quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Juceb apresentou em Ilhéus a Redesim

Ferramenta possibilita a simplificação e racionalização simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios mas, precisa de convênio com a Prefeitura para a sua implantação
A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) apresentou, nesta terça-feira (13), a Rede Nacional de Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – Redesim, aos secretários e técnicos da Prefeitura de Ilhéus, contadores, empresários, estudantes e professores dos Cursos e Contabilidade e Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz e Faculdade de Ilhéus. A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia.

O seminário, organizado pela Associação Comercial de Ilhéus e Juceb, teve as palestras de Ilnah Oliveira, vice-presidente da Junta Comercial, e da diretora Técnica do órgão da Secretaria de Indústria Comércio e Mineração da Bahia, Tiana Régila Araújo, e iniciou o processo de discussão do convênio que deverá ser firmado com o município, através da Prefeitura, para a implantação desta ferramenta.
Na avaliação do Secretário de Indústria, Comércio e Planejamento da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, além de todas as vantagens da unificação de informações, da desburocratização e da facilidade na geração de novos negócios, a Redesim também permitirá um maior crescimento da economia e da produtividade, gerando muito mais emprego, aumentando a arrecadação e reduzirá consideravelmente a economia informal. Mendonça comemora o fato de Ilhéus ter sido escolhida como a porta de entrada para a discussão e implantação da Redesim na região e garantiu que a Prefeitura não somente abraçará a iniciativa como fará a sua parte para que o sistema possa ser tornar realidade na cidade o mais breve possível.
Simplificação e Racionalização“A Redesim, conforme a Lei Nº 11.598/2007, trata da simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios. O Modelo integra os órgãos públicos envolvidos no Registro e Legalização de Empresas, como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras Municipais e Órgãos de Licenciamento.” Explica Ilnah Oliveira.
Os contadores são unânimes quando aprontam as dificuldades para a realizarem a inscrição de uma nova empresa. A diretora Técnica da Juceb, Tiana Araújo, concorda e acrescenta “é quase impossível a um cidadão, que não seja contador, inscrever uma nova empresa”. “Através da Redesim, o contribuinte avança no processo de inscrição paulatinamente, sem haver o retrabalho, e lembra que toda a coleta de dados é feita num único local, e a documentação de registro entregue num único lugar. Simplificando e unificando esforços e trabalhos internos”. Afirma Tiana.
Para o cidadão as vantagens da Redesim são a realização de todo o processo de abertura da empresa em um único lugar, a economia de tempo e dinheiro na abertura da empresa. Além do que, ao final do processo de consulta de viabilidade da internet, o cidadão recebe um número de protocolo, uma relação com a documentação necessária, o custo estimado dos gastos e uma relação dos possíveis impedimentos na abertura da sua empresa, sendo possível o acompanhamento do processo, tanto na consulta de viabilidade como na constituição da empresa, através de consulta via internet. Com isso, fica fácil saber se a empresa foi ou não aprovada e se há necessidade de documentação complementar ou qualquer outra pendência.
Já a Prefeitura ganha com a transparência e rapidez na legalização de empresa; Maior possibilidade de geração de novos empregos; Incremento na arrecadação. As Prefeituras terão todas as informações das empresas constantes no Cadastro da Receita Federal, da Junta Comercial e Secretaria da Fazenda do Estado e a eliminação de empresas fantasmas.
As instituições envolvidas também são beneficiadas a partir da Redesim já que os documentos ficarão arquivados em um só lugar; Agilidade no processo; Menor custo operacional; Informação para fiscalização; Cadastro integrado; Informações das atualizações feitas na Junta Comercial são enviadas eletronicamente às entidades para atualização de cadastros. Conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário