quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Confirmadas para Ilhéus 200 vagas para o Plano Brasil Sem Miséria,

Estão confirmadas para Ilhéus 200 vagas para o Plano Brasil Sem Miséria, um programa do Governo Federal que tem como principal objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O programa abrange famílias cuja renda por pessoa não ultrapassa R$ 70,00. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 16,2 milhões de brasileiros nesta situação e Ilhéus está entre os 161 primeiros municípios do país que foram beneficiados.
O Plano tem entre seus pilares agregar inclusão produtiva, transferência de renda e acesso aos serviços públicos a exemplo da saúde, educação, saneamento, dentre outros. Em Ilhéus, o programa vai oferecer cursos de capacitação nas áreas de instalação e reparação de redes, montagem e manutenção de computador, operador de logística, mecânica de máquina industrial, camareira e recepcionista de hotel.
Em suas ações, o Plano vai incluir documentação, energia elétrica, combate ao trabalho infantil, segurança alimentar e nutricional, apoio à população em situação de rua, educação infantil, saúde da família, rede cegonha, além de distribuição de medicamentos para hipertensos e diabéticos, tratamento dentário, exames de vista; Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
De acordo com o secretario de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Ari Santos, que participou do lançamento do plano em Brasília no último dia 10, a secretaria vai identificar as famílias que tenham esse perfil através das cinco unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O programa será iniciado em dezembro próximo com uma pré-matrícula, para que as famílias que estão já cadastradas no Cras sejam escolhidas e, no mês de janeiro do próximo ano, o Plano já possa ser executado em sua plenitude.
Ainda, segundo o secretario Ari Santos, essa parceira firmada entre o Governo Federal e o município de Ilhéus é o próximo passo para que essas pessoas se qualifiquem e possam ser aproveitados no mercado de trabalho. “Com a chegada das várias empresas que irão se instalar no Complexo Intermodal do Porto Sul é preciso que existam em nossa cidade profissionais qualificados para atender a demanda e Ilhéus gerar mais emprego e renda para a população”, conclui Ari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário