jovens a encontrar-se pessoalmente com Cristo Amigo”Missa dos Parlamentares celebra a Assunção de Nossa SenhoraDom Vilsom aponta caminhos para o jovem ficar enraizado em Cristowww.cnbb.org.brwww.cnbb.org.br/liturgia    
   
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias:
·       Liturgia Diária:  

Crise na África pode matar 400 mil crianças somalisBento XVI em Madri: “Venho para exortar os jovens a encontrar-se pessoalmente com Cristo Amigo”Missa dos Parlamentares celebra a Assunção de Nossa SenhoraDom Vilsom aponta caminhos para o jovem ficar enraizado em Cristoimprensa@cnbb.org.brhttp://www.cnbb.org.br

     
A crise de fome, seca, conflitos e alta dos preços dos alimentos continuam a castigar o Chifre da África (região Nordeste do continente que compreende países como Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia). A crise na Somália, por exemplo, já matou 30 mil crianças de fome e já é considerada a pior dos últimos 60 anos.
Aproximadamente 400 mil crianças somalis podem vir a morrer de fome em breve se nenhuma medida urgente for tomada. As informações são da agência de notícias Associated Press. A advertência foi feita após a visita do secretário de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, Andrew Mitchell, à capital da Somália, Mogadíscio.
O ministro se reuniu com líderes do governo local e com representantes de grupos humanitários internacionais. Esta foi a primeira vez que um ministro britânico visitou a cidade nos últimos 18 anos. No país vizinho, Quênia, Mitchell disse que a Grã-Bretanha doará ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) o equivalente a mais de 41 milhões de dólares em ajuda adicional.
A falta de ajuda alimentar deixa 3,6 milhões de pessoas sob o risco da fome no sul da Somália. No total, mais de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da estiagem, a pior em décadas. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
A CNBB e Cáritas Brasileira (organismo vinculado à CNBB) estão organizando uma campanha humanitária em favor dos países africanos.     
       
Ao meio dia desta quinta-feira, 18 (7h de Brasília), os sinos das igrejas de Madri tocaram anunciando que o papa Bento XVI acabara de desembarcar no aeroporto Bajaras, em Madri, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Acolhido pelos  reis da Espanha; pelo arcebispo de Madri, cardeal Antonio María Rouco, e várias autoridades, além de mais de 2 mil jovens, o papa disse o motivo de sua viagem a Madri.
“Venho aqui encontrar-me com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou na busca da verdade que dá sentido genuíno à sua existência. Chego para exortar os jovens a encontrar-se pessoalmente com Cristo Amigo e, assim, radicados em sua pessoa, converter-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas”, disse o papa.
Bento XVI condenou a superficialidade, o consumismo e o hedonismo que ameaçam a vida dos jovens. Segundo o papa, os jovens sabem que “sem Deus seria difícil enfrentar  estes desafios e ser verdadeiramente felizes”. “A Jornada Mundial da Juventude nos traz uma mensagem de esperança, como uma brisa de ar puro e jovem, com aromas renovadores que enchem de confiança ante a manhã da Igreja e do mundo”, acrescentou.
O papa lembrou também as “tensões e choques” presentes em várias partes do mundo. “A justiça e o altíssimo valor da pessoa humana se dobram facilmente a interesses egoístas, materiais e ideológicos”, afirmou Bento XVI.  “Eu volto a dizer aos jovens com todas as forças do meu coração: que nada nem ninguém lhes tire a paz”.
Bento XVI afirmou que é necessário ajudar os jovens as “permanecerem firmes na fé e a assumir a bela aventura de  anunciá-la e testemunhá-la abertamente com a própria vida”.
Ao concluir seu discurso, o papa lembrou a cultura e as raízes cristãs da Espanha e seu esforço de superação das dificuldades atuais. “Ainda que haja atualmente motivos de preocupação, maior é o afã de superação dos espanhóis com esse dinamismo que os caracteriza, e que tanto contribuem suas profundas raízes cristãs, muito fecundas ao longo dos séculos.    
       
Na manhã desta quinta-feira, 18, foi celebrada a Missa dos Parlamentares na capela Nossa Senhora Aparecida, sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A celebração contou com a participação de 25 pessoas, entre deputados, senadores, assessores parlamentares e colaboradores da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e da CNBB.
Durante sua homilia, o presidente da celebração, o assessor político da CNBB, padre Ernanne Pinheiro, falou da festa da assunção de Nossa Senhora, comemorada na segunda-feira, 15 de agosto. “A Assunção de Nossa Senhora é a festa da esperança dos cristãos porque sabemos que Maria foi a única pessoa totalmente humana que temos a plena confiança que já ressuscitou”, afirmou o sacerdote.
Padre Ernanne lembrou ainda de uma estatística acerca da presença mariana nas paróquias brasileiras. “Foi feito um estudo recentemente que revelou que 85% das paróquias em nosso país têm Maria como padroeira, fato que revela a grande devoção mariana no Brasil”, comentou.
Foi ressaltada ainda a celebração do mês vocacional, celebrado neste mês de agosto. Padre Ernanne pediu orações pelas vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais e rezou pelas vocações políticas.
A Missa dos Parlamentares é organizada pela CBJP e pela Assessoria Política da CNBB. É celebrada sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 8h.   
       
MADRI - “Arraigados em Cristo”. Este foi o tema da catequese desta quinta-feira, 18, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em Madri desde terça-feira, 16. Na paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, a catequese foi dada pelo bispo de Caxias do Maranhão (MA) e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso.
A catequese foi coordenada pelo Grupo Ministério Eucarístico de São Paulo e Taubaté. O grupo foi um dos escolhidos pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB dentre os mais de 500 que se ofereceram para fazer algum trabalho na Jornada.
Dom Vilsom exortou os 350 jovens do Brasil, Portugal, Angola Guiné Bissal, Cabo Verde, que participaram do encontro, a viverem apaixonados por Cristo. Ele apontou a oração, a leitura da bíblia, a vida de comunidade e o serviço aos pobres como caminho para que o jovem fique arraigado a Cristo.
“Estarei arraigado a Cristo pela oração de cada dia, pela leitura e meditação da palavra de Deus, pela participação na comunidade e fazendo o bem aos pobres”, disse dom Vilsom, seguido pelos jovens.
O bispo incentivou os jovens a terem a coragem de se encontrar com Cristo e lembrou que a vida só tem sentido em Jesus. “Ser cristão é estar enxertado em Cristo, como os ramos na videira. Não se sintam super-homem ou mulher maravilha. Sem Cristo a vida não tem jeito, não tem rumo”, sublinhou.
Para dom Vilsom, as Jornadas Mundiais da Juventude são ocasião de Deus revelar a vocação dos jovens. “Jovem, apaixone-se por Cristo e não tenha medo de dizer sim a Ele”, estimulou o bispo, lembrando as várias vocações para as quais Deus chama cada pessoa.
A palestra foi encerrada por um testemunho pessoal de dom Vilsom que, antes de bispo, era missionário nas Filipinas.
“Nas Filipinas entendi, pela primeira vez, em profundidade, as palavras de Jesus: ‘Quem deixar casa, pai, mãe, por causa de mim e do evangelho, terá cem vezes mais e a vida eterna’. Aprendi a confiar totalmente em Deus e a deixar Deus ser Deus”, testemunhou. “Sou apaixonado pelas Filipinas e estaria lá até hoje se não tivesse sido chamado para ser bispo no Brasil”, acrescentou.
Após a palestra, o bispo respondeu a inúmeras perguntas feitas por escrito pelos participantes. Perguntado sobre a maior virtude do papa Bento XVI, dom Vilsom destacou “sua coragem de dizer a verdade e afirmar que mundo precisa de Deus”.
Testemunho
Antes da catequese, a jovem Massuena Daniel, 28, angolana residente em Portugal, deu seu testemunho de vivência da fé. Assistente social, Massuena participa do Coro africano da Igreja Santo Antonio do Cavaleiro, em Lisboa.
“Quando decidi ser de Jesus, depois de várias vicissitudes ao longo da vida, constatei  o quão importante eu era para Deus porque fui feita à semelhança dele”, disse Massuena. Segundo recordou, tudo começou quando se perguntou: “quero ser de Jesus ou fã de Jesus?”. “Sou apaixonada por Jesus”, respondeu.
Sinos e violão
Eram 12:10h (horário local) quando os sinos da igreja tocaram anunciando a chegada de Bento XVI ao aeroporto de Madri. Animados os jovens gritaram o nome do papa, aplaudiram e rezaram pelo sucesso de sua visita a Madri.
Dom Vilsom terminou a catequese do jeito que a juventude gosta: tocando violão e cantando. Em seguida, ele presidiu a missa que encerrou as atividades na paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento.     
       
ENDEREÇO       
       
Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail:
Site:
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303    

Nenhum comentário:

Postar um comentário