quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jac Motors lança oficialmente fábrica na Bahia

A montadora chinesa JAC Motors anunciou oficialmente nesta quarta-feira (16) a instalação de uma fábrica na Bahia. O anúncio foi feito em uma festa de lançamento realizada no Espaço Unique, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente da empresa no Brasil, Sergio Habib.
A unidade, que funcionará em Camaçari, produzirá 100 mil carros por ano. Com investimento de R$ 900 milhões é a primeira do país com 80% de capital nacional, representado pelo Grupo SHC, e apenas 20% de capital estrangeiro, representado pela JAC Motors da China.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a expectativa é que com mais esse fabricante, o estado, que já possui a Ford, atraia novas indústrias. "Estamos recebendo um representante da indústria automotiva campeã de crescimento no mundo. Esperamos que, assim, tenhamos mais musculatura para atrair outros fabricantes, consolidando nosso polo automotivo, a exemplo do que existe em Minas Gerais e São Paulo".
A previsão é de que aproximadamente 3,5 mil pessoas sejam contratadas diretamente pela empresa e outras 10 mil indiretamente. O início da operação está marcado para 2014, com o lançamento de um carro diferente dos vendidos hoje pela montadora chinesa e que leve em consideração a realidade do trânsito brasileiro. Para isso, a fábrica baiana contará com um Centro de Tecnologia e Estilo, pista de testes e toda a infraestutura para desenvolver os carros que serão produzidos e vendidos no Brasil.
Aumento nas vendas de automóveis motivou escolha
Operando desde março no Brasil com a venda de carros importados da China, a JAC Motors escolheu a Bahia devido às condições oferecidas pelo governo baiano e o crescimento do mercado de automóveis na região Nordeste em relação ao resto do país. Além disso, a venda de veículos na Bahia aumentou 65% nos últimos quatro anos, contra crescimento de 15% em São Paulo.
“A Bahia é um dos maiores mercados do Brasil. O Nordeste está crescendo a taxas chinesas. Para se ter uma ideia, o mercado de automóveis de Salvador já é 50% maior que o de Porto Alegre, é maior que o de Goiânia, quase do tamanho de Curitiba, e chega perto de Belo Horizonte. Ou seja, Salvador é hoje a terceira maior cidade do Brasil e o quarto maior mercado de veículos. Nós viemos para ajudar a Bahia crescer”, afirmou Sérgio Habib.
Investidor nacional desenvolve projetos sociais no estado
O grupo SHC, que será responsável por 80% do investimento na instalação da JAC Motors no Brasil, mantém desde 2003 diversas ações sociais no estado. Por meio do Instituto SHC, sediado em Trancoso, vila do município de Porto Seguro, no extremo sul baiano, a empresa realiza ações nas áreas de educação, esporte, saúde e capacitação para o trabalho. Atualmente, cerca de 2.500 crianças têm direito a escola em período integral com aulas de música e esporte financiadas pelo instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário