sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bahia discute melhorias para a saúde

A melhoria do acesso à saúde e a ampliação do financiamento e da oferta de novos serviços, com a implantação de políticas de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), estão no debate da 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, que acontecerá entre os dias 12 e15 de setembro, no Centro de Convenções.

A Conferência tem como tema central “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, como o eixo temático: “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável” e como sub-eixos: políticas públicas, política de saúde e seguridade social: os desafios da implementação dos princípios da integralidade, universalidade e equidade; Participação, controle social e incremento à ação comunitária e os desafios da gestão do SUS para a reorientação do sistema de saúde: intersetorialidade; financiamento; pacto pela saúde; relação público x privado; gestão do sistema; gestão do trabalho e da educação em saúde.
Com uma expectativa de 2.500 participantes, o evento contará com representantes da população baiana. Entre os delegados estão representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, prestadores de serviço, gestores e convidados.
A abertura oficial do evento será no dia (12), às 14h, com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, dentre outras autoridades. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também participará da Conferência. O público pode participar da abertura e da programação do 1º dia da conferência. Nos dias subseqüentes, participam os delegados, que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e gestores. A população poderá acompanhar todo o debate, através da transmissão on-line, no Portal Sesab, pelo endereço eletrônico: http://www.saude.ba.gov.br/.
A etapa estadual da conferência se inicia com um número comemorativo, dos 417 municípios baianos, 416 realizaram suas conferências. Já agregado ao tema do evento está o debate de uma Política de Estado, entorno do Programa Bahia Saudável. O Programa traz na sua política, um conceito de saúde, que vai além da doença física, chegando a uma amplitude do pensar a saúde como um estado adequado de bem-estar físico, mental e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário