sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Turmas do Progestão participam de Seminário sobre políticas públicas

Cerca de 120 profissionais da rede municipal de educação que integram as turmas que participam do Programa de Formação de Gestores, o Progestão, participaram na quarta-feira (17) de seminário que teve a reflexão e ampliação das políticas públicas voltadas para a educação como foco. Promover a formação continuada de gestores escolares, de representantes do colegiado e da equipe gestora da Secretaria da Educação de Ilhéus, visando tornar a gestão mais qualificada, competente e participativa é a principal finalidade do Programa de Capacitação de Gestores (Progestão).

Ao abrir o evento, a secretária da Educação de Ilhéus, Lidiney Campos, frisou a importância da capacitação “como maneira direta para promover o crescimento profissional e a melhoria efetiva da educação”. Pela manhã, a representante da Associação de Professores Profissionais de Ilhéus, Enilda Mendonça, ministrou a palestra “Políticas Públicas: Como articular as estratégias nas escolas”, que enfatizou o papel dos professores no processo de construção dessas políticas junto aos alunos.
Na segunda parte do encontro, os gestores participaram de palestra proferida pela representante da Direc-6, Daniela Nobre, que falou sobre a Prova Brasil, evidenciando a importância desta avaliação, que é aplicada a cada dois anos entre alunos do 5º e 9º ano e que será realizada em novembro deste ano, como mecanismo de ampliação e de redirecionamento das políticas públicas. Segundo explicou a secretária Lidiney Campos, o resultado do Prova Brasil é responsável pela formação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 com o objetivo de medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.
Progestão é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e promove o aperfeiçoamento de gestores escolares, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares em parceria com os municípios. Na Bahia, Ilhéus foi o primeiro município a implantar a iniciativa em 2008, formando a primeira turma e este ano recebe novos profissionais da rede municipal de educação. Cerca de 120 profissionais estão sendo contemplados com o curso que tem carga horária de 300 horas – 30 a mais do que na primeira edição – divididas em 88 horas de aulas presenciais e 222 horas à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário