sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Médico Guilherme Furtado abrirá Workshop na Faculdade de Ilhéus

O cirurgião plástico carioca Guilherme Furtado fará a palestra de abertura do III Workshop de Patologia que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no auditório da Faculdade de Ilhéus. O evento aborda como tema central “A Importância do Diagnóstico Laboratorial para a Patologia”. Furtado falará dia 28, às 18h30min, sobre “Medicina Laboratorial Aplicada às Ciências da Saúde”.

Filho de Jorge Furtado, Guilherme é da quarta geração de uma família de médicos no Rio de Janeiro. Formado há cerca de dez anos, especializou-se em cirurgia geral pela Santa Casa de Misericórdia e na residência clínica foi chefiado pelo renomado doutor Ivo Pitanguy. A popularidade de Furtado aumentou bastante em razão de sua presença assídua no quadro SOS Mais Você, do programa apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo.
Coordenado pela professora Sônia Melo, doutora em Genética e Biologia Molecular, o III Workshop de Patologia conta com a participação efetiva de estudantes e profissionais da área de Ciências da Saúde da Faculdade de Ilhéus e demais instituições de ensino superior da região. O formato do evento, com a realização de vários minicursos, tem atraído o interesse de alunos de enfermagem, medicina, nutrição e outros cursos.
Minicursos – Nesta edição, vários temas serão apresentados por especialistas da área, entre eles, “Dislipidemia, obesidade e doença arterial coronariana: biomarcadores e diagnóstico”, com a professora doutora Sandra Gadelha, da Universidade Federal da Bahia; “Fármacos vasoativos utilizados em UTI”, com o professor doutor Michel Carvalho, da USP, e “Dietoterapia nas patologias gastrointestinais”, com a nutricionista e professora Ângela Sampaio, da UFBA.
O professor doutor Paulo Melo, da UFBa, ministrará “Imuno-hematologia em laboratório clínico e banco de sangue”. “Hemograma: interpretação laboratorial” será feito pela professora Ana Paula Mariano, doutoranda em Saúde Pública pela USP, e o minicurso “Interações fármacos-nutrientes” será abordado pelo professor Michel Carvalho. Já o professor Leonardo Moreira, da UESC, abordará o tema “Urinálise: interpretação laboratorial”, e a professora Maria Olímpia, da UESB, tratará de “Nutrição enteral e parenteral.”

“Resistência microbriana: mecanismos intrínsecos e extrínsecos de falência aos antibióticos” será com o professor Pedro Campos, mestre em Biotecnologia de Micro-organismos pela UESC. O professor Marco Antonio Melo, doutorando em Biotecnologia em Medicina e Saúde Pública pela Fiocruz, fará o minicurso sobre “Isolamento e caracterização biológica do HIV” e “Aplicações no diagnóstico, teste de novas drogas e avaliação de citopatogenicidade”. Haverá também oficina prática sobre Administração de Injetáveis com a professora e enfermeira Verônica Gonçalves, da UESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário