segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto Comunidade em Foco intensifica ações visando à saúde da mulher

O Grupo de Estudos Saúde da Mulher (GESSAM), da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC promove a partir de quinta-feira (3-11), sempre às 16 horas, ciclo de palestras que se estenderá até o dia 12 de fevereiro de 2012. O primeiro tema “Novas tecnologias (Recursos tecnológicos em prática de pesquisa)” será focalizado pela professora Mara Rute Lima, na sala 3103 do Pavilhão Jorge Amado.

No dia 17 de novembro, a professora Myria Ribeiro, vai apresentar palestra sobre “Processo de construção do conhecimento utilizando as classificações da Enfermagem (Diagnósticos de Enfermagem, intervenções e resultados)”. No dia 01 de dezembro será a vez da professora Maria Valdinete Fernandes, falar sobre “Construção de relatos de experiência”, em 15de dezembro a turismóloga Bárbara Flores vai abordar o “Eco-feminismo”.
As palestras serão retomadas no dia 5 de janeiro de 2012 com o tema “Humanização da assistência a mulher” que será apresentada pela professora Dejeane Barros. No dia 19 de janeiro será a vez da enfermeira Nayara Teles falar sobre “Métodos contraceptivos (métodos modernos)”; para o dia de 02 fevereiro alunos e professores envolvidos farão um momento de avaliação, discussão e sugestões para o próxima etapa do Projeto de Extensão “Comunidade em Foco” no qual está inserido o Gessam. De acordo com a professora Maria Valdinete Fernandes, coordenadora do projeto, todas as atividades são abertas ao público interessado, na condição de ouvinte sem direito a certificados.
Segundo a professora Maria Valdinete, “o projeto foi implantado em outubro de 2006 voltado para o “Planejamento familiar pensando no discente e na comunidade,” porém suas ações ultrapassaram as expectativas, motivando a mudança do nome para “Comunidade em Foco”, englobando todas as ações desenvolvidas por meio dos objetivos propostos, inclusive o Grupo de Estudos da Saúde da Mulher”.
A professora Maria Valdinete explica a necessidade de qualquer cidadão e cidadã terem o direito de expressar seus pensamentos, manifestar sua participação política, gerar autonomia e usufruir dos direitos sociais que lhe cabem, além de garantir seu atendimento com respeito e humanidade na sua saúde sexual e reprodutiva. O projeto propõe ações de atendimento a estes clientes sobre planejamento familiar, com foco na anticoncepção, concepção, normas de higiene, prevenção de câncer de mama, útero e próstata, além das ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis. “O homem e a mulher nos seus direitos reprodutivos na sociedade atual necessitam melhor entender a assistência à saúde do homem, da mulher e do adolescente como forma de se evitar os altos índices de morbi-mortalidade em decorrência da gravidez indesejada, do parto e do abortamento”.
O projeto “Comunidade em Foco” será desenvolvido para ambos os sexos, incluindo adolescentes, podendo suas ações estar focadas na UESC possibilitando atualização e capacitação de profissionais e estudantes, tornando-os multiplicadores desses conhecimentos em faculdades, escolas de ensino médio e fundamental, maternidades, igrejas e instituições públicas. Além disso, estaremos atuando com o Grupo de Estudos da Saúde da Mulher nas discussões de temáticas e produções científicas. As demais ações serão realizadas de segunda a sexta-feira no período matutino e vespertino de acordo com a demanda nas cidades de Itabuna e Ilhéus, podendo estender-se a outros municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário