segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Adélia Pinheiro garante consolidação do programa de assistência estudantil: UESC

A candidata a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, declarou que entre as prioridades para o seu mandato está a ampliação e consolidação da política de assistência estudantil implantada na atual administração. Adélia tem garantido esse compromisso, ao lado do candidato a vice-reitor, professor Evandro Sena Freire, durante os contatos mantidos com alunos de diversos cursos em visita às unidades de ensino da Universidade.
Ela ressalta seu compromisso a partir das ações que já tem realizado nesse setor, desde que exerceu o cargo de pró-reitora de Graduação e atualmente como vice-reitora, e cita a efetivação da política democratização do acesso à UESC com a adoção da reserva de vagas (cotas), que garantiu 50% das vagas de cada curso para estudantes das escolas públicas, além de duas vagas por curso para índios e quilombolas.
Essa política afirmativa foi fortalecida com a criação de novas vagas na Universidade, e o trabalho de Adélia Pinheiro foi fundamental na implantação dos novos cursos de licenciatura em Ciências Sociais e bacharelados em Geografia, Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Química. A partir daí, foram implantados os programas pioneiros de Bolsa Permanência e Auxílio Moradia, que hoje já beneficiam cerca de 1.000 estudantes, incluindo os quer estão vinculados ao ensino na modalidade a distância.
Projetos - Agora candidata a reitora, Adélia garante que vai consolidar a política de permanência estudantil com a implantação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, construção da residência universitária estudantil (recursos já captados), funcionamento do Restaurante Universitário (RU) nos três turnos, isenção de pagamento no RU para o estudante carente e ampliação do subsídio à alimentação para o estudante de pós-graduação.
Além disso, Adélia e Evandro prometem institucionalizar o núcleo de apoio psicopedagógico, consolidar o apoio aos estudantes com necessidades especiais, implantar o Posto de Saúde (já autorizado), ofertar cursos de línguas instrumentais voltadas para o exercício profissional e estudantil e transformar a Fazenda Almada em centro de pesquisa e estudo, entre outros compromissos que integram o plano de gestão universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário