quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Royal Caribbean quer incluir Ilhéus na rota de seus cruzeiros turísticos

Empresários visitam o Porto de Ilhéus - Foto Mary Melgaço (3).jpgUma comitiva integrada por dirigentes da Royal Caribbean, prefeito de Ilhéus, Newton Lima; secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira; secretário de Governo, Magno Lavigne; chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Turismo, João Carlos Oliveira; e pelo agente de viagens Alfredo Landim, visitaram, terça-feira (23), o Porto de Ilhéus. A finalidade foi realizar uma vistoria para verificar a viabilidade de a empresa incluir a cidade de Ilhéus em seu roteiro de transatlânticos de cruzeiros pelo Brasil.

Recebidos pelo coordenador de Gestão Portuária do Porto de Ilhéus, Renildo Reis de Souza, o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico da Royal Caibbean, John Tercek; o gerente de Produções e Operações Portuárias Brasil, Diego Dantas; pelo consultor de Engenharia e Infraestrutura de Portos, Cláudio Amaral; e o Consultor do vice-presidente, João Santos; solicitaram informações técnicas sobre as operações no Porto de Ilhéus. A comitiva também conheceu os principais atrativos turísticos de Ilhéus. 
A visita dos empresários, segundo o chefe de gabinete da Secretaria do Turismo da Bahia, João Carlos Oliveira, tem por objetivo a busca de oportunidades de investimentos em portos com grande apelo turístico. “O Nordeste Brasileiro, e a Bahia, em especial, tem um dos maiores potenciais, devido a seu posicionamento, custo e benefício imobiliário e logístico, além do clima maravilhoso que possibilita a apreciação de sol e praia nos 365 dias no ano”, ressaltou. 
Na Bahia, os empresários visitaram os portos de Salvador e de Ilhéus, que têm calado na faixa de 10 a 12 metros, que possam facilitar o crescimento das operações da empresa no Brasil. Na avaliação dos empresários, esses portos devem proporcionar conforto e segurança aos passageiros que embarcam e desembarcam em sua respectiva área. A proposta da Royal Caribbean se estende ao fortalecimento e capacitação dos colaboradores e proporcionar melhores experiências de férias aos seus hóspedes, gerando, consequentemente, maiores retornos aos acionistas e aumentando o bem-estar das comunidades. 

O prefeito Newton Lima também convidou os empresários a visitarem uma área contígua ao porto, no local onde será construído o terminal de passageiros, no qual se concentrarão os receptivos aos turistas de cruzeiros trazidos pelos navios transatlânticos. Newton Lima explicou que o projeto do terminal será apresentado ainda este mês pela empresa responsável pelo projeto, e que, para permitir a entrada em operação ainda neste verão, o prédio será planejado para ser construído através de sistema modular. 
Informa o secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, que os empresários se mostraram entusiasmado com o potencial turístico de Ilhéus com as belezas naturais, sol e praia o ano inteiro, as fazendas de chocolate, além de outro grande atrativo: a história contada por Jorge Amado. “Como no próximo ano será comemorado o centenário do escritor, um grande número de turistas visitará Ilhéus para participar da extensa programação”, ressaltou. 
A empresa - A Empresa Royal Caribbean Cruises Ltda foi fundada em 1968, como Companhia Global, e sua matriz está sediada em Miami, Florida, EEUU. É a segunda maior companhia de cruzeiros do mundo, com seis marcas de cruzeiros pertencentes ao grupo, e tem ações listadas nas bolsas de NY e Oslo. O faturamento em 2011 é de U$ 6,7 bilhões. 
A empresa possui 57 mil funcionários e em 2011 já hospedaram 4,5 milhões de pessoas. Atualmente tem 40 navios, que viajam por 458 itinerários, atracando em 400 portos. A Royal Caribbean mantem escritórios no Reino Unido (Addlestone), Alemanha (Frankfurt), Noruega (Oslo), Itália (Genova), Espanha (Barcelona e Madrid), China (Shanghai, Pequin e Guangzhou), Cingapura, Austrália (Sidnei e Gosford), Brasil (São Paulo), México, França, dentre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário